Saber lidar de forma adequada com os inúmeros serviços Linux é essencial para quem administra um servidor web, por exemplo. Porém, você pode entender e aprender a gerenciar serviços mesmo se usar Linux apenas no seu desktop.
Também conhecidos como daemons, os serviços podem ser inicializados sob demanda ou então de forma automática, no momento do boot do sistema, por exemplo.
O systemd é um sistema de inicialização (system init) lançado em 2010. Apesar das polêmicas que envolvem sua criação e uso, vale dizer que ele é um substituto do antigo System V (ou SysV).
Além disso, a maior parte das distros modernas usa o systemd como sistema init padrão. O init presente no termo, aliás, é uma abreviação de “initialization” (ou inicialização).
O systemd entra em cena assim que o kernel Linux é ativado pelo gerenciador de boot, e é a partir deste ponto que os elementos de hardware são carregados (placas de rede, de vídeo, etc). É também a partir deste ponto que os processos que iniciam com o sistema são carregados.