Bavarder: aplicativo gratuito facilita o uso de chatbots por IA no Linux

por | 30/05/2023 | Aplicativos

Se você se interessa pelo ChatGPT e/ou pelas enormes possibilidades e vantagens inerentes à inteligência artificial, certamente gostará de conhecer o Bavarder.

Trata-se de um aplicativo disponível de forma gratuita para o Linux, através do qual você pode conversar com vários chatbots por IA de forma rápida e fácil.

Dessa forma, este artigo conta com detalhes a respeito do Bavarder, bem como instruções de instalação e uso. Mas não se preocupe, o app é simples, pequeno e descomplicado.

Pequena introdução ao ChatGPT

A inteligência artificial é uma área fascinante, e cada vez mais ouve-se falar em ferramentas e dispositivos que a utilizam. Estes, por sua vez, auxiliam seres humanos do mundo todo em várias tarefas diárias.

E o ChatGPT é uma das plataformas mais impressionantes da atualidade. Através de inteligência artificial, o chatbot da OpenAI é capaz de interagir com pessoas como você e eu, através de conversas extremamente naturais.

De fato, quase sempre é muito difícil identificar que estamos conversando com um “robô”, tamanha é a qualidade e a naturalidade das respostas e da própria interação como um todo (mas, claro, você e eu sabemos muito bem).

Além disso, entrando um pouco nas tecnicidades envolvidas, vale dizer que o ChatGPT se baseia em aprendizado de máquina (machine learning), e utiliza processamento de linguagem natural (NLP), de modo a proporcionar interações de altíssimo nível com seus usuários.

Ou seja, através do chatbot, ao invés da necessidade de pessoas reais do outro lado da conversa, você conversa “apenas” com a inteligência artificial, com uma “máquina”.

Pequena introdução ao Bavarder

E é aqui que o aplicativo Bavarder entra em cena. O app, gratuito e disponibilizado através da licença GPL v3, permite que você converse com alguns chatbots por IA sem a necessidade de abrir um browser.

O Bavarder é fácil de usar e ao mesmo tempo capaz de fornecer resultados bem interessantes, embora eu ainda sinta falta de alguns recursos (históricos de conversas, por exemplo).

Bavarder - Uma conversa com a IA
A resposta da IA para a pergunta “O que é o blog TecLinux”

O aplicativo (página no Flathub) é bastante sucinto, e apesar de projetado com foco no ambiente de desktop GNOME, funciona perfeitamente em outros DEs.

Obs: neste momento, estou utilizando o app no KDE Plasma, e tudo transcorre perfeitamente bem.

Através do Bavarder, você pode interagir com vários modelos de linguagem (Providers).

Veja:

  • BAI Chat;
  • Open-Assistant STF-1 12B Model;
  • OpenAI GPT 3.5 Turbo (requer uma API key gratuita junto à OpenAI);
  • Alpaca LoRA;
  • DialoGPT;
  • Google Flan T5 XXL;
  • GPT 2;
  • GPT 4 (requer uma API key e a assinatura do plano “Plus” junto à OpenAI).

Obs: no total, e até o presente momento, são 16 modelos diferentes.

Vale lembrar que o BAI Chat utiliza o modelo GPT 3-5. Porém, o Bavarder também oferece o modelo OpenAI GPT 3.5 Turbo, o qual seria muito interessante caso funcionasse adequadamente.

Infelizmente, em meus testes este modelo não forneceu nenhum resultado. Assim, sugiro que você escolha o modelo BAI Chat como “Provedor”. De qualquer forma, faça alguns testes e tire suas próprias conclusões.

Também vale lembrar que o Bavarder não utiliza o ChatGPT de forma direta. Ele trabalha de forma integrada com alguns modelos que fazem uso da API da OpenAI.

Além disso, para utilizar o aplicativo você não precisa nem mesmo obter uma API key. Basta instalá-lo e começar a conversar com a inteligência artificial.

O significado da palavra Bavarder

Uma curiosidade interessante está relacionada à palavra Bavarder. Segundo os próprios desenvolvedores, trata-se de uma palavra que, em francês, significa “falar bastante sobre coisas sem importância” (ou, em inglês, chit-chat).

Bavarder - Falando sobre Linux
Bavarder – Falando sobre Linux

Não sei até que ponto este detalhe está relacionado a eventuais limitações do software. Porém, o aplicativo é bem interessante e útil, até mesmo no caso de preocupações relacionadas ao uso do ChatGPT e à privacidade de dados.

Você pode utilizá-lo sem obter qualquer API key, por exemplo. Nem mesmo é necessário criar uma conta de qualquer tipo: basta instalar e começar a conversar com a inteligência artificial.

Você só precisa contar com uma conexão com a internet. É simples assim.

Como instalar o Bavarder no Linux

Você pode instalar o Bavarder no Linux de forma extremamente fácil. Além disso, após a instalação, o aplicativo ocupa algo em torno de 21 MB (apenas).

O Bavarder no Linux é disponibilizado através de um pacote Flatpak, via Flathub. Ou seja, trata-se de um pacote universal, e assim você pode instalar o software em um número enorme de distros.

E se você ainda não sabe o que é Flatpak e/ou não conta com suporte à tecnologia em seu sistema, confira os guias abaixo, que contam com instruções completas e aprofundadas:

Pois bem, agora que você já conta com suporte a pacotes Flatpak no seu sistema, bem como com o devido suporte ao repositório Flathub, utilize o comando abaixo para instalar o Bavarder:

flatpak install flathub io.github.Bavarder.Bavarder

Aguarde o término da instalação e em seguida procure pelo programa em seu menu de aplicativos.

Como usar o Bavarder no Linux

O Bavarder é muito fácil de usar. De fato, o aplicativo é extremamente simples, e justamente neste ponto encontra-se um de seus “problemas” (conforme descrito acima).

Acontece que não é possível, pelo menos por enquanto, salvar os históricos das conversas. Assim, você deve copiar conversas importantes para a área de transferência, e a partir daí guardá-las apropriadamente.

Isto também é um problema caso você deseje retomar conversas anteriores, aproveitando o contexto da situação. Neste caso, o ChatGPT via navegador web é uma alternativa melhor.

De qualquer forma, utilizar o aplicativo é muito fácil. Apenas abra-o e inicie a digitação de uma questão. Assim que a pergunta estiver completa, clique no botão azul:

Bavarder - Janela de conversa

Agora, aguarde até que a IA forneça uma resposta, sendo que este intervalo de tempo depende também do modelo escolhido.

Por outro lado, clicando no botão dos três pontos (no canto superior esquerdo), você obtém acesso a algumas configurações do software.

Em primeiro lugar, há a opção para a abertura de uma nova janela (você pode abrir quantas forem necessárias).

Logo abaixo, você pode escolher os modelos de linguagem (Providers). Além disso, você pode consultar alguns atalhos de teclado disponíveis (keyboard shortcuts). E através da opção “Preferences” (Preferências), você é capaz de realizar alguns ajustes no Bavarder.

Configurações

Em “Preferências”, você também pode escolher/alterar os “Provedores” (Providers): basta utilizar o slider para ativar o modelo desejado. Uma vez ativo, você já pode selecioná-lo através da opção principal “Providers” (via botão dos três pontinhos).

Ativando novos modelos de linguagem

E, claro: você pode utilizar o menu de contexto em qualquer uma das áreas de texto (veja nas imagens acima), e assim obter acesso a algumas opções extras. Por exemplo: “copiar”, “recortar”, “colar”, “selecionar tudo”, “desfazer”, etc.

Como você pode perceber, utilizar o aplicativo é muito fácil. Realmente, não existem segredos.

Outras ferramentas de IA

Neste momento, talvez você também tenha interesse em conhecer outras alternativas em chatbot por inteligência artificial:

Conclusão

O Bavarder é uma ótima opção em chatbot por inteligência artificial. Através do aplicativo gratuito, você pode inclusive conversar com chatbots gratuitos que utilizam o modelo GPT 3-5.

Esta interessante ferramenta de inteligência artificial é extremamente fácil de usar. Além disso, ela pode ser instalada em virtualmente qualquer distro Linux, pois é disponibilizada através de um formato de empacotamento universal.

Ferramentas de inteligência artificial atualmente estão “na moda”, e ouvimos falar delas praticamente todos os dias. Porém, ninguém pode negar o fato de que, quando bem utilizadas, elas podem proporcionar resultados incríveis.

E você, também aprecia este tipo de ferramenta? Não deixe de compartilhar suas impressões, dúvidas e sugestões, através dos comentários.

Espero também que este conteúdo tenha lhe agrado. Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo:

<a href="https://teclinux.com/author/marcos-zy/" target="_self">Marcos A.T. Silva</a>

Marcos A.T. Silva

Apaixonado por tecnologia desde tenra idade, trabalha com TI há mais de 20 anos. Tem no rock and roll (em suas mais variadas vertentes) uma válvula de escape, e adora escrever guias e tutoriais, além de ser um grande entusiasta do Linux e do software livre.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos!