As 5 melhores distros Linux para iniciantes em 2023

por | 17/04/2023 | Distros

Escolher apenas uma dentre tantas distros Linux disponíveis pode ser um pouco difícil, principalmente quando se trata de alguém que está iniciando a sua caminhada no sistema operacional livre.

O Linux atualmente é bastante popular, e as distribuições atingiram um nível enorme de qualidade e maturidade. De fato, existem também distros voltadas aos mais variados “nichos” e/ou casos de uso.

Existem distribuições Linux projetadas especificamente para iniciantes, de uso extremamente simplificado e ainda assim com um ótimo apelo visual.

Atualmente temos desde distros que atendem a casos de hardware fraco (mais leves) até algumas outras que se voltam às necessidades do usuário que deseja jogar em seu computador.

Nesse sentido, este guia tem por objetivo proporcionar a você uma lista com algumas distros Linux bastante apropriadas a iniciantes.

Distribuições Linux de fácil instalação e uso, além disso, porém cheias de recursos e peculiaridades, bem como excelente suporte fornecido pela comunidade de desenvolvedores e usuários.

O que é uma distribuição Linux?

Em primeiro lugar, é importante que você saiba o que é uma distribuição Linux, ou uma distro (uma abreviação muito utilizada) Linux.

Quando utilizamos a palavra Linux, na verdade estamos nos referindo ao kernel. Kernel seria o “núcleo” do sistema operacional, o qual faz uma espécie de ponte entre o hardware e o software.

Ou seja, o kernel serve para interligar os recursos lógicos com os recursos físicos de um computador. É o kernel quem lida com o gerenciamento de processos e de memória, por exemplo.

Assim, expandindo um pouco mais as coisas, chegamos até a distribuição Linux propriamente dita. Uma distro Linux engloba o kernel, um servidor de exibição (como o X, por exemplo), vários utilitários de linha de comando, um init system, um ambiente de desktop e um gerenciador de pacotes.

Cada distribuição ainda conta com um instalador e vários aplicativos pré-instalados, sendo que a lista de disponibilidade, aqui, pode variar muito, dependendo do projeto em questão.

Ou seja, uma distro Linux é um conjunto contendo o núcleo do sistema operacional (o qual pode ser comum a várias outras distribuições) e vários outros aplicativos, sistemas e ferramentas.

Acredito que estas sejam as premissas básicas que você deve ter em mente neste momento. Além disso, você também pode conferir mais detalhes através deste nosso outro guia.

Distros Linux para iniciantes: pontos importantes

Através do Linux você ganha muita liberdade em sua rotina diária com computadores. O sistema operacional é altamente customizável, e com o tempo você poderá até mesmo migrar para uma outra distro ou ambiente de desktop.

Fiz questão de incluir neste guia distros Linux que contem com um bom suporte a hardware, além de ótima documentação, para que você se situe melhor.

Liberdade

Além disso, as distribuições Linux constantes neste guia são bem fáceis de instalar, e você consegue obter um excelente suporte em suas comunidades. Todas também são 100% gratuitas, vale lembrar.

A lista abaixo conta inclusive com algumas distros que são ótimas para games, como o Manjaro e o Pop!_OS, por exemplo.

Fazendo download de distros Linux

É importante destacar que você também encontrará neste guia os links para os websites de cada distro.

E assim que você fizer sua escolha, é necessário baixar a imagem ISO da distribuição e então gravá-la em um dispositivo apropriado, para que a instalação possa ser iniciada.

Assim, este outro guia do TecLinux conta com instruções detalhadas para a gravação deste tipo de mídia.

As 5 melhores distros Linux para iniciantes

Abaixo você encontra várias distros Linux bastante apropriadas para iniciantes. Ou seja, se você está dando seus primeiros passos no sistema, e/ou deseja instalar o OS em dual boot, continue comigo.

Como você perceberá facilmente, o Linux não é um sistema complicado. Pelo contrário, e através do uso de qualquer uma dentre as cinco distribuições abaixo, sua vida ficará muito mais fácil.

Vamos lá!

Ubuntu

O motivo do Ubuntu figurar em primeiro lugar nesta lista é muito simples: trata-se de uma das distros Linux mais populares e amplamente utilizadas.

Também muito utilizado em servidores, o Ubuntu é desenvolvido e mantido pela Canonical, empresa fundada pelo sul-africano Mark Shuttleworth.

Distros Linux - Ubuntu

O sistema operacional de código aberto é muito conhecido por sua facilidade de uso e interface amigável, o que o transforma em uma ótima opção para iniciantes.

Além disso, o Ubuntu tem uma grande comunidade de usuários, e assim você também conta com muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a aprender mais sobre o OS e também a solucionar problemas.

O Ubuntu oferece até mesmo uma verdadeira “família” de sistemas operacionais. Na verdade, trata-se dos sabores do Ubuntu (ou Ubuntu flavours), cada um com suas respectivas peculiaridades, bem como ambientes de desktop diferentes.

Para entender mais a respeito dos diferentes sabores do Ubuntu, dê uma olhada neste guia.

A edição mais comum, ou talvez a mais utilizada, do sistema operacional da Canonical, é aquela que vem acompanhada do ambiente de desktop GNOME. Trata-se de um sistema operacional moderno e robusto, além de fácil de usar e simples de instalar.

Além disso, a quantidade de aplicativos disponíveis através da loja do Ubuntu é enorme. Você certamente encontrará o software ideal para suas necessidades diárias, de editores de texto a aplicativos voltados a gráficos e vídeo.

Vale também a pena destacar que o Ubuntu é utilizado como base para muitas outras distros Linux, como você verá mais adiante.

Pop!_OS

O Pop!_OS é uma das distros Linux mais interessantes atualmente. A distribuição open source é desenvolvida e mantida pela empresa norte-americana System76, que também fabrica computadores e teclados.

Se você optar pelo Pop!_OS, terá em mãos uma distribuição Linux também muito madura e baseada no Ubuntu.

Distros Linux - Pop!_OS

O sistema operacional da System76, além disso, vem acompanhado de muitas ferramentas de desenvolvimento pré-instaladas, o que faz dele uma ótima opção para desenvolvedores de software e engenheiros de dados.

Além disso, o Pop!_OS oferece suporte avançado para placas de vídeo da NVIDIA, o que faz dele uma opção excelente para jogadores e usuários que trabalham com gráficos de forma intensiva.

O Pop!_OS oferece uma interface de usuário limpa e moderna, a qual é baseada no GNOME. Ele também conta com recursos que facilitam bastante a vida do usuário que deseja operar o computador através do teclado.

A distribuição ainda disponibiliza um instalador bastante amigável, que inclusive facilita a configuração de dual boot.

Além disso, o Pop!_OS pode criptografar todo o seu disco, e oferece uma completa loja de aplicativos, chamada Pop!_Shop. Há também suporte a pacotes Flatpak, o que aumenta ainda mais a lista de opções disponíveis.

Manjaro

Eis a primeira distribuição Linux da lista que oferece mais de uma interface gráfica. Ou seja, se você optar pelo Manjaro, poderá usar outros ambientes além do GNOME, como o KDE Plasma e o XFCE, por exemplo.

O Manjaro é uma excelente distro. Trata-se de um ótimo sistema operacional de código aberto, que é baseado no famoso porém não muito amigável Arch Linux.

Distros Linux - Manjaro

De certa forma, o Manjaro também pode ser considerado como uma espécie de “Arch Linux para iniciantes”, e oferece ao usuário possibilidades enormes no tocante a aplicativos disponíveis e customização.

O Manjaro conta com ótimo suporte a hardware. De fato, há inclusive suporte a hardware híbrido, além da possibilidade de instalação de drivers proprietários (NVIDIA, por exemplo) de forma simples, através da própria interface gráfica.

Ou seja, o Manjaro é também uma excelente alternativa para quem gosta de jogos eletrônicos e prefere os computadores aos consoles.

A distro Linux conta também com suporte aos repositórios AUR (Arch User Repository) do Arch Linux, o que aumenta ainda mais a já enorme base de software disponível.

É importante também dizer que o Manjaro é uma distribuição rolling release, ou seja, você sempre terá a versão mais recente do sistema operacional em seu computador, pois as atualizações são contínuas, e não há nenhuma “subdivisão” em “versões” (como acontece com o Ubuntu, por exemplo).

Existe um fórum da comunidade, através do qual você pode obter suporte técnico de outros usuários e/ou da própria equipe responsável pela distro.

O Manjaro conta com várias versões diferentes, cada uma delas acompanhada de um ambiente de desktop distinto.

Versões oficiais do Manjaro:

  • Manjaro KDE Plasma;
  • Manjaro XFCE;
  • Manjaro GNOME.

Versões não oficiais (pela comunidade):

  • Budgie;
  • Cinnamon;
  • i3;
  • Sway;
  • MATE;

Elementary OS

Baseado no Ubuntu, o Elementary OS é uma distribuição Linux elegante e fácil de usar, que é perfeita para iniciantes.

Ele tem uma interface de usuário limpa e moderna, que se assemelha bastante ao macOS e o transforma em uma ótima opção para pessoas que estão acostumadas com o sistema operacional da Apple.

Elementary OS

Além disso, o Elementary OS vem com muitos aplicativos pré-instalados, incluindo navegador web, reprodutor de música e cliente de e-mail.

A distro Linux também conta com uma completa loja de aplicativos, além de recursos destinados a quem deseja obter o máximo da área de trabalho, como picture-in-picture e modo “não perturbe”, por exemplo.

O Elementary OS utiliza um ambiente de desktop chamado Pantheon, além disso, e através dele o usuário desfruta de uma interface extremamente bonita e moderna.

É importante também mencionar que o site oficial da distro sugere que você faça uma pequena doação no momento do download. Isto é totalmente opcional, entretanto (e você pode simplesmente digitar 0 – zero, e continuar com o download).

Linux Lite

O Linux Lite pode representar um excelente ponto de partida dentro do enorme universo das distros Linux. Pelo menos, se considerarmos aqui o quesito “distribuição para iniciantes”.

Isto porque um dos focos dos responsáveis pela distro é justamente facilitar bastante a vida do usuário que está migrando do Windows para o Linux. Assim, a distribuição também é chamada de “gateway operating system“.

Linux Lite

Também baseada no Ubuntu, a distro é fácil de usar e inclui aplicativos voltados às necessidades mais básicas, como LibreOffice, Google Chrome, Mozilla Thunderbird e VLC Media Player, por exemplo.

A interface do Linux Lite é simples e direta ao ponto, o que ajuda bastante ao usuário que está dando seus primeiros passos no Linux.

Esta distribuição também é uma excelente alternativa quando se trata de hardware mais antigo e/ou menos “parrudo”.

Conclusão

A opção por uma ou outra distribuição Linux pode variar bastante, dependendo da pessoa e de suas preferências e necessidades.

De qualquer modo, o iniciante deve preferencialmente optar por um sistema operacional fácil de usar e com instalação simplificada, e neste sentido todas as opções constantes nesta lista são excelentes.

Se você pretende iniciar sua caminhada no universo Linux, dê o primeiro passo através de uma das alternativas acima.

Obviamente, estas foram apenas algumas das inúmeras distros Linux apropriadas ao usuário iniciante. Existem muitas outras, porém resolvi elaborar uma lista pequena pensando em não dificultar a vida do iniciante.

E em caso de dúvidas, não hesite em deixar um comentário. Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo:

<a href="https://teclinux.com/author/marcos-zy/" target="_self">Marcos A.T. Silva</a>

Marcos A.T. Silva

Apaixonado por tecnologia desde tenra idade, trabalha com TI há mais de 20 anos. Tem no rock and roll (em suas mais variadas vertentes) uma válvula de escape, e adora escrever guias e tutoriais, além de ser um grande entusiasta do Linux e do software livre.

4 Comentários

  1. Mário Jorge

    Olá!
    Bom dia!
    Gostaria muito de migrar do windows, para uma destas distros linux.
    O problema é o NTFS.
    Aliás; já o tentei fazer. E tive esse problema!
    Tenho uma segunda partição com informação, e não quero que aconteça uma segunda vez, perde-la.
    Vou esperar.
    Quando surgir uma distro para iniciantes que seja NTFS, migro logo pare ela!

  2. Marcos A.T. Silva

    Olá, Mário. Bom dia!

    Olha, depende muito, também, do que você espera, ou deseja. 🙂

    O Linux pode enxergar partições NTFS, sem problemas.Ele também pode montar partições que tenham sido formatadas em NTFS.

    E algumas distros ainda incluem em seus instaladores recursos para instalar sem problemas o Linux ao lado do Windows, em dual boot. É o caso do Ubuntu, por exemplo.

  3. Fernando C. Volpato

    O ZORIN é um dos melhores também, muito fácil de instalar e usar , tem até a versão educacional para ensino fundamental 1,2 e médio

  4. Marcos A.T. Silva

    Olá, Fernando, tudo bem?

    Realmente, o Zorin é excelente.

    São muitas opções, na verdade, e às vezes é até bem difícil elaborar uma lista e/ou escolher as melhores. 🙂

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos!