Como instalar o Spotify no Linux: guia completo para iniciantes

por | 02/05/2023 | Áudio e vídeo

Instalar o Spotify no Linux não é difícil. Pelo contrário: o cliente do tradicional serviço de streaming de música pode ser instalado em várias distribuições de forma fácil e rápida.

Neste guia completo você encontra instruções detalhadas para realizar a instalação do aplicativo do famoso serviço musical no seu computador.

Tudo passo a passo, além disso, para que você não se confunda e possa desfrutar de recursos adicionais. Sim, pois o cliente do Spotify para Linux também oferece vários extras.

Dentre estes extras podemos destacar, por exemplo, equalizador sonoro, configuração de arquivos locais para upload e ajustes de proxy.

Continue comigo e aprenda a instalar o software em seu computador Linux.

Como instalar o Spotify no Linux

O Spotify é um dos serviços de streaming musical mais populares na atualidade, sendo também plenamente acessível através de seu próprio web player, obviamente, além dos aplicativos para dispositivos móveis.

Porém, o cliente do serviço de streaming pensado para computadores (bem como os aplicativos para smartphones) oferece inúmeras vantagens, como as já descritas acima, por exemplo.

Nesse sentido, agora você vai aprender a instalar o Spotify no Linux de forma fácil e muito rápida. Além disso, abaixo você encontra opções de instalação válidas para diversas distros.

Mas não se preocupe: todos os procedimentos são fáceis, e sempre que necessário, guias adicionais que funcionam como complementos são também mencionados.

Como instalar o Spotify no Ubuntu e no Debian

Em primeiro lugar, é importante destacar que este método de instalação funciona no Debian e em outras distros derivadas, como o Ubuntu, por exemplo.

Você também pode utilizar este método de instalação em outras distros derivadas, obviamente (como elementary OS e ZorinOS, por exemplo).

Spotify no Linux

Também é interessante mencionar o fato de que o Spotify para Linux é mantido por um grupo de engenheiros da própria empresa. Pelo menos, no tocante à versão constante neste capítulo.

Agora, abra o seu terminal e execute o comando abaixo:

curl -sS https://download.spotify.com/debian/pubkey_7A3A762FAFD4A51F.gpg | sudo gpg --dearmor --yes -o /etc/apt/trusted.gpg.d/spotify.gpg
echo "deb http://repository.spotify.com stable non-free" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/spotify.list

Obs: o comando realmente é grande. Você pode simplesmente copiá-lo e colá-lo no seu terminal, através da combinação de teclas CTRL + SHIFT + V.

O comando acima, basicamente, adiciona o repositório do Spotify no seu sistema.

Em seguida, atualize seu banco de dados de informações de pacotes, através do seguinte comando:

sudo apt update

Finalmente, instale o Spotify para Linux através do comando:

sudo apt install spotify-client

Pronto! Você acabou de instalar o cliente do Spotify no seu computador.

Como instalar o Spotify no Linux através de pacotes Snap

A versão Snap do Spotify é a versão, digamos, oficial. Ela pode ser instalada em qualquer distro Linux com suporte à tecnologia.

Ou seja, estamos aqui lidando com um formato de empacotamento universal. Um bom número de distros permite que você utilize pacotes Snap, além disso, sendo que algumas já contam com o suporte pré-instalado.

De qualquer forma, você pode conferir nosso guia abaixo, para configurar o suporte a Snaps no seu sistema de forma bem tranquila:

Uma vez configurado o suporte ao formato de empacotamento, utilize o comando abaixo para instalar rapidamente o aplicativo do Spotify para Linux:

sudo snap install spotify

Muito simples, não?

Como instalar o Spotify no Linux através de pacotes Flatpak

Temos aqui mais um formato universal de empacotamento e distribuição de software no Linux. E você também pode instalar o Spotify no Linux através desta tecnologia.

Este método de instalação é o meu preferido, pois dentre outras vantagens também permite que um mesmo software possa ser instalado em inúmeras distros de forma muito simples.

Se você não sabe o que é Flatpak e/ou não conta com suporte à tecnologia no seu sistema Linux, confira o guia abaixo para instalar o suporte e adicionar o repositório Flathub:

Após configurar o suporte a pacotes Flatpak no seu computador, através do guia acima, instale o aplicativo do Spotify com o seguinte comando:

flatpak install flathub com.spotify.Client

Você também deve estar ciente de que a versão Flatpak do Spotify não é oficial. Porém, ela funciona maravilhosamente bem, e é mantida pela comunidade.

Como instalar o Spotify no Arch Linux, Manjaro e derivados

Se você prefere outros métodos de instalação e utiliza o Arch Linux ou o Manjaro, por exemplo, basta utilizar o comando abaixo:

sudo pacman -S spotify-launcher

Como instalar o Spotify no Fedora

Agora, se você utiliza o Fedora, por exemplo, é necessário antes de qualquer coisa habilitar os repositórios RPM Fusion.

Assim, utilize em primeiro lugar o comando abaixo:

sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

Finalmente, instale o Spotify no Fedora através do seguinte comando:

sudo dnf install lpf-spotify-client

Método adicional de instalação

Algumas distros contam com o aplicativo do Spotify em seus repositórios, e você pode também instalá-lo através da loja de aplicativos.

Spotify no Linux

Porém, de modo a oferecer a você mais uma opção, segue abaixo um método adicional de instalação.

Como instalar o Spotify no Linux através de pacotes .DEB

Você pode baixar um pacote .DEB diretamente dos repositórios do Spotify: basta clicar neste link e escolher um pacote (prefira sempre a versão mais recente).

Uma vez baixado o pacote, ele pode ser instalado no Debian e em outras distros derivadas, como o Ubuntu, por exemplo.

Na maior parte das vezes, basta que você clique duas vezes no arquivo .DEB baixado para que a instalação seja iniciada.

Ou você pode simplesmente abrir o seu terminal e utilizar o comando abaixo:

sudo dpkg -i /caminho/para/arquivo.deb

Observe que agora você pode tanto trabalhar com caminhos relativos quanto com caminhos absolutos.

Ou seja, você pode acessar o diretório em que o pacote .DEB foi baixado, por exemplo, através do comando cd. E uma vez dentro do diretório, basta executar o comando abaixo:

sudo dpkg -i arquivo.deb

Por outro lado, você também pode instalar o pacote estando em qualquer diretório, através do uso do caminho absoluto para o mesmo.

Por exemplo:

sudo dpkg -i /home/usuario/Downloads/arquivo.deb

E assim por diante. Lembre-se apenas de realizar as alterações necessárias, no que diz respeito a caminhos, nomes de arquivos, etc.

Como desinstalar o Spotify no Linux

O método de desinstalação do Spotify no Linux depende, obviamente, do método utilizado para sua instalação.

Teclado musical

Assim, confira abaixo alguns método de remoção, lembrando sempre de realizar as modificações necessárias no tocante a nomes de arquivos e caminhos, caso necessário.

Como desinstalar o Spotify no Ubuntu e no Debian

Se você optou pela instalação através do repositório do próprio Spotify, bem como pelo uso do comando apt, basta utilizar o seguinte comando, para desinstalar o aplicativo:

sudo apt remove spotify-client

Como desinstalar o Spotify instalado via Snap

Agora, se você optou pela versão Snap do software, utilize o comando abaixo:

sudo snap remove spotify

Como desinstalar o Spotify instalado via Flatpak

Para remover o Spotify Linux instalado através de Flatpak (via Flathub), basta usar o seguinte comando:

flatpak remove com.spotify.Client

Como desinstalar o Spotify no Arch Linux e no Manjaro

Para a remoção do Spotify no Arch Linux, no Manjaro e em distros derivadas, e uma vez que você utilizou o comando constante no capítulo relacionado (acima), basta utilizar o comando abaixo para remover o programa:

sudo pacman -R spotify-launcher

Como desinstalar o Spotify no Fedora

O aplicativo de streaming de música também pode ser facilmente removido no Fedora. Basta que você utilize o seguinte comando:

sudo dnf remove lpf-spotify-client

Como desinstalar o pacote .DEB do Spotify

Se você optou pela instalação do Spotify no Linux através de um pacote .DEB, é possível desinstalá-lo normalmente através do comando apt.

Agora, é necessário que você saiba o nome do pacote. Caso não saiba, use um comando como o abaixo, para listar os pacotes instalados:

sudo apt list --installed

Para refinar a busca, caso você possua muitos pacotes instalados, basta utilizar um comando como o abaixo:

sudo apt list --installed | grep spotify

E uma vez encontrado o nome correto/completo do pacote, basta desinstalá-lo através do seguinte comando, substituindo nome_Do_Pacote pelo nome correto do pacote:

sudo apt remove nome_Do_Pacote

Por exemplo:

sudo apt remove spotify-client

E assim por diante.

Conclusão

Atualmente, é quase impossível viver sem música (e sem utilizar um serviço de streaming correspondente). E o Spotify está entre as melhores alternativas disponíveis.

E como você pôde perceber, instalar e utilizar o Spotify no Linux não é impossível nem tampouco complicado. Pelo contrário: o serviço de streaming musical oferece inclusive pacotes oficiais.

Além disso, através dos pacotes Flatpak, você pode instalar o cliente do serviço em um número bem grande de distribuições Linux.

Particularmente, sugiro que você utilize o Flatpak, dadas as vantagens e facilidades proporcionadas pelo formato.

Espero que você tenha gostado de mais este guia no TecLinux. E em caso de dúvidas e/ou sugestões, por favor, não hesite em deixar um comentário.

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo:

<a href="https://teclinux.com/author/marcos-zy/" target="_self">Marcos A.T. Silva</a>

Marcos A.T. Silva

Apaixonado por tecnologia desde tenra idade, trabalha com TI há mais de 20 anos. Tem no rock and roll (em suas mais variadas vertentes) uma válvula de escape, e adora escrever guias e tutoriais, além de ser um grande entusiasta do Linux e do software livre.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos!