Usar comandos, além disso, não é uma questão de “ser geek ou nerd”. Muito menos se trata de exibicionismo. Pelo contrário: através da linha de comando Linux você aproveita o melhor que o sistema operacional tem a oferecer.
Assim, elaboramos este GUIA detalhado com 5 ferramentas de linha de comando Linux. São pequenos programas que, quando executados através do TERMINAL, podem resultar em informações e possibilidades até mesmo essenciais.
Um comando, além disso, também aceita argumentos e flags, para que o usuário obtenha ainda mais versatilidade. Assim, através de flags nós passamos opções para os comandos, e através de argumentos, nós passamos dados, informações, para que o comando faça o seu trabalho.
Os comandos padrão, digamos, disponíveis na grande maioria das distros, são muito poderosos. Porém, uma série de outras ferramentas pode garantir ainda mais praticidade em nossa rotina diária com o sistema operacional do pinguim.
O duf é uma ótima alternativa ao comando df. Ele exibe informações relativas ao uso do espaço em disco de forma muito mais amigável, fácil de entender.
O inxi é um utilitário open source que roda através do terminal e é capaz de fornecer informações muito completas sobre o seu sistema, incluindo detalhes de hardware e software.
O btop++ é uma ferramenta que permite que você monitore o uso de recursos no seu sistema, de forma rápida e detalhada. Ele pode inclusive ser um ótimo substituto ao htop (ou até mesmo ao top).
O ncdu é mais uma ferramenta de linha de comando Linux. Uma ferramenta, aliás, sensacional, capaz de analisar o uso do espaço em disco em sistemas Linux.
O exa é uma ferramenta de linha de comando Linux também muito útil e versátil. De forma resumida, ele pode representar uma ótima alternativa ao famoso comando ls.