Captura de tela no Linux: 7 ferramentas de código aberto

por | 06/04/2023 | Aplicativos

Existem inúmeras ferramentas para captura de tela no Linux, capazes de atender às mais diversas necessidades. Particularmente, utilizo este tipo de software praticamente de forma diária.

Muitos destes aplicativos, além disso, rodam em sistemas operacionais como Windows e macOS. Nesse sentido, dê uma lida nesta outra lista publicada há algum tempo aqui no TecLinux.

Tal lista conta com 4 excelentes ferramentas, além de uma dica bônus que, talvez, surpreenda você.

De qualquer forma, e até mesmo pensando nas pessoas que chegam até este blog em busca de ferramentas de screenshot, elaborei uma nova listagem.

Desta vez, foquei no sistema operacional do pinguim, e também levei em consideração única e exclusivamente programas de código aberto.

Obs: mesmo assim, alguns dos aplicativos abaixo rodam em outros sistemas operacionais, além do Linux.

Portanto, abaixo você encontra 7 ferramentas open source, de altíssima qualidade e totalmente gratuitas.

O que é captura de tela?

Em primeiro lugar, vale uma recapitulação. Uma captura de tela, ou screenshot, é a reprodução em uma imagem da tela de um computador (ou um outro dispositivo), em determinado momento.

A necessidade de captura de tela no Linux, por exemplo, pode surgir em vários momentos. Durante a produção de guias e materiais diversos sobre um assunto, por exemplo, capturar uma área da tela pode ser necessário.

Isto para que um ponto em específico seja melhor compreendido pelo leitor. Ou, então, para exibir, passo a passo, todas as etapas de configuração de algum programa.

Ferramentas para screenshot, além disso, geralmente contam com recursos que possibilitam que o usuário capture a tela em sua totalidade ou então apenas um trecho em específico.

Muitas também permitem que páginas web inteiras sejam capturadas, e algumas possuem ferramentas de edição e/ou anotação, que ajudam o criador de conteúdo a demonstrar melhor os pontos necessários.

Sobre a instalação dos aplicativos

Antes de mais nada, é importante ressaltar que esta lista também conta com instruções de instalação dos aplicativos de captura de tela em algumas distribuições, além de detalhes a respeito de pacotes Flatpak, Snap e AppImage (quando disponíveis).

De qualquer forma, porém, você também pode buscar pelos programas nos repositórios da sua distribuição preferida.

Captura de tela no Linux: Spectacle

O Spectacle é uma ferramenta de captura de tela simples e versátil. Trata-se de um software open source que já foi padrão no ambiente de desktop KDE Plasma.

Apesar de não se encontrar mais em contínuo desenvolvimento, o Spectacle ainda assim pode ser baixado e utilizado de forma totalmente gratuita.

Spectacle

O programa é capaz de capturar a tela inteira ou então uma área retangular definida pelo usuário (dentre outras opções, é claro).

No Spectacle você pode utilizar vários atalhos de teclado, a fim de agilizar inúmeras tarefas. Além disso, o aplicativo é capaz de compartilhar as imagens capturadas de várias maneiras, incluindo ferramentas e serviços como Imgur e e-mail, por exemplo.

O programa também permite que as imagens sejam exportadas em diversos formatos diferentes. Por exemplo: .JPEG, .PNG, .TIFF, .WebP e .BMP, dentre outros.

Como instalar o Spectacle no Ubuntu

sudo apt install spectacle

Como instalar o Spectacle no Arch Linux, Manjaro e derivados

sudo pacman -S spectacle

Captura de tela no Linux: GNOME Screenshot

Se você utiliza o ambiente de desktop GNOME, talvez até mesmo já conheça a ferramenta GNOME Screenshot.

Trata-se, em suma, de um aplicativo de código aberto simples e intuitivo, capaz de capturar a tela do computador na íntegra ou então de apenas uma área em específico.

Captura de tela no Linux: GNOME Screenshot

O GNOME Screenshot também é capaz de capturar imagens da tela do computador após um delay (atraso). Assim, informando um atraso (em segundos), o usuário pode capturar imagens de um menu de contexto, por exemplo.

O software do Projeto GNOME é simples e de fácil uso, muito apropriado quando você precisa de uma solução rápida e sucinta.

Como instalar o GNOME Screenshot no Ubuntu

sudo apt install gnome-screenshot

Como instalar o GNOME Screenshot no Arch Linux, Manjaro e derivados

sudo pacman -S gnome-screenshot

Captura de tela no Linux: CoreShot

O CoreShot representa mais uma boa alternativa de código aberto quando pensamos na facilidade de uso e na simplicidade durante uma captura de tela no Linux.

CoreShot

Em relação às suas características, o CoreShot é bem direto ao ponto. Também capaz de capturar apenas uma região retangular ou a tela inteira, trata-se de um programa que oferece inclusive recursos de compartilhamento de imagens.

Através deste aplicativo open source, você pode simplesmente enviar as capturas de tela para a área de transferência, de forma muito rápida, ou então efetuar a sua rápida abertura através de seu editor preferido.

Como instalar o CoreShot através de pacotes universais

O software de código aberto para captura de tela no Linux é distribuído através de práticos pacotes universais. Assim, você pode baixar o CoreShot na forma de arquivos AppImage ou então através de pacotes Flatpak.

Isto torna o programa apropriado a um número bem grande de distros. Ou seja, você pode instalá-lo no Ubuntu, no Arch Linux, no Manjaro, no Zorin OS, no Fedora, no Linux Mint, e assim por diante.

Outros modos de instalar o CoreShot

Para os usuários mais avançados (e que gostam de colocar a mão na massa), é inclusive possível obter o código fonte do aplicativo e compilá-lo.

Captura de tela no Linux: Ksnip

O Ksnip é voltado ao usuário mais exigente. Este aplicativo talvez represente a alternativa mais avançada nesta lista de ferramentas de captura.

O Ksnip oferece inclusive ferramentas para anotações e edições, o que certamente permite que as capturas sejam bastante enriquecidas.

Ksnip - Toolbar

Também acessível a partir de uma prática toolbar, o Ksnip conta com vários recursos muito úteis. Você pode capturar a tela na íntegra, por exemplo, ou então apenas uma determinada região retangular.

O programa para captura de tela também permite que você capture a janela ativa, além de todos os monitores. O usuário também pode definir um atraso para cada captura, vale ressaltar.

No momento da captura, caso você opte pelo método de área retangular, o software exibe uma espécie de crosshair, através do qual é possível conferir em tempo real, inclusive com as devidas dimensões em pixels, tudo o que será capturado.

Isto ajuda bastante, obviamente, mas o Ksnip também brilha no momento de editar as imagens capturadas. Seu editor é bem completo e trabalha inclusive com abas (são permitidas várias abas abertas simultaneamente).

Captura de tela no Linux: Ksnip

Através do editor do aplicativo você pode recortar as imagens e também adicionar setas, bem como utilizar diversos marcadores coloridos.

A ótima ferramenta, além disso, permite que textos diversos (com diversas configurações) sejam adicionados às imagens, além de ofuscamento ou “pixelização” de áreas com dados sensíveis.

Finalmente, é possível compartilhar as screenshots através do Imgur ou então de FTP, além de existirem vários níveis de zoom e um recurso para adição de marcas d’água.

Portanto, se você está em busca de um software versátil e poderoso para captura de tela no Linux, o Ksnip é uma excelente alternativa.

Como instalar o Ksnip através de pacotes universais

O Ksnip também é disponibilizado gratuitamente através de diversos formatos de empacotamento, assim como o CoreShot, por exemplo.

Assim, em se tratando de formatos universais, você pode baixar um AppImage, por exemplo, ou então instalá-lo através do Flabhub (Flatpak) ou de pacotes Snap.

Outros modos de instalar o Ksnip

Se você preferir, também estão disponíveis pacotes .DEB ou .RPM.

Captura de tela no Linux: Scrot

O Scrot é uma ferramenta um tanto quanto diferente. Trata-se de um software de captura de tela no Linux que funciona através da linha de comando.

Este detalhe também permite, além disso, que o usuário utilize o programa em seus próprios scripts, o que pode inclusive transformar o modo como ele é utilizado.

Captura de tela no Linux: Scrot

O Scrot é capaz de exportar as imagens capturadas em vários formatos, incluindo .JPEG, .GIF e .PNG. Além disso, ele também trabalha com áreas de captura retangulares ou relativas à tela inteira.

Sendo também possível definir o nível de qualidade de cada captura, eis aqui uma ferramenta simples porém capaz de atender a vários tipos de necessidades.

Como instalar o Scrot no Ubuntu

sudo apt install scrot

Como instalar o Scrot no Arch Linux, Manjaro e derivados

sudo pacman -S scrot

Captura de tela no Linux: ScreenGrab

O ScreenGrab é mais uma prática e útil ferramenta para captura de tela no Linux. O programa faz uso do framework QT, e permite capturas de tela cheia, áreas retangulares ou janelas específicas.

Bem direto ao ponto, o ScreenGrab conta também com recurso de delay, o que permite a captura de menus de contexto, por exemplo.

Captura de tela no Linux: ScreenGrab

Além disso, o programa pode adicionar automaticamente a data e a hora da captura ao nome do arquivo, se você preferir.

Prático e fácil de usar, o ScreenGrab oferece recursos mais básicos, além de não contar com um editor embutido.

Se você está em busca de simplicidade e leveza, o aplicativo é uma ótima pedida.

Como instalar o ScreenGrab no Ubuntu

sudo apt install screengrab

Como instalar o ScreenGrab no Arch Linux, Manjaro e derivados

sudo pacman -S screengrab

Instalando o ScreenGrab em outras distros

O ScreenGrab encontra-se nos repositórios de algumas distros. Neste caso, você pode sempre efetuar algumas buscas nos repositórios de sua distribuição preferida.

Captura de tela no Linux: ScreenCloud

O ScreenCloud é uma interessante alternativa quando se trata de captura de tela no Linux. Fácil de usar, trata-se também de um software voltado ao usuário que deseja recursos intermediários.

Permitindo o compartilhamento das imagens através de inúmeros serviços de armazenamento em nuvem, incluindo Dropbox, One Drive e Google Drive, dentre outros, o aplicativo também trabalha com os métodos de captura comuns a outras ferramentas do gênero (área retangular, tela cheia, janela, etc).

Captura de tela no Linux: ScreenCloud

Um editor básico também está incluso no ScreenCloud, e ele permite a inserção de formas geométricas básicas, setas e números, além de texto.

Podemos dizer que o ScreenCloud representa um meio termo entre as demais ferramentas de captura de tela presentes nesta lista. Ele não é tão avançado quanto o Ksnip, por exemplo, mas ainda assim oferece mais recursos que o ScreenGrab.

Como instalar o ScreenCloud através de pacotes universais

O ScreenCloud é disponibilizado através de pacotes Snap e AppImage. Assim, ele é passível de instalação em um grande número de distribuições.

Conclusão

Através desta seleção de aplicativos, você conheceu ferramentas de vários tipos e níveis de recursos, cada uma delas com suas respectivas peculiaridades.

Assim, você encontra nesta lista desde aplicativos bastante simples e diretos ao ponto, que apenas capturam sua tela e nada mais, até programas mais sofisticados, com editores de imagem inclusos e inúmeras opções de compartilhamento.

Obviamente, quando se trata de utilitários deste tipo, é muito provável que pessoas com necessidades e áreas de atuação diferentes tenham mais afinidade com uns do que com outros.

Esta listagem de programas para captura de tela no Linux, portanto, pode ajudar você a encontrar sua ferramenta ideal.

Vale também a pena mencionar novamente nossa lista anterior de programas de captura de tela (link no início deste artigo): ela também conta com opções muito interessantes.

De todos estes aplicativos, além disso, devo dizer que a minha preferência, até o momento, é o FlameShot, e você pode conhecê-lo através deste link direto.

Espero que este conteúdo tenha lhe agradado. E não hesite em deixar um comentário.

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo:

<a href="https://teclinux.com/author/marcos-zy/" target="_self">Marcos A.T. Silva</a>

Marcos A.T. Silva

Apaixonado por tecnologia desde tenra idade, trabalha com TI há mais de 20 anos. Tem no rock and roll (em suas mais variadas vertentes) uma válvula de escape, e adora escrever guias e tutoriais, além de ser um grande entusiasta do Linux e do software livre.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos!