O Debtap é uma ferramenta que permite a instalação de pacotes DEB (relativos ao Debian e a distros dele derivadas) no Arch Linux e seus derivados.
Se você está experimentando dificuldades para encontrar determinado pacote nos repositórios oficiais da sua distribuição baseada no Arch Linux, vale a pena conhecer este pequeno utilitário.
Através deste guia, você irá conferir detalhes sobre a ferramenta, além de instruções relacionadas à sua instalação e uso.
O que é um pacote DEB
Em primeiro lugar, um pacote DEB (arquivo com extensão.deb
) é um conjunto contendo todos os arquivos necessários para a instalação de aplicativos nas distros Linux compatíveis.
Pacotes DEB são na verdade arquivos comprimidos, e você pode até mesmo descompactá-los através das ferramentas apropriadas.
Este tipo de pacote é utilizado na famosa distribuição Debian, bem como em distros dela derivadas, como Ubuntu, Zorin OS e Pop!_OS, por exemplo.
Um pacote DEB, além disso, pode ser instalado através da ferramenta de linha de comando apt, a qual, por sua vez, é uma espécie de front-end do dpkg
.
Sem entrar em muitos detalhes, para não fugir do escopo deste guia, imagine também que um arquivo DEB, de certa forma, é como um EXE (executável) do Windows.
Por que instalar pacotes DEB no Arch Linux?
Recentemente, experimentei um “problema” um tanto quanto chato: eu queria muito instalar um determinado aplicativo em meu Manjaro.
Porém, a instalação da versão Linux do tal programa infelizmente só estava disponível através de um pacote DEB.
E nós podemos até mesmo extrapolar tudo isto, pensando em várias situações e “necessidades”. Pois, embora o Arch Linux e o Manjaro, por exemplo, contem com o poderoso gerenciador de pacotes Pacman, existem situações em que o usuário deseja ir além.
Isto aconteceu comigo, mas é possível pensarmos em outras situações, e você também pode eventualmente precisar lidar com um pacote DEB em distros baseadas no Arch.
A inexistência de determinados aplicativos nos repositórios oficiais, bem como a não disponibilidade dos mesmos através de pacotes Flatpak, Snap ou até mesmo AppImage, são bons motivos para pensarmos em outros formatos (como o DEB).
Formatos, pelo menos a princípio, totalmente “incompatíveis” com o Arch e o Manjaro, por exemplo.
Mas no caso do Arch Linux e de distros dele derivadas, felizmente existe uma excelente solução : a ferramenta Debtap, a qual você conhecerá a seguir.
Introdução ao Debtap
O Debtap é uma ferramenta CLI, o que significa que ele roda no terminal do Linux. Através dele, é possível converter pacotes DEB em pacotes compatíveis com o Arch Linux.
Dessa forma, um pacote DEB pode ser instalado no Arch, no EndeavourOS, no Manjaro, etc.
Através do Debtap, você pode perfeitamente desfrutar da vasta biblioteca de programas disponíveis no formato DEB.
Porém, lembre-se de que o Arch Linux e distros derivadas disponibilizam muitas vezes uma infinidade de softwares de qualidade em seus repositórios.
Além disso, é possível expandir ainda mais tudo isto, através dos repositórios AUR (Arch User Repository) e dos pacotes universais (AppImage, Flatpak e Snap).
No caso do AUR, além disso, trata-se de uma excelente fonte em situações em que você não é capaz de encontrar pacotes oficialmente suportados.
Um pequeno aviso antes do uso do Debtap
Antes de prosseguir, entretanto, é interessante que você esteja ciente de alguns detalhes. Antes de partir para o uso do Debtap + pacotes DEB em distros Arch based, procure pelo software desejado nos repositórios oficiais.
Busque também nos repositórios AUR, bem como no Flathub (pacotes Flatpak) e na Snap Store (pacotes Snap). E não se esqueça também dos AppImage, é claro (os sites oficiais dos aplicativos geralmente fornecem estes detalhes).
Sugiro que você pense em instalar pacotes DEB na sua distro Arch based apenas após resultados negativos nas buscas descritas acima.
Além disso, existe uma certa preocupação em relação ao uso dos repositórios AUR, uma vez que trata-se de algo mantido pela comunidade de usuários, e não oficialmente suportado.
E alguns dos procedimentos descritos neste guia envolvem a instalação de software proveniente de tais repositórios, portanto, fique atento e prossiga por sua conta e risco.
Voltando ao ao Debtap, vale dizer que a ferramenta é muito fácil de instalar e usar. Trata-se de um método muito conveniente de instalação de pacotes DEB em distros baseadas no Arch (ou no próprio Arch Linux).
Yay: pré-requisito para o Debtap
Antes de mais nada, para instalar o Debtap no Arch, no Manjaro e em outras distros derivadas, faz-se necessária a presença do Yay.
O Debtap é disponibilizado através dos repositórios AUR, e o Yay é um “AUR helper“, ou seja, ele facilita a instalação de softwares disponíveis nestes repositórios.
Ou seja, em primeiro lugar, você deve instalar o Yay no seu sistema.
Um alerta básico e importante
Como geralmente acontece no mundo do Linux, sempre existem vários modos de execução de uma mesma tarefa.
Assim, nós também nunca estamos totalmente livres de problemas. E pode acontecer, é claro, de problemas surgirem em relação ao uso do Debtap.
Não deixe de realizar seus backups periódicos, e certifique-se também de que o seu sistema já está devidamente protegido, através dos “pontos de restauração”, via TimeShift.
Prossiga, portanto, por sua conta e risco.
Como instalar o Yay (um AUR helper)
Neste ponto, nós vamos clonar o repositório do Yay através do comando git
. Sugiro que você faça isto dentro do diretório Downloads
na pasta home
do seu usuário.
Ou seja, acesse o terminal e digite o comando abaixo:
cd ~/Downloads
Agora, clone o repositório do Yay:
git clone https://aur.archlinux.org/yay-git
Um novo diretório foi criado. Acesse-o através do seguinte comando:
cd yay-git
Finalmente, utilize o comando abaixo para instalar o Yay:
makepkg -si
Pronto, você acabou de instalar o Yay. Também é interessante lembrar que este não é o único AUR helper existente, mas trata-se de um dos mais populares.
Neste momento, prossiga para a instalação do Debtap.
Como instalar o Debtap
Agora que você já instalou um AUR helper, é possível instalar o Debtap de forma também muito fácil.
O Debtab também está disponível no AUR. Portanto, para instalá-lo, utilize o Yay através do seguinte comando:
yay -S debtap
Aguarde a instalação e verifique se a ferramenta foi corretamente instalada, através do comando abaixo:
debtap --version
Como instalar pacotes DEB com o Debtap
Em primeiro lugar, obtenha o pacote DEB que você deseja instalar no Arch Linux (ou em distros dele derivadas).
Etapa 1 – como converter pacotes DEB através do Debtap
O comando para converter o pacote DEB baixado em um pacote nativo do Arch Linux, que pode ser inclusive instalado através do Pacman, possui a seguinte sintaxe:
debtap nome_Do_Pacote.deb
Obs: você pode baixar o arquivo DEB em qualquer diretório. Sugiro, entretanto, que você use sua pasta Downloads
, para uma melhor organização. Assim, após o download, acesse esta pasta com o comando cd ~/Downloads
.
Aguarde o início da extração pelo Debtap. Observe que a ferramenta também pede um nome para o “empacotador” do pacote que está sendo criado, bem como a licença.
Você pode simplesmente ignorar estas duas etapas, teclando ENTER
(duas vezes). Agora, aguarde até que o processo seja finalizado.
Obs: algumas perguntas podem ser feitas durante o procedimento (“Checking and generating .INSTALL file – if necessary…”). Você também pode teclar ENTER
para prosseguir sem editar os arquivos .PKGINFO
e .INSTALL
.
Vale lembrar que o processo de extração estará finalizado quando as mensagens abaixo surgirem no terminal:
==> Creating final package…
==> Package successfully created!
Neste ponto, o Debtap deve ter criado um arquivo com extensão .zst
. Localize-o na pasta atual, lembrando que o mesmo deve possuir um nome semelhante ao abaixo:
nome_Do_Pacote.pkg.tar.zst
Este é o pacote que nós desejamos. Trata-se do “instalador” recém criado e já devidamente convertido e compatível com o Arch Linux. Este pacote pode ser instalado através do Pacman, por exemplo.
Etapa 2 – Debtap: como instalar o pacote DEB convertido
Agora, para instalar o software desejado, você pode utilizar o gerenciador de pacotes Pacman, no terminal. Basta utilizar um comando com a seguinte sintaxe:
sudo pacman -U nome_Do_Pacote.pkg.tar.zst
Obs: apenas lembre-se de fazer as necessárias alterações em caso de nomes de arquivos, diretórios e caminhos diferentes.
Pronto, o pacote DEB foi devidamente instalado, e você pode agora buscar pelo novo software em seu menu de aplicativos.
Conclusão
Você pode expandir ainda mais a quantidade de aplicativos instaláveis em sua distribuição Linux baseada no Arch Linux, através do uso da ferramenta Debtap.
O Debtap converte pacotes DEB em um formato compatível com o Arch Linux, sendo inclusive possível instalá-los, a partir daí, através do gerenciador de pacotes Pacman.
Através deste guia, você conheceu os pré-requisitos para a ferramenta, além de instruções relacionadas à sua instalação e uso.
Agora você pode desfrutar de um número bem maior de possibilidades no tocante à instalação de programas no Arch Linux e derivados.
Espero que este conteúdo tenha lhe agradado, e em caso de dúvidas, não hesite em deixar um comentário.
Até a próxima!
0 comentários