As 5 melhores distros Linux para uso doméstico em 2023

por | 25/04/2023 | Distros

Qualquer lista das melhores distros Linux deve levar em consideração, obrigatoriamente, as preferências do autor. Pelo menos, este é o caso aqui no TecLinux.

Através deste guia, pretendo apresentar a você uma seleção com as distribuições que considero mais interessantes em 2023, todas apropriadas a computadores domésticos.

Assim, considere as alternativas abaixo de acordo com seus recursos e características individuais. Elas não estão listadas em nenhum tipo de ordem ou classificação.

Existem muitas distros atualmente, e o número de opções chega a ser assustador. Por outro lado, esta é uma das belezas do Linux: há sempre uma alternativa apropriada para os mais variados casos de uso e preferências.

Você também encontra diversos ambientes de desktop, além de opções voltadas a necessidades as mais diversas.

Quais as melhores distros Linux?

Esta pergunta pode ser até mesmo difícil de ser respondida, pois uma distribuição é composta por vários elementos, incluindo o kernel Linux e outras ferramentas, sistemas e programas.

Além disso, você pode até mesmo sempre considerar esta ideia: a melhor opção é aquela que consegue resolver suas necessidades da melhor forma possível.

Decisão

Existem distribuições focadas em casos de uso bem específicos (testes de penetração, por exemplo), bem como algumas que são muito apropriadas a computadores mais antigos.

Também existem distros mais apropriadas ao usuário avançado, que permitem um nível de customização altíssimo, além de outras que são adequadas ao usuário iniciante.

Considere também o nível do suporte oferecido, e prefira distribuições com comunidades grandes e ativas de desenvolvedores, usuários e entusiastas (além de uma boa documentação online).

Assim, durante a elaboração deste guia das melhores distros Linux para uso doméstico em 2023, levei em consideração todos estes fatores.

Naturalmente, você pode desejar conhecer distribuições Linux mais apropriadas a determinadas tarefas e casos de uso.

Muitas pessoas se perguntam quais são as melhores distros Linux para programar, por exemplo, ou então quais são as mais apropriadas aos games.

Nesse sentido, estou preparando outros guias relacionados, a fim de cobrir diversas categorias. Mas neste primeiro momento, confira abaixo as melhores distros Linux para computadores domésticos.

Melhores distros Linux para uso doméstico

Nesta categoria, fiz questão de incluir distros apropriadas e que podem ser instaladas em seu desktop ou notebook, por exemplo, sem qualquer complicação.

Todas as opções mencionadas, além disso, são 100% gratuitas e de código aberto.

Dica para instalar as melhores distros Linux

Assim que você escolher e baixar a imagem ISO da distribuição de sua preferência, é crucial que você verifique o checksum.

Em seguida, você deve gravar a imagem em um pen drive, prosseguindo então para a instalação do sistema operacional propriamente dito.

Zorin OS

O Zorin OS, além de ser extremamente indicado a computadores domésticos (desktops e notebooks), também é uma ótima alternativa para quem pretende migrar do Windows para o Linux.

Isto porque o sistema operacional de código aberto possui uma interface com várias semelhanças com o sistema operacional da Microsoft, além de vir com vários aplicativos úteis pré-instalados.

Melhores distros Linux - Zorin OS
Zorin OS

O Zorin OS também é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu. Trata-se de uma distro pensada no usuário iniciante, o que também não impede que ela seja utilizada em outras situações, é claro.

Além disso, seu instalador permite que você faça dual boot sem maiores problemas. Ou seja, você pode instalar o Zorin OS ao lado do Windows ou do Mac, sem complicações.

Se você busca um sistema operacional elegante e fácil de usar, esta é uma excelente alternativa. Além disso, o Zorin OS permite que você instale programas do Windows de forma bem intuitiva, simplesmente clicando duas vezes sobre os arquivos .EXE ou .MSI.

A “mágica”, aqui, acontece devido à integração com a camada de compatibilidade do Wine. Porém, também existe uma loja própria da distro, repleta de aplicativos em diversas categorias.

As versões do Zorin OS

Esta é uma das melhores distros Linux quando se trata de facilidade de uso. Mas o Zorin OS é disponibilizado em 3 versões: “Core”, “Lite” e “Pro”.

Confira agora algumas características destas versões:

  • Core: esta é a versão padrão do Zorin OS. Ela é 100% gratuita, e também acompanha o Zorin Connect, um app similar ao KDE Connect, que integra o computador ao celular Android. A versão “Core” oferece um ambiente de desktop baseado no GNOME 3;
  • Lite: o Zorin OS Lite, também 100% gratuito, usa o ambiente de desktop XFCE, e é indicado a computadores mais antigos;
  • Pro: a versão “Pro” do Zorin OS pode ser baixada mediante o pagamento de uma taxa de R$ 149,00. Trata-se da versão mais “parruda”, que oferece layouts de desktop premium, dentre outros recursos adicionais.

Requisitos de sistema do Zorin OS

As edições “Core” e “Pro” do Zorin possuem requisitos de sistema muito parecidos:

  • Processador: 1 GHz Dual Core – Intel/AMD 64 bits;
  • Memória RAM: 2 GB;
  • Espaço em disco: 10 GB (Core) / 40 GB (Pro).

Já a edição “Lite” possui os requisitos abaixo:

  • Processador: 1 GHz Single Core – Intel/AMD 64 bits;
  • Memória RAM: 1 GB;
  • Espaço em disco: 10 GB.

Linux Mint

O Linux Mint é seguramente uma das melhores distros Linux da atualidade. Bastante popular, a distribuição foi pensada para funcionar de forma bem rápida após a instalação.

De fato, a distribuição oferece um excelente suporte a hardware, e inclui uma quantidade bem alta de drivers e utilitários. Você provavelmente não terá problemas com periféricos incompatíveis, por exemplo.

Melhores distros Linux - Linux Mint Cinnamon
Linux Mint Cinnamon

Trata-se de um sistema operacional completo e versátil, além disso, preparado para uso em desktops e notebooks, e que vem acompanhado de softwares voltados a inúmeras necessidades do dia a dia.

O Linux Mint conta com seu próprio gerenciador de atualizações, além de ser uma distro de uso muito fácil.

A edição padrão da distribuição utiliza o ambiente de área de trabalho Cinnamon, e assim o usuário ganha uma interface moderna e elegante.

A distro, inicialmente baseada no Ubuntu, também oferece fácil acesso aos aplicativos instalados, também pensando no usuário com pouca experiência (ou no usuário que está vindo do Windows).

Você também pode configurar um dual boot de forma muito fácil, através do próprio instalador do Linux Mint.

Além disso, se você está em busca de uma distro Linux parecida com o Windows, o Mint pode ser uma ótima alternativa, através da edição Cinnamon.

Também existe uma excelente documentação online, além de uma comunidade bastante ativa.

As versões do Linux Mint

Através do site oficial da distro, você pode baixar as seguintes edições oficiais:

  • Cinnamon;
  • MATE;
  • XFCE.

Requisitos de sistema do Linux Mint

  • Processador: Intel/AMD 64 bits;
  • Memória RAM: 2 GB (mínimo) – Recomendável 4 GB;
  • Espaço em disco: 20 GB (mínimo) – Recomendável 100 GB.

Nitrux

Eis uma das distribuições mais interessantes (e, talvez, impressionantes) da atualidade. O Nitrux é baseado no Debian, e entrega uma bela e intuitiva interface.

Na verdade, o Nitrux usa uma interface chamada NX Desktop, que é baseada no KDE Plasma. Através dela, você tem em mãos uma distro muito fácil de usar, que também inclui vários aplicativos úteis no dia a dia.

Nitrux
Nitrux

O Nitrux oferece acesso muito simplificado aos recursos mais importantes, e assim você pode rapidamente ajustar as configurações de rede ou de áudio, por exemplo.

Existem também uma completa central de aplicativos, onde você pode baixar diversas alternativas open source, até mesmo porque a equipe responsável pela distribuição não oferece programas proprietários.

Ao contrário, a distro foca bastante em pacotes AppImage, além de representar mais uma excelente opção que funciona sem qualquer complicação logo após a instalação.

O Nitrux também é, seguramente, uma das melhores distros Linux da atualidade, além de oferecer alguns softwares exclusivos muito interessantes e úteis.

É o caso, por exemplo, do NX Firewall, um aplicativo de proteção com foco no usuário iniciante. Na verdade, o NX Firewall é uma interface gráfica para o firewall UFW (Uncomplicated firewall),e através dele você conta inclusive com um assistente para a criação das regras básicas.

Outro recurso interessante do Nitrux é o aplicativo de backup Kup, que também trabalha com sincronização e agendamento de tarefas.

O Nitrux pode não ser uma distribuição muito conhecida, porém, se você deseja um sistema operacional moderno e de uso agradável, ele representa uma excelente alternativa.

Requisitos de sistema do Nitrux

  • Processador: 2.5 GHz dual core – 64 bits;
  • Memória RAM: 2 GB (mínimo) – Recomendável 4 GB;
  • Espaço em disco: 5 GB (mínimo) – Recomendável 20 GB.

Deepin

O Deepin é outra excelente opção em distro Linux para computadores domésticos. O sistema operacional open source, além disso, possui diversos aplicativos focados em resolver vários problemas do dia a dia.

Assim, o Deepin conta com ferramentas pré-instaladas para captura de tela, OCR e pesquisa de arquivos, por exemplo.

Deepin Linux
Deepin Linux

Você também pode iniciar o uso da distro logo após sua instalação, ou seja, nada de configurações complicadas ou instalações “assustadoras”. Assim, o Deepin também é perfeito para iniciantes.

Vale destacar que o Deepin Linux conta com um ambiente de desktop próprio, que proporciona ao usuário uma experiência intuitiva dentro de uma interface extremamente bonita e elegante.

A distribuição também conta com uma loja de aplicativos literalmente “abarrotada”: são milhares de opções, em várias categorias diferentes, incluindo desenvolvimento e diversão.

Requisitos de sistema do Deepin

  • Processador: Intel Pentium IV 2 GHz ou superior;
  • Memória RAM: acima de 2 GB (mínimo) – Recomendável 4 GB ou mais;
  • Espaço em disco: no mínimo 25 GB.

Fedora Workstation

O Fedora Workstation é uma distribuição patrocinada pela Red Hat. Trata-se de um sistema operacional amigável e muito apropriado para uso em desktops e notebooks.

Também gratuito e de código aberto, o Fedora Workstation vem acompanhado de vários aplicativos bastante úteis, porém também permite que você instale inúmeros outros.

Melhores distros Linux - Fedora Workstation
Fedora Workstation

No que diz respeito à instalação de programas, através do Fedora Workstation você pode utilizar alternativas dos próprios repositórios da distro ou então pacotes Flatpak, por exemplo.

Trata-se também de uma das melhores distros Linux da atualidade, bastante apropriada aos desenvolvedores por contar com várias ferramentas de contêineres da Red Hat, por exemplo, além de facilitar bastante o uso de virtualização.

O gerenciador de pacotes do Fedora é o DNF, e através do ambiente de desktop GNOME, você ganha acesso a uma interface moderna e comum a inúmeras outras distribuições.

O Fedora Workstation conta com ótimo suporte a hardware, sendo assim uma distro excelente para vários casos de uso e situações.

Vale lembrar que existem outras versões do Fedora, como o Fedora Server, por exemplo.

As versões do Fedora Workstation

Além da versão padrão, que oferece o ambiente de área de trabalho GNOME, existem outras versões da distribuição.

Através de diversos spins, você pode desfrutar do sistema operacional patrocinado pela Red Hat através de vários DEs.

Assim, dentre as inúmeras opções, estão as abaixo, por exemplo:

  • KDE Plasma;
  • XFCE;
  • LXQT;
  • Cinnamon;
  • Budgie;
  • E vários outros.

Requisitos de sistema do Fedora Workstation

Os requisitos abaixo referem-se à edição padrão do Fedora Workstation:

  • Processador: 2 GHz dual core ou superior;
  • Memória RAM: 2 GB;
  • Espaço em disco: 15 GB.

Melhores distros Linux: outras opções

Antes de mais nada, vale lembrar que existem inúmeras outras opções interessantes, além das que constam acima.

Nesse sentido, talvez você deseje dar uma olhada nos guias abaixo:

De qualquer forma, menciono abaixo algumas outras opções igualmente interessantes. Apenas não entrarei em detalhes sobre cada uma delas devido ao fato de que algumas constam nos artigos acima.

Outras, porém, também são igualmente interessantes e já foram mencionadas em outros guias aqui no TecLinux.

  • Pop!_OS;
  • Manjaro KDE;
  • Elementary OS;
  • Ubuntu;
  • Kubuntu;
  • Endeavour OS.

Conclusão

Você pode utilizar esta lista das melhores distros Linux para uso doméstico como base, e a partir dela definir suas preferências e necessidades.

Obviamente, lidar com “melhores opções” é algum um tanto quanto subjetivo, até mesmo porque diferentes pessoas possuem gostos e necessidades distintos.

O universo das distribuições Linux é bem vasto, e existem opções capazes de satisfazer inúmeros casos de uso e preferências estéticas.

Assim, se você tem alguma dúvida ou sugestão, eu gostaria muito de conhecê-la. Espero que este conteúdo tenha sido do seu agrado.

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo:

<a href="https://teclinux.com/author/marcos-zy/" target="_self">Marcos A.T. Silva</a>

Marcos A.T. Silva

Apaixonado por tecnologia desde tenra idade, trabalha com TI há mais de 20 anos. Tem no rock and roll (em suas mais variadas vertentes) uma válvula de escape, e adora escrever guias e tutoriais, além de ser um grande entusiasta do Linux e do software livre.

8 Comentários

  1. Marcelo Nunes Costa

    Vou testar o mint qualquer dia desses

  2. Marcos A.T. Silva

    Opa, testa sim, Marcelo. É excelente. Usei por algum tempo, e gostei muito.

  3. Gustavo

    Depois de testar um monte de distribuições diferentes, parei no KDE Neon. Até o momento, perfeito para meu uso!

  4. Marcos A.T. Silva

    Olá, Gustavo!

    Olha só, eis aí uma distro que sempre me chamou a atenção. Já testei o Kubuntu, por exemplo, mas o KDE Neon ainda está na fila. 🙂

  5. Gustavo

    Eu ia no Kubuntu, mas inexplicavelmente a instalação não dava opção de manter meu dual boot com W10.
    Pesquisando outros KDE cheguei no Neon, a instalação foi perfeita e no fim gostei!

  6. Marcos A.T. Silva

    Entendi. Que bacana.

    Mas também, são tantas distribuições, que acabamos ficando sem tempo hábil para testar tudo o que desejamos…rsrs

  7. Paulo Oliveira

    não consigo encontrar na internet uma resposta para minha pergunta em 2023: Tenho 53 anos, meu uso é doméstico (basicamente para ler e assistir vídeos sobre o que leio), e fazer tarefas normais cotidianas. Não tenho redes sociais e não sei exatamente a distribuição linux que eu possa usar sem precisar ficar pedindo ajuda de outros. Não sei nada de linux e ninhuém responde. sendo assim como posso mudar para o linux ?

  8. Marcos A.T. Silva

    Olá, Paulo, tudo bem?

    Olha, minha sugestão seria dar uma conferida, por exemplo, no Guia Foca. É um guia 100% em português, com detalhes muito interessantes sobre o Linux, em geral.

    Um outro ponto que deve ser levado em consideração é o suporte de cada distro. Geralmente, elas contam com comunidades bastante ativas e amigáveis, capazes de prestar uma grande ajuda ao usuário, em momentos de necessidade.

    Sobre a questão de migrar para o Linux, é interessante que você leve os dois pontos acima em consideração. Além disso, seria interessante iniciar, em minha opinião (uma vez que você diz não conhecer Linux), por uma distro como o Linux Mint, por exemplo, ou então até mesmo o Ubuntu.

    Com estas distros você pode perfeitamente realizar as tarefas que mencionou (e em outras distros também, é claro), bem como utilizá-las como um ponto de partida para o aprendizado.

    De qualquer forma, no “universo Linux” é importante que você tenha em mente que, fatalmente, em um ou outro momento, será necessário realizar pesquisas e/ou participar de fóruns de discussão, bem como utilizar a ajuda voluntária que muitas distribuições fornecem através de fóruns e similares.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos!