As 5 melhores distros baseadas no Arch Linux em 2023

por | 29/05/2023 | Distros

Existem algumas distros baseadas no famoso e “complicado” Arch Linux que oferecem uma experiência bem mais amigável ao usuário.

O Linux, como você já sabe, é uma família de sistemas operacionais extremamente versáteis e poderosos.

Além disso, existem vários “sabores Linux”, incluindo opções voltadas aos iniciantes e até mesmo alternativas com foco em servidores.

Nesse sentido, o Arch Linux se destaca devido ao fato de ser uma distro bastante popular entre os usuários mais experientes. O Arch é muito flexível, porém possui uma curva de aprendizado muito acentuada.

Neste artigo, compilei uma lista com 05 (cinco) ótimas distribuições Linux baseadas no Arch Linux. Todas elas permitem que você desfrute do poder e da flexibilidade do Arch.

Porém, estas 5 distros oferecem uma maior facilidade de uso, bem como uma ampla variedade de pacotes pré-instalados (dependendo da distro, é claro).

Também devo lembrar que esta lista não apresenta as diversas distribuições em nenhum tipo de classificação ou ordem.

Ou seja, é importante que você leia as descrições, visite o site oficial e faça os devidos testes (através de máquinas virtuais, por exemplo).

Uma pequena introdução ao Arch Linux

Em uma instalação típica do Arch Linux, você tem apenas um sistema com o mínimo necessário. A partir daí, você é quem decide o que será adicionado, devendo também realizar várias configurações e ajustes “na mão”.

Ou seja, não se trata de uma distribuição voltada ao usuário iniciante. O Arch Linux é uma excelente distro rolling release, porém ele é realmente projetado para o usuário mais avançado, que gosta de ter controle total sobre seu sistema.

Arch Linux

Além disso, e ao contrário do que acontece em outras distribuições, o Arch Linux não vem com um ambiente de desktop. E ele não conta nem mesmo com muitos aplicativos pré-instalados.

Dessa forma, o sistema permite que você o personalize de diversas maneiras, desde o ambiente de área de trabalho até os softwares que devem ser instalados.

Este sistema operacional é capaz de se ajustar a necessidades bastante específicas, e assim ele pode ser utilizado em uma grande variedade de situações e casos de uso, de computadores domésticos a servidores.

Felizmente, porém, existem diversas distros baseadas no Arch Linux, capazes de oferecer experiências bem mais amigáveis.

O que são distros baseadas no Arch Linux?

Estas são distribuições desenvolvidas a partir do código-fonte do Arch Linux. Elas são projetadas para fornecer aos usuários uma experiência semelhante ao Arch Linux, porém com mais recursos “de fábrica”, incluindo um ambiente de desktop.

Geralmente, as distros baseadas no Arch Linux permitem que você faça inúmeros ajustes e configurações através de uma interface gráfica. Além disso, elas usam o mesmo gerenciador de pacotes (Pacman).

Ou seja, neste caso, você pode nelas instalar e gerenciar software do mesmo modo que faria no Arch Linux, por exemplo.

Benefícios das distros baseadas no Arch Linux

Existem diversas vantagens nas distros baseadas no Arch Linux. Em primeiro lugar, elas geralmente oferecem a mesma flexibilidade e nível de controle que o Arch Linux, porém com uma curva de aprendizado menos íngreme.

Ou seja, os usuários ainda são capazes de personalizar sua distribuição, mas não precisam aprender a configurar manualmente cada um dos detalhes, de modos, muitas vezes, “assustadores”.

Além disso, as distros baseadas no Arch Linux geralmente contam com uma ampla seleção de aplicativos pré-instalados, para que você seja capaz de usá-las imediatamente, logo após a instalação.

Assim, esqueça todo o trabalho árduo e demorado que seria dedicado ao pós-instalação do Arch Linux. Além disso, estas distros também recebem atualizações regulares, para que você esteja sempre coberto nos quesitos “segurança” e “últimas versões de programas”.

As 5 melhores distros baseadas no Arch Linux

Agora que você já conhece alguns detalhes básicos sobre as distros baseadas no Arch Linux, bem como a respeito da própria “distribuição mãe”, conheça também algumas ótimas distros baseadas.

Distros que você pode baixar, instalar e utilizar em seus computadores pessoais ou profissionais, de forma 100% gratuita.

Manjaro

O Manjaro é uma das melhores distros baseadas no Arch. Fácil de instalar, configurar e usar, o Manjaro também é excelente no suporte a jogos.

A distribuição conta inclusive com um gerenciador de pacotes próprio, o Pamac, o qual também funciona através de uma interface gráfica e facilita bastante o gerenciamento de softwares.

Distros baseadas no Arch Linux - Manjaro

Você também pode optar por várias edições da distribuição, cada uma delas com seu próprio ambiente de desktop. Estão disponíveis, por exemplo, edições oficiais com o GNOME, o KDE Plasma, e o XFCE.

Mas também existem várias edições do Manjaro feitas pela comunidade, e dessa forma você pode contar com os DEs Budgie, Cinnamon e MATE, por exemplo.

Obs: também existem edições do Manjaro com os gerenciadores de janela Sway e i3.

O Manjaro Linux é uma distro bastante popular. Além disso, ele conta com uma grande variedade de programas pré-instalados, além de uma comunidade de suporte bastante ativa.

Trata-se também de uma distro Linux rolling release, o que significa que você terá um sistema sempre atualizado, através de updates contínuos.

Além disso, o Manjaro oferece suporte a pacotes Flatpak e Snap, o que aumenta ainda mais as possibilidades no tocante à instalação de programas.

Requisitos recomendados do Manjaro

RequisitosValores
ProcessadorProcessador dual-core
Espaço em disco30 GB
Memória RAM4 GB

ArcoLinux

O ArcoLinux é outra interessante distribuição Linux baseada no Arch Linux. Aqui, porém, há uma grande ênfase em ensinar ao usuário a usar adequadamente a distro.

O site oficial da distro conta com uma quantidade bem interessante de tutoriais, incluindo materiais em vídeo. Além disso, existem 4 edições diferentes do ArcoLinux, cada uma delas com suas próprias peculiaridades.

Distros baseadas no Arch Linux - ArcoLinux

As edições do ArcoLinux

O ArcoLinuxL é a edição mais completa, e inclui inúmeros aplicativos úteis para o dia a dia, além do ambiente de desktop XFCE como padrão.

Esta é a edição voltada ao usuário que apenas deseja utilizar o Linux em seu computador ou notebook, por exemplo, e nada mais (sem entrar em detalhes mais aprofundados, aprendizado, etc).

Já a edição ArcoLinuxS é mais enxuta, no sentido de que não inclui nenhum aplicativo pré-instalado.

Por outro lado, há também a edição ArcoLinuxD, a qual é também muito interessante por fornecer as ferramentas adequadas para que você crie sua própria versão customizada do ArcoLinux.

A edição ArcoLinuxD, além disso, além de não contar com nenhum programa pré-instalado, também não oferece nenhum ambiente de desktop.

Neste caso, você é o único responsável pela escolha e instalação de um ambiente de desktop e/ou gerenciador de janelas. Aqui, o foco está no aprendizado.

Finalmente, temos o ArcoLinuxB, uma edição que inclui um conjunto de softwares mínimo, e tem por objetivo permitir que você crie sua própria distribuição personalizada, com base no ArcoLinux.

Através do ArcoLinuxB, você é capaz de escolher desde o ambiente de desktop até os aplicativos e ícones, criando, finalmente, sua própria imagem ISO.

Ou seja, dentre todas as distros baseadas no Arch Linux presentes nesta lista, o ArcoLinux é uma das mais interessantes, principalmente se você deseja aprender mais sobre estes sistemas todos.

De qualquer forma, porém, você também pode optar pela edição mais “tradicional” do ArcoLinux, que é a ArcoLinuxL.

Requisitos do ArcoLinux

RequisitosValores
ProcessadorProcessador 2 GHz
Espaço em disco15 a 20 GB (mínimo) – 20 a 30 GB (recomendado)
Memória RAM2 GB (mínimo) – 4 a 8 GB (recomendado)

EndeavourOS

O EndeavourOS é uma distribuição bem interessante, que foi criada por um grupo de usuários da distro Astergos, a qual foi descontinuada em 2019.

O EndeavourOS oferece alguns poucos aplicativos pré-instalados. Os mais essenciais, digamos. Isto porque a ideia é dar ao usuário apenas um ponto de partida, para que ele então adicione os programas que mais utiliza no dia a dia.

EndeavourOS

Em relação a ambientes de desktop, é importante ressaltar que o instalador offline (Calamares) do EndeavourOS oferece uma versão personalizada do XFCE.

Porém, através de uma conexão com a internet, é possível baixar e instalar vários outros ambientes. Veja:

  • MATE;
  • LXQt;
  • LXDE;
  • GNOME;
  • Cinnamon;
  • KDE Plasma;
  • Budgie;
  • Openbox (gerenciador de janelas);
  • i3 (gerenciador de janelas);
  • BSPWM (gerenciador de janelas);
  • Sway (gerenciador de janelas);
  • Qtile (gerenciador de janelas);
  • Worm (gerenciador de janelas).

O EndeavourOS é uma distro Linux bastante leve, a qual também conta com uma comunidade de usuários bastante ativa.

Além disso, vale lembrar que este sistema operacional é um tanto quanto focado no terminal. Pelo menos, no que diz respeito a configurações e afins.

Dessa forma, por padrão, não existe uma GUI nem mesmo para a instalação de aplicativos, mas também vale a pena lembrar que a distribuição oferece suporte aos repositórios AUR (Arch User Repository).

O EndeavourOS Welcome, por outro lado, é um aplicativo capaz de guiar o usuário durante seus primeiros passos na distro.

E se você costuma jogar em seu computador, saiba que esta ótima distro também oferece um excelente suporte a drivers proprietários (Nvidia), contando inclusive com um app dedicado a instalações e atualizações neste sentido.

Requisitos do EndeavourOS

RequisitosValores
ProcessadorProcessador 64 bits
Espaço em discoPelo menos 20 GB
Memória RAM4 GB

RebornOS

Se você busca por distros baseadas no Arch Linux que ofereçam possibilidades enormes de customização, talvez seja uma ótima ideia dar uma olhada no RebornOS.

Trata-se de uma distribuição interessantíssima, que inclusive permite que você escolha vários ambientes de desktop diferentes, incluindo, por exemplo, GNOME, KDE Plasma, LXQT e MATE. No total, são 15 opções, entre ambientes de desktop e gerenciadores de janelas.

Distros baseadas no Arch Linux - RebornOS

O RebornOS também conta com um interessante aplicativo, chamado RebornOS Fire. Através deste software, você pode realizar vários ajustes e configurações no sistema, incluindo instalações de novos DEs e kernels.

O foco dos desenvolvedores da excelente distro é tornar o Arch Linux o mais amigável possível. Dessa forma, o RebornOS pode ser bastante personalizado, sem que você tenha de recorrer constantemente ao terminal.

Ou seja, eis aqui mais uma interessantíssima distro, capaz de dar a você grandes poderes de personalização, de forma visual e descomplicada.

Requisitos recomendados do RebornOS

RequisitosValores
ProcessadorProcessador 2.1 GHz quad core
Espaço em discoPelo menos 40 GB
Memória RAM4 GB

Garuda Linux

O Garuda Linux é outra excelente distro baseada no Arch Linux. Muito conhecida por seu visual bonito e chamativo, bem como por ser bastante personalizável, a distribuição também faz bonito quando se trata de games.

Há inclusive um aplicativo totalmente dedicado aos jogos, através do qual você pode instalar várias ferramentas relacionadas (Steam, Lutris, Wine, Bottles, etc).

Garuda Linux

Você também pode optar por diferentes ambientes de desktop e gerenciadores de janelas, tais como, por exemplo, KDE Plasma, GNOME, Cinnamon, XFCE, MATE, i3, Sway, etc.

Além disso, o Garuda Linux usa o sistema de arquivos BTRFS por padrão, e cria snapshots do sistema automaticamente, sempre antes de qualquer atualização.

Outro recurso interessantíssimo no Garuda Linux é o suporte ao Chaotic-AUR, para que você possa desfrutar de uma grande seleção de binários pré-compilados, que inclui até mesmo jogos, temas e kernels.

O aplicativo Garuda Settings Manager, além disso, descomplica a instalação de kernels e drivers. Em suma, o Garuda Linux é mais uma presença obrigatória em qualquer lista das melhores distros baseadas no Arch Linux.

A distro consegue unir alto poder de customização com uma grande facilidade de uso, além de contar com um instalador (Calamares) que faz com que o processo de instalação seja extremamente amigável.

Requisitos do Garuda Linux

RequisitosValores
ProcessadorProcessador 64 bits
Espaço em disco30 GB
Memória RAM4 GB

Conclusão

Como você pôde perceber, existem várias excelentes distros baseadas no Arch Linux, as quais oferecem diferentes benefícios e recursos.

Dessa forma, se você ainda é iniciante no Linux, talvez o Manjaro seja uma boa alternativa, embora também se trate de uma distro capaz de atender a diversas necessidades.

Por outro lado, se você deseja aprender e/ou se aprofundar mais ainda no mundo do Linux, com ênfase no Arch Linux, talvez o ArcoLinux seja uma uma boa opção (e até mesmo se você desejar criar sua própria ISO personalizada).

Finalmente, se você está em busca de uma distribuição que ofereça o melhor em termos de flexibilidade e facilidade de uso, o EndeavourOS pode representar a escolha certa.

Porém, vale lembrar que escolher a melhor distro é uma tarefa muitas vezes difícil, que também tem relação com as necessidades e preferências de cada pessoa.

Você pode utilizar esta lista como uma premissa, é claro. E não deixe de dizer, nos comentários, quais são duas distros preferidas: eu adoraria conhecer a sua opinião.

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo:

<a href="https://teclinux.com/author/marcos-zy/" target="_self">Marcos A.T. Silva</a>

Marcos A.T. Silva

Apaixonado por tecnologia desde tenra idade, trabalha com TI há mais de 20 anos. Tem no rock and roll (em suas mais variadas vertentes) uma válvula de escape, e adora escrever guias e tutoriais, além de ser um grande entusiasta do Linux e do software livre.

4 Comentários

  1. Samej Spenser

    Excelentes distros!

    Uso o Manjaro XFCE no meu desktop há mais ou menos dois anos e estou completamente satisfeito com ele.

    Agora, outra distro baseada no Arch Linux que tenho utilizado já há alguns meses no laptop e m tem deixado completamente satisfeito com sua leveza, eficiência e beleza é o Archcraft (com Openbox); vale muito a pena testar essa distro! 😉

  2. Marcos A.T. Silva

    É, o Manjaro é excelente. Também uso há um certo tempo, e não tenho do que reclamar.

    O Archcraft também parece ser muito bom. Já está na minha lista para testes. 🙂

  3. Samej Spenser

    Caso tenha dúvidas quanto ao Archcraft, o melhor local para pesquisar/perguntar é no grupo oficial do Telegram. O link está no site oficial da distro.

    Curtirei saber o que achou da distro após seus testes.

  4. Marcos A.T. Silva

    Muito obrigado pelas informações, e pode deixar que certamente publicarei a respeito. 😉

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos!