Desenvolvimento de jogos no Linux: melhores engines, ferramentas e softwares (Parte 1)

por | 06/06/2023 | Games

Quando se trata de desenvolvimento de jogos no Linux, existe um sensacional “ecossistema” disponível a desenvolvedores e entusiastas.

Além disso, muitos jogadores anseiam por “colocar a mão na massa”, assumindo, quem sabe, um papel mais ativo em meio à gigantesca indústria de games.

O Linux é frequentemente relacionado com o desenvolvimento de software de código aberto, porém o sistema operacional também conta com algumas poderosas ferramentas de desenvolvimento de jogos.

Dessa forma, seja você alguém com experiência em desenvolvimento ou um usuário que ainda está dando seus primeiros passos, contar com ferramentas adequadas faz uma enorme diferença.

Através deste guia, que é o primeiro de uma série, você conhecerá várias engines de jogos, ferramentas e programas importantes no desenvolvimento de jogos no Linux.

São engines e softwares que devem ser considerados por todos aqueles que desejam entrar no interessante e vasto universo do desenvolvimento de jogos.

Grande parte das alternativas abaixo são gratuitas e até mesmo open source. Além disso, fiz questão de dividir o guia em 3 partes: “engines”, “gráficos, arte, animação e modelagem” e “áudio e vídeo”, para uma melhor organização.

Sobre o desenvolvimento de jogos no Linux

Se você é usuário Linux de longa data, independente da distro, certamente já sabe porque o S.O. livre pode representar uma excelente alternativa quando se trata de desenvolvimento de games.

Em primeiro lugar, diversas distribuições Linux contam com ferramentas de desenvolvimento nativas.

Várias distros são extremamente leves, e assim você pode até mesmo “ressuscitar” um velho computador para então utilizá-lo em tarefas de desenvolvimento (dependendo do que você tem em mente, é claro).

O Linux também é bastante conhecido por sua excelente estabilidade. E, obviamente, ninguém deseja trabalhar em um projeto através de um sistema operacional problemático e/ou instável, que trava constantemente, por exemplo.

A gratuidade, bem como o fato de se tratar de um sistema operacional de código aberto, também representam dois excelentes motivos, e por motivos óbvios.

Afinal de contas, você certamente não deseja gastar (mais) dinheiro com licenças de uso de um sistema operacional proprietário.

Além disso, o Linux pode ser bastante customizado, de modo a criar o ambiente perfeito para que você desenvolva com o máximo de produtividade possível.

As ferramentas de desenvolvimento de jogos no Linux

A partir de agora, você conhecerá algumas excelentes engines de jogos, bem como softwares e ferramentas diversos que certamente devem fazer parte do seu “arsenal” de desenvolvimento.

Abaixo você encontra inclusive programas de edição de áudio e vídeo, além de aplicativos através dos quais você pode criar vários tipos de conteúdos gráficos.

Como você provavelmente já sabe, o desenvolvimento de games é uma tarefa complexa, que envolve várias disciplinas e áreas, bem como programas de computador bastante específicos.

Através deste guia, busquei incluir um número interessante de alternativas, inclusive com a presença de mais de um software por categoria, de modo que você tenha então um certo espaço para escolha.

Vale lembrar que a maior parte das opções listadas abaixo são gratuitas, sendo que existem até mesmo diversas alternativas de código aberto.

Nesse sentido, também adicionei os devidos detalhes relacionados a licenças, plataformas e disponibilidade, porém, sempre com foco no Linux.

Engines de jogos

Engines de jogos, ou motores de jogos, geralmente são completos ambientes de desenvolvimento integrados. Trata-se, na verdade, de softwares. De programas que devem ser instalados e utilizados em um computador.

As engines de jogos também podem disponibilizar várias ferramentas de desenvolvimento visual, além de “pedaços” de código que podem ser reutilizados.

Engine

Dessa forma, você pode (re)utilizar diversos recursos e componentes “pré-fabricados”, de modo a facilitar o processo de criação de jogos eletrônicos.

As engines de jogos, além disso, geralmente contam com motores de física, ferramentas de renderização de gráficos 2D e/ou 3D, e suporte a dispositivos de entrada (teclado, mouse, controles, etc).

Este tipo de software também pode oferecer, muitas vezes, componentes voltados à inteligência artificial e ao áudio.

Ou seja, perceba que uma das funções de uma engine de jogos é facilitar a vida do desenvolvedor, eliminando algumas (ou várias) complexidades envolvidas no processo.

Porém, não se engane: desenvolver jogos é um processo complexo. Talvez fosse necessário até mesmo um artigo especialmente destinado às engines.

De qualquer forma, pense nelas como uma ferramenta capaz de transformar algo “muito complexo” em algo “um pouco menos complexo”.

Além disso, nunca é demais lembrar: todas as ferramentas constantes neste guia rodam perfeitamente no Linux.

Godot

O Godot é uma sensacional engine de jogos open source. Através deste motor, você pode desenvolver jogos em 2D e em 3D.

Além disso, o Godot é totalmente gratuito. Você pode utilizá-lo durante o desenvolvimento de jogos no Linux (e em qualquer plataforma) sem nenhuma complicação.

Desenvolvimento de jogos no Linux - Engine Godot
Godot

Este é um detalhe muito importante, pois em algumas engines você tem que lidar com assinaturas, pagamento de licenças e/ou royalties.

Aqui, porém, tanto faz se você está desenvolvendo por hobby ou se está pensando na criação de jogos com intuito comercial: tudo o que for criado com o Godot será seu, e você poderá fazer o que bem entender com suas criações.

Através do Godot, você pode codificar em C#, C++ ou então através de GDScript, uma linguagem de programação integrada e inspirada em Python.

E através de recursos próprios e integrados da engine, você também pode lidar com a criação de jogos através de blocos reutilizáveis.

Neste ponto, é até mesmo possível personalizar vários comportamentos e componentes pré-definidos, de modo a criar uma experiência de gameplay diferenciada.

E não se preocupe: através do Godot, você pode exportar seus jogos para um grande número de plataformas, incluindo Windows, Linux, Android, iOS, e até mesmo HTML5.

Além disso, você também pode compartilhar ou fazer uso de componentes criados por outros desenvolvedores.

E o site oficial conta com uma excelente documentação, além de uma comunidade bastante ativa, através da qual você pode obter ajuda valiosa em momentos de necessidade.

Obs: e você pode inclusive utilizar o Godot de forma online, com algumas limitações nas funcionalidades.

Detalhes do Godot

InformaçãoValor
PreçoGratuito
LicençaMIT – Open source
PlataformasLinux, Windows, macOS, Android, iOS, Steam, EGS, itch.io
Exporta jogos paraWindows, Linux, macOS, Android, iOS, HTML5

Como instalar o Godot no Linux

Através do site oficial, você pode baixar um arquivo .ZIP contendo o executável da engine de jogos.

Basta descompactar o arquivo e rodar o executável (por exemplo, “Godot_v4.0.3-stable_linux.x86_64“), fornecendo então a devida permissão de execução.

Unity engine

A Unity é uma das melhores e mais utilizadas engines de jogos disponíveis na atualidade. Ela também é conhecida pelo suporte a inúmeras plataformas, bem como pela ótima documentação disponível.

Trata-se de um motor muito utilizado por desenvolvedores profissionais do mundo todo, desde criadores solo até grandes estúdios e empresas.

Desenvolvimento de jogos no Linux - Unity engine
Site da Engine Unity

A engine também conta com uma grande comunidade de usuários, desenvolvedores e entusiastas. Assim, você sempre pode contar com valiosa ajuda em momentos de necessidade.

Além disso, há uma enorme loja online, acessível pelos usuários. Trata-se da “Unity Asset Store”, onde você pode pesquisar em uma enorme coleção de templates, add-ons e componentes para seus jogos.

Através desta loja, você pode adquirir e utilizar em seus projetos uma quantidade enorme de assets, incluindo animações, interfaces, personagens, e até mesmo ambientes completos, além de efeitos visuais e ferramentas diversas. E não se preocupe: há também uma quantidade imensa de material gratuito.

A engine Unity já foi usada em diversos jogos famosos, como Hollow Knight, Cities: Skylines, Hearthstone e Call of Duty: Mobile, por exemplo. E através da Unity, você pode desenvolver jogos em 2D e 3D.

Você pode baixar e utilizar a engine tanto em projeto pessoais quanto em projetos comerciais, pelo menos enquanto seu faturamento não atingir a marca de 100 mil dólares anuais (Unity Personal).

Também é importante ressaltar que, utilizando a engine Unity, você não precisa pagar nenhuma taxa de royalties.

Detalhes da Unity engine

InformaçãoValor
PreçoGratuito (até US$ 100.000 em faturamento anual)
LicençaProprietária
PlataformasLinux (Ubuntu, CentOS e RHEL), Windows, macOS
Exporta jogos paraWindows, Linux, macOS, consoles, realidade virtual, etc

Como instalar a Unity engine no Ubuntu

É importante ressaltar que, oficialmente, são suportadas as distribuições Ubuntu (16.04 e 18.04) e CentOS 7.

Assim, para instalar a engine no sistema operacional da Canonical, é necessário seguir os procedimentos abaixo.

Antes de mais nada, adicione a chave pública:

wget -qO - https://hub.unity3d.com/linux/keys/public | gpg --dearmor | sudo tee /usr/share/keyrings/Unity_Technologies_ApS.gpg > /dev/null

A seguir, adicione o repositório da engine:

sudo sh -c 'echo "deb [signedby=/usr/share/keyrings/Unity_Technologies_ApS.gpg] https://hub.unity3d.com/linux/repos/deb stable main" > /etc/apt/sources.list.d/unityhub.list'

Agora, atualize os bancos de dados de pacotes no seu sistema:

sudo apt update

Finalmente, instale a engine:

sudo apt install unityhub

Como instalar a Unity engine no RHEL ou no CentOS

Para instalar no Red Hat Enterprise Linux ou no CentOS, antes de mais nada, adicione o repositório da Unity:

sudo sh -c 'echo -e "[unityhub]\nname=Unity Hub\nbaseurl=https://hub.unity3d.com/linux/repos/rpm/stable\nenabled=1\ngpgcheck=1\ngpgkey=https://hub.unity3d.com/linux/repos/rpm/stable/repodata/repomd.xml.key\nrepo_gpgcheck=1" > /etc/yum.repos.d/unityhub.repo'

Agora, atualize os pacotes:

sudo yum update

Finalmente, instale o motor:

sudo yum install unityhub

GDevelop

O desenvolvimento de jogos no Linux pode ser bastante facilitado, principalmente para o usuário iniciante, através da engine de jogos GDevelop.

Isto porque, embora cheio de recursos e bastante versátil, o GDevelop permite que você desenvolva seus games sem tocar em uma linha de código sequer.

Obs: porém, é também possível trabalhar com JavaScript, se você desejar, e dessa forma aprimorar ainda mais os seus projetos.

Desenvolvimento de jogos no Linux - GDevelop
GDevelop

Através de um sistema de “eventos” e de editores totalmente visuais, você pode criar os mais variados games simplesmente arrastando diversos componentes para as cenas.

A partir daí, é claro, você deve editá-los e adicionar/configurar a parte lógica, sendo que existe inclusive uma loja de assets, a qual inclui até mesmo materiais gratuitos.

Eventos no GDevelop
Eventos no GDevelop

Através da loja de assets, você obtém acesso a vários elementos prontos e editáveis, como menus, armamentos, ícones e botões, além de cenários completos (dentre vários outros).

O GDevelop é um software intuitivo, e você também pode acelerar a criação de jogos através de comportamentos pré-definidos, que podem inclusive ser replicados e/ou editados.

O software também conta com ferramentas integradas para a edição de efeitos visuais, além de uma engine de física e sistema de iluminação.

Dependendo do estilo de jogo que você pretende criar, também é possível adicionar completos placares de pontuação, pois o programa conta com ferramentas específicas para isto.

Você também pode adicionar suporte a controles em seus jogos, além de ser possível testá-los de forma fácil e rápida, através do visualizador integrado.

Esta engine é mais apropriada para o desenvolvimento de jogos em 2D. Porém, mesmo assim trata-se de um software extremamente interessante e valioso.

Mais informações sobre o GDevelop

O GDevelop é gratuito e open source, e você pode criar diversos tipos de games através desta engine. Também é plenamente possível vendê-los e/ou distribuí-los, como você desejar (e sem pagamento de royalties).

Em outras palavras, tudo o que você criar com esta engine é de sua propriedade. Você pode disponibilizar seus jogos de graça ou cobrar por eles. Também é possível, dependendo da plataforma, trabalhar com microtransações.

Além disso, existe uma comunidade bastante ativa, além de uma grande quantidade de material de apoio gratuito.

Através do GDevelop, você pode exportar seus jogos para Linux, Windows, macOS e HTML5, além de Android e iOS.

E no caso dos jogos para Android, também é possível exportar através de dois modos diferentes. Você pode simplesmente gerar um APK, por exemplo, ou então um “Android App Bundle (AAB)”, para publicação no Google Play.

O GDevelop funciona inclusive como uma enorme plataforma de desenvolvimento de jogos. Através de um portal específico, você pode pesquisar, baixar e jogar uma quantidade enorme de jogos gratuitos.

Além disso, você também pode disponibilizar seus próprios jogos em tal portal, sendo que não existe nenhum tipo de cobrança para isto (até mesmo a hospedagem dos arquivos é gratuita).

Sem sombra de dúvidas, o GDevelop é uma das melhores ferramentas para desenvolvimento de jogos no Linux.

Você pode até mesmo publicar seus jogos no Steam (apenas leia e entenda todos os passos necessários, principalmente aqueles relacionados ao Steamworks).

Obs: também é possível pensar em outras plataformas, como Epic Games Store e Itch.io, por exemplo.

E se você deseja testar agora mesmo esta interessante engine, saiba que também existe um prático editor online, acessível através do site oficial.

Obs: o GDevelop é gratuito. Mas você também pode assinar planos a partir de € 4,99 mensais, para acesso a recursos adicionais.

Detalhes do GDevelop

InformaçãoValor
PreçoGratuito (com opção de planos mensais p/ acesso a recursos adicionais)
LicençaMIT – Open source
PlataformasLinux, Windows, macOS, web, Android, iOS
Exporta jogos paraLinux, Windows, macOS, HTML5, Web (gd.games)

Como instalar o GDevelop no Linux

No Linux, você pode instalar esta completa suíte de desenvolvimento de jogos através de um pacote AppImage, que você baixa diretamente do site oficial.

Além disso, você também pode instalar o GDevelop no Linux através de um pacote Flatpak (via Flathub).

Antes, porém, é necessário que o seu sistema conte com suporte a pacotes Flatpak, caso você opte por este formato. Para isto, você pode conferir dois guias completos publicados aqui no TecLinux:

Agora, no caso do pacote AppImage, basicamente você só precisa baixar o arquivo e clicar duas vezes nele, fornecendo a seguir a devida permissão de execução (os AppImage são apps Linux “portáteis”).

Obs: para mais detalhes sobre pacotes AppImage, acesse este guia.

Ou seja, instalar o GDevelop no Linux é muito fácil, através destes formatos de pacotes universais.

E para instalar o software via Flatpak, por exemplo (após possuir suporte à tecnologia no seu sistema), basta executar o comando abaixo:

flatpak install flathub io.gdevelop.ide

Defold

Defold é uma engine criada por dois desenvolvedores que trabalharam na Avalanche Studios. O motor foi posteriormente adquirido pela gigante King (de Candy Crush), a qual passou então a utilizá-lo.

Após alguns anos de uso interno e aprimoramento, a King decidiu então disponibilizar o Defold como uma engine gratuita para desenvolvimento de jogos.

Desenvolvimento de jogos no Linux - Defold
Defold

Você pode utilizar este motor de jogos gratuito e open source em projetos pessoais ou comerciais, sendo que não existe nenhuma taxa de licenciamento ou de royalties.

Além disso, o software conta com editores visuais e de código embutidos, bem como ferramentas de edição de partículas e de cenas. E você pode inclusive adicionar seus próprios scripts na linguagem Lua.

Optando pela engine Defold, você também pode utilizar o “Asset portal”, e assim baixar e utilizar uma quantidade bem grande de elementos, incluindo snippets de código e projetos de exemplo.

O “Asset Portal” permite que você acelere bastante o desenvolvimento de seus projetos, através de vários componentes prontos, mas também pode funcionar como um excelente modo de aprendizado.

Através da engine Defold, você pode desenvolver jogos em 2D e em 3D, e exportá-los para Linux, Windows e Mac, além de Android, iOS, HTML5 e Nintendo Switch.

Este motor de jogos também conta com editores de cenas e de GUI (Graphical User Interface, ou Interface Gráfica do Usuário), e o usuário avançado ainda pode aumentar sua gama de recursos.

Acontece que através do kit de desenvolvimento da engine, você pode programar suas próprias extensões, através de várias linguagens, incluindo C++, Java e JavaScript.

Detalhes do Defold

InformaçãoValor
PreçoGratuito
LicençaDefold License (derivada da licença Apache 2.0) – Open source
PlataformasLinux, Windows, macOS, Steam
Exporta jogos paraLinux, Windows, macOS, HTML5, Android, iOS, Nintendo Switch

Como instalar o Defold no Linux

No Linux, a engine de jogos é disponibilizada através de um executável. Em primeiro lugar, baixe o pacote .ZIP através da página de downloads, no site oficial.

Em seguida, abra seu terminal e através do comando cd, acesse a pasta onde o arquivo .ZIP foi baixado.

Por exemplo, supondo que você efetuou o download na pasta Downloads, dentro da home do seu usuário, utilize o seguinte comando:

cd ~/Downloads

A seguir, é necessário descompactar o pacote baixado. Use, portanto, um comando como o abaixo:

unzip *.zip

Obs: o comando acima irá descompactar qualquer arquivo .ZIP existente no diretório.

Agora, uma nova pasta, chamada Defold, foi criada (um subdiretório em Downloads). Acesse o novo diretório, com o comando abaixo:

cd Defold

A seguir, dê a necessária permissão de execução ao executável da engine, através do seguinte comando:

chmod +x Defold

Pronto! Agora, basta executar o programa, através do comando abaixo:

./Defold

Obs: você também pode, é claro, criar seu próprio atalho no desktop, bem como executar o software através de um clique duplo do mouse (fornecendo então a permissão de execução).

Gráficos, arte, animação e modelagem

Obviamente, o desenvolvimento de jogos no Linux também envolve o uso de ferramentas destinadas à criação e edição de gráficos.

Neste ponto, o uso de programas de modelagem e animação (em 2D e em 3D), bem como softwares de edição de imagens vetoriais, também deve ser considerado.

Confira agora, portanto, uma seleção com algumas destas ferramentas.

Blender

O Blender é um software poderoso e profissional, muito utilizado por profissionais do mundo todo.

Trata-se de uma completa ferramenta para animação, renderização e modelagem 3D, que também é totalmente gratuita e open source.

Blender
Blender

Além disso, o Blender permite que você trabalhe com rastreamento de câmera e de objetos, e sua interface pode ser personalizada para garantir que você obtenha o máximo em produtividade.

Detalhes do Blender

InformaçãoValor
PreçoGratuito
LicençaGPL – Open source
PlataformasLinux, Windows, macOS

Como instalar o Blender no Linux

Dada sua enorme popularidade, o Blender pode ser encontrado em vários repositórios. Ou seja, procure pelo aplicativo na loja de softwares da sua distro, por exemplo.

Além disso, o programa também pode ser instalado através de um pacote Snap, via Snap Store, ou então via Flatpak (através do Flathub).

Antes de mais nada, é importante que você possua suporte a estes dois formatos em sua distro. Dessa forma, utilize os guias abaixo:

Em seguida, para instalar o Blender através do pacote Flatpak, use o comando abaixo:

flatpak install flathub org.blender.Blender

Por outro lado, para instalar o Blender através do pacote Snap, utilize o seguinte comando:

sudo snap install blender --classic

GIMP

O GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um software poderoso e conhecido. Uma excelente alternativa de código aberto ao proprietário Adobe Photoshop.

O programa de edição de imagens é muito completo, e ainda pode ser expandido através de inúmeros plugins.

GIMP
GIMP

Você pode utilizar o GIMP para retocar fotografias e manipular imagens, além de tarefas de pintura e ilustração. De fato, trata-se de algo bastante completo e repleto de recursos.

A própria web, além do site oficial do GIMP, está repleta de excelente documentação de ajuda, incluindo tutoriais em vídeo.

Ou seja, você nunca ficará perdido no meio do caminho, até mesmo porque o software é amplamente utilizado, por muitas pessoas em diferentes indústrias e áreas de atuação.

Detalhes do GIMP

InformaçãoValor
PreçoGratuito
LicençaGPL – Open source
PlataformasLinux, Windows, macOS

Como instalar o GIMP no Linux

O GIMP também é extremamente popular, e dessa forma você pode encontrá-lo nos repositórios de muitas distribuições Linux.

Porém, é muito provável que você prefira utilizar o prático e universal pacote Flatpak, disponível através do Flathub.

Neste caso, após garantir que seu sistema já possua suporte a pacotes Flatpak, utilize o comando abaixo para instalar o GIMP:

flatpak install flathub org.gimp.GIMP

Inkscape

O Inkscape é uma completa solução open source para criação e edição de gráficos vetoriais.

Também muito utilizado por ilustradores, o Inkscape é um software profissional que trabalha com diversos formatos de arquivo, incluindo SVG, EPS, PDF e PNG, dentre vários outros.

Inkscape
Inkscape

O Inkscape também possui ferramentas de criação e edição de formas, além de trabalhar com camadas e diversos padrões de cores.

Detalhes do Inkscape

InformaçãoValor
PreçoGratuito
LicençaGPL – Open source
PlataformasLinux, Windows, macOS

Como instalar o Inkscape no Linux

De modo similar ao que acontece com o Blender e com o GIMP, o Inkscape também pode ser encontrado nos repositórios de várias distros.

Porém, o site oficial também disponibiliza, através da área de downloads, um prático e “portátil” arquivo AppImage (confira mais detalhes acima).

Além disso, você também pode instalar o Inkscape no Linux através de um pacote Snap. Neste caso (após contar com o devido suporte a pacotes Snap no sistema), basta utilizar o seguinte comando:

sudo snap install inkscape

Krita

O Krita é um software que não poderia ficar de fora de um guia de ferramentas para desenvolvimento de jogos no Linux.

O programa open source permite que você lide muito bem com pinturas, desenhos e animação em 2D.

Krita
Krita

Além disso, a interface do Krita pode ser personalizada para se adaptar ao seu modo de trabalho.

Por outro lado, o software oferece mais de 100 brushes profissionais pré-carregados, e também permite que você importe vários outros através de um gerenciador de recursos integrado.

Através do Krita, você pode exportar animações completas em vídeo, por exemplo. E o programa de código aberto também oferece uma série de assistentes, para que você desenhe com maior flexibilidade e rapidez.

Também é possível importar arquivos .PSD no Krita, vale lembrar. E você pode inclusive expandir as funcionalidades do software, desenvolvendo suas próprias extensões em Python.

Detalhes do Krita

InformaçãoValor
PreçoGratuito
LicençaGPL v3 – Open source
PlataformasLinux, Windows, macOS

Como instalar o Krita no Linux

Você pode instalar esta prática ferramenta no Linux através da loja de aplicativos da sua distro, uma vez que trata-se de algo bastante difundido e utilizado.

Porém, se você prefere pacotes AppImage ou Flatpak, também é possível baixá-los, através do site oficial e do Flathub, respectivamente.

No caso do pacote Flatpak, por exemplo, basta usar o comando abaixo (desde que haja suporte à tecnologia no seu sistema):

flatpak install flathub org.kde.krita

Synfig Studio

O Synfig Studio é uma excelente opção em animação 2D. Trata-se de um programa de código aberto, além disso, com o qual você não precisa nem mesmo se preocupar com animações de quadros individuais.

Acontece que no Synfig Studio basta que você defina as posições principais, e a partir daí o próprio software produz os frames intermediários.

Desenvolvimento de jogos no Linux - Synfig Studio
Synfig Studio

O programa também suporta vários tipos de camadas, incluindo geométricas, gradientes, filtros, transformações, distorções, e várias outras.

Além disso, o Synfig Studio permite que você crie personagens de forma complexa, por exemplo, utilizando um sistema de “ossos”/bones.

Aqui, você pode utilizar bitmaps ou imagens vetoriais, e através de camadas específicas o desenho pode ser animado através de complexas alterações no “esqueleto”.

Tudo isto pode ser ajustado de forma detalhada, além disso, de modo a produzir resultados bastante profissionais e complexos.

Você também encontra um completo material de ajuda online, vale lembrar. De qualquer modo, o Synfig Studio representa uma ótima alternativa em animações 2D para seus jogos eletrônicos.

Detalhes do Synfig Studio

InformaçãoValor
PreçoGratuito
LicençaGPL v3 – Open source
PlataformasLinux, Windows, macOS

Obs: vale lembrar mais uma vez que o Synfig Studio é gratuito e open source. Porém, no momento do download, é sugerido que você faça uma pequena doação, para contribuir com o desenvolvimento do software.

Você pode ou não doar, é claro, e se você informar o valor “0” (zero), o download é iniciado sem problemas. A “compra” também é realizada, neste caso.

Obs 2: no caso das versões Linux e Windows do Synfig Studio, estão disponíveis edições em 32 e 64 bits.

Como instalar o Synfig Studio no Linux

Simplesmente realize a “compra” através do site oficial (doando qualquer valor ou não), e você obterá um pacote universal (AppImage).

Baixe-o e execute-o em seu computador, fornecendo a devida permissão de execução.

Áudio e vídeo

Ferramentas de áudio e vídeo também são essenciais no desenvolvimento de jogos no Linux.

Você pode desejar tanto compor sua própria trilha sonora quanto editar áudios diversos, de modo a adicioná-los em seu game.

Dessa forma, conheça agora algumas excelentes alternativas disponíveis no Linux.

Audacity

O Audacity é um dos mais poderosos e versáteis gravadores e editores de áudio disponíveis no Linux.

O aplicativo, que também é open source, permite que você trabalhe de vários modos com arquivos de áudio, inclusive cortando, mixando e adicionando efeitos.

Gravadores de áudio - Audacity
Audacity

Dentre os formatos de arquivos suportados pelo Audacity, podemos mencionar, por exemplo, OGG, FLAC, MP3, WAV e AIFF.

O software também suporta plugins, e assim você pode aumentar sua quantidade de funcionalidades e baixar (e utilizar) alternativas para adição de vários efeitos, redução de ruído, filtros, equalizadores, etc.

Dependendo do seu computador, além disso, é possível trabalhar com saídas em altas taxas de amostragem.

E no tocante a edições, bem, você pode trabalhar de vários modos, recortando, copiando, colando e apagando trechos das músicas ou áudios.

Detalhes do Audacity

InformaçãoValor
PreçoGratuito
LicençaGPL v3 – Open source
PlataformasLinux, Windows, macOS

Como instalar o Audacity no Linux

É bem fácil encontrar o Audacity em diversos repositórios. Dê uma olhada na loja de aplicativos da sua distro, por exemplo: é provável que você o encontre ali.

Porém, também estão disponíveis pacotes AppImage e Flatpak (confira os guias relacionados, acima), além do código-fonte (para que você então compile o programa).

No caso do pacote Flatpak, utilize o comando abaixo para instalá-lo:

flatpak install flathub org.audacityteam.Audacity

LMMS

Agora, se você pensa em compor suas próprias trilhas sonoras, e busca uma solução poderosa e completa, o LMMS (Linux Multimedia Studio) é uma excelente opção.

O software é bastante poderoso, além de contar com recursos verdadeiramente profissionais. Na verdade, o LMMS pertence à categoria dos DAWs (Digital Audio Workstation, ou Estação de Trabalho de Áudio Digital).

Gravadores de áudio - LMMS
LMMS

Também open source, o aplicativo pode ser utilizado de forma 100% gratuita. Através dele, você pode criar e editar suas próprias músicas, bem como utilizar teclados ou controladores MIDI.

O LMMS também oferece suporte a VSTis (instrumentos virtuais), e através dele você pode inclusive utilizar um prático piano-roll, sendo então possível criar suas músicas com muito mais facilidade, através do teclado e do mouse.

Vários efeitos podem ser adicionados às suas composições, além disso, e o programa conta com diversos sintetizadores integrados.

Os projetos de áudio finalizados podem ser exportados nos formatos WAV e OGG, e cada faixa sendo trabalhada conta com seu próprio conjunto de opções e recursos, para ajustes bastante detalhados.

O LMMS é um software de composição musical extremamente profissional, que também possui uma série de sons de instrumentos pré-instalados, para acelerar ainda mais a criação de seus projetos.

Ou seja, em se tratando de desenvolvimento de jogos no Linux, o LMMS é uma solução robusta e flexível durante a criação de trilhas sonoras.

Detalhes do LMMS

InformaçãoValor
PreçoGratuito
LicençaGPL v2 – Open source
PlataformasLinux, Windows, macOS

Como instalar o LMMS no Linux

Embora seja facilmente encontrado em vários repositórios, o LMMS também pode ser instalado em um grande número de distros Linux através do pacote AppImage disponibilizado através do site oficial.

Você só precisa baixar o pacote e executá-lo, fornecendo então a devida permissão de execução.

Cinelerra GG Infinity

O Cinelerra GG Infinity é um programa de código aberto para edição não-linear de vídeo. O programa é capaz de produzir resultados bastante profissionais, além de oferecer suporte a resoluções de até 8K.

Além disso, o Cinelerra GG Infinity oferece um conjunto de ferramentas para composição de vídeo, e você também pode utilizá-lo em tarefas de motion tracking e renderização.

Cinelerra GG Infinity
Cinelerra GG Infinity

O software também possui ferramentas integradas para adição de títulos e textos diversos nos vídeos, além de recursos para inserção e edição de efeitos e transições.

Também é importante ressaltar que o Cinelerra GG Infinity possui integração com as bibliotecas FFmpeg. Dessa forma, ele suporta uma grande quantidade de formatos de áudio e vídeo, além de codecs e extensões.

O poderoso editor também permite que você renderize seus projetos em background, ou seja, utilizando uma rede com vários computadores conectados.

Dessa forma, é possível acelerar o tempo de renderização dos projetos mediante a distribuição da tarefa em várias máquinas diferentes.

Perceba que trata-se de uma ferramenta poderosa e capaz de proporcionar resultados muito profissionais. E você pode utilizá-la durante o desenvolvimento de jogos no Linux, tanto em projetos pessoais quanto comerciais.

O aplicativo também oferece suporte a múltiplos monitores, e encontra-se disponível apenas para Linux e FreeBSD.

Detalhes do Cinelerra GG Infinity

InformaçãoValor
PreçoGratuito
LicençaGPL – Open source
PlataformasLinux, FreeBSD

Como instalar o Cinelerra GG Infinity no Linux

Existem pacotes para diversas distribuições, incluindo Ubuntu, openSUSE, Fedora e Arch Linux, por exemplo.

Porém, mais uma vez nos deparamos com a praticidade dos pacotes universais: o site oficial do Cinelerra GG Infinity disponibiliza um arquivo AppImage, e assim você pode executar o software em várias distros.

Qtractor

O Qtractor é um software sequenciador e arranjador de áudio e MIDI, capaz de lidar com múltiplas faixas e com suporte a vários formatos de arquivos de áudio, como MP3, WAV, OGG e FLAC, dentre outros.

O programa é open source, além disso, e oferece até mesmo um mixer integrado, além de suporte a plugins e instrumentos virtuais.

Qtractor
Qtractor

Através do Qtractor, você pode perfeitamente gravar e editar trilhas sonoras e áudios diversos de forma não-linear, sendo também possível a utilização de controladores MIDI.

O aplicativo também facilita a edição de áudio através do teclado e do mouse, de modo que você pode arrastar, soltar, mover, cortar, copiar e colar trechos específicos de forma muito simplificada.

O software gratuito também oferece ferramentas integradas para a adição de vários efeitos, vale lembrar.

Nesse sentido, se você está considerando o desenvolvimento de jogos no Linux, considere o Qtractor quando for montar o seu “arsenal” de aplicativos.

Detalhes do Qtractor

InformaçãoValor
PreçoGratuito
LicençaGPL v2 – Open source
PlataformasLinux

Como instalar o Qtractor no Linux

O programa é exclusivo do Linux, e pode ser inclusive encontrado em vários repositórios.

Porém, através do site oficial você também pode baixar um prático arquivo AppImage, de modo que a execução do software no Linux é algo muito simples.

Obs: também é possível instalar o Qtractor a partir da compilação de seu código-fonte, bem como via pacote .RPM.

Conclusão

Hoje você conheceu uma série de ferramentas e engines de jogos que podem ser utilizadas no Linux de forma gratuita, sendo que muitas são inclusive de código aberto.

Como você pode perceber, o desenvolvimento de jogos no Linux (bem como em outros sistemas operacionais) não é algo impossível e/ou que depende apenas de programas proprietários (e muitas vezes caros).

Pelo contrário, e você pode inclusive contar com softwares de altíssima qualidade, gratuitos e capazes de resultados extremamente profissionais.

Obviamente, trata-se de uma área bastante ampla, e este guia tem como objetivo fornecer um norte, um ponto de partida, digamos, para que você então inicie sua jornada.

Você também pode dar seus primeiros passos na criação de jogos tratando tudo como um hobby, é claro. Afinal de contas, geralmente também existem vários materiais de apoio gratuitos.

Porém, nada impede que você avance e continue desenvolvendo jogos até chegar ao ponto de distribuí-los e/ou trabalhar com várias formas de monetização.

Vale lembrar que este guia é o primeiro de uma série a respeito de desenvolvimento de jogos com foco no Linux. Aguarde por mais conteúdo relacionado a esta interessantíssima área.

E se você tem alguma dúvida e/ou sugestão, não hesite em deixar um comentário.

Compartilhe este conteúdo:

<a href="https://teclinux.com/author/marcos-zy/" target="_self">Marcos A.T. Silva</a>

Marcos A.T. Silva

Apaixonado por tecnologia desde tenra idade, trabalha com TI há mais de 20 anos. Tem no rock and roll (em suas mais variadas vertentes) uma válvula de escape, e adora escrever guias e tutoriais, além de ser um grande entusiasta do Linux e do software livre.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos!