Se você usa seu computador para ouvir música e/ou jogar, é provável que equalizadores como o Easy Effects e o PulseEffects sejam muito atrativos (e úteis).
Estes aplicativos são excelentes, caso você deseje aprimorar sua experiência auditiva no Linux. Cada um deles é específico para um servidor de áudio diferente (PipeWire ou PulseAudio).
Além disso, eles contam com muitos recursos interessantíssimos, além de vários detalhes que fazem com que eles sejam bem mais do que meros equalizadores.
E tanto faz se você quer apenas aumentar os graves ou fazer alguns ajustes nos agudos: os dois softwares contam com tudo o que é necessário.
Dessa forma, este artigo fornece detalhes sobre os dois aplicativos, além de algumas informações a respeito dos servidores de áudio de código aberto PipeWire e PulseAudio.
Pequena introdução ao PipeWire e ao PulseAudio
Em primeiro lugar, vale dizer que tanto o PipeWire quanto o PulseAudio são servidores de áudio para sistemas Linux.
Os dois são open source, além disso, e são utilizados no gerenciamento de entrada e saída de áudio no sistema.
Enquanto o PulseAudio é largamente utilizado como servidor de áudio padrão em um grande número de distribuições Linux, o PipeWire representa uma alternativa mais recente e moderna.
O PipeWire, aliás, foi desenvolvido para uma maior escalabilidade e eficiência. Além disso, ele é projetado para funcionar muito bem com programas de áudio profissionais.
Porém, ambos os servidores são fáceis de configurar e usar, e é até mesmo possível, por exemplo, substituir o PulseAudio pelo PipeWire, se você desejar.
De qualquer forma, o PipeWire e o PulseAudio possuem vários recursos úteis, incluindo suporte para várias fontes de som e dispositivos de saída, além de mixagens, efeitos, etc.
Os equalizadores Easy Effects e PulseEffects
O Easy Effects é um aplicativo destinado ao usuário que utiliza o servidor de áudio PipeWire, enquanto o PulseEffects é voltado às distribuições que usam o PulseAudio.
Na verdade, ambos são ferramentas poderosas, que permitem manipulações de áudio em tempo real no Linux.
Os dois programas contam com equalizadores integrados, porém, oferecem uma série de ajustes, configurações e aprimoramentos para a melhoria do som do seu computador.
Através destes aplicativos, você pode ajustar e aprimorar o áudio do computador de várias maneiras, sendo que existem até mesmo presets criados pela comunidade e disponíveis para download.
Através destes presets, é possível adicionar uma série de configurações, efeitos e ajustes, de forma simples e descomplicada, e sem que seja necessário lidar com controles, sliders complicados, etc.
Obviamente, você também pode “mergulhar” nos inúmeros ajustes e configurações disponibilizados pelos aplicativos.
De qualquer forma, os equalizadores Easy Effects e PulseEffects são bem fáceis de usar, além de contarem com vários ajustes predefinidos, para uma maior comodidade.
Eles também oferecem vários efeitos, predefinições e ajustes diferentes, como reverb, eco, distorção, compressão, redução de ruído, etc.
Detalhes adicionais dos equalizadores
Vale lembrar que tudo geralmente acontece em tempo real. Dessa forma, o Easy Effects e o PulseEffects identificam o aplicativo que está executando áudio em seu sistema.
Eles também detectam automaticamente o servidor de áudio em uso (PipeWire ou PulseAudio), e assim, basta que você os inicie e faça então os ajustes desejados.
Os dois programas, que são gratuitos e open source, aplicam toda e qualquer modificação de forma imediata.
Por exemplo, abra o Spotify, inicie alguma música e modifique então alguma faixa de frequência nos equalizadores do Easy Effects ou do PulseEffects: você ouvirá todas as alterações em tempo real, conforme move os controles.
Ambos os softwares contam com um analisador de espectro (barras e linhas), e você também pode realizar ajustes nos áudios de forma isolada (por exemplo, em um vídeo do Youtube e no Spotify de forma independente).
Você também pode aplicar efeitos em dispositivos de entrada, como um microfone, por exemplo. Dessa forma, é possível aumentar ainda mais as possibilidades em gravações e edições de áudio.
Obs: vale lembrar que o desenvolvedor dos dois aplicativos concentra atualmente seus esforços única e exclusivamente no Easy Effects, dada a popularidade crescente do PipeWire. Porém, o PulseEffects ainda é encontrado em vários repositórios, e funciona normalmente.
Benefícios dos equalizadores de áudio
Estes equalizadores de áudio oferecem muitos benefícios, e permitem que você aprimore sua experiência sonora no Linux de forma rápida e descomplicada.
Você pode, por exemplo, reforçar os graves e aplicar vários efeitos de forma fácil. E como eles trabalham praticamente em tempo real, é muito simples refazer configurações e/ou definir novos valores de ajustes.
Assim, você pode fazer com que a música que está tocando seja mais envolvente, por exemplo.
Além disso, estes equalizadores também são capazes de melhorar bastante a qualidade do áudio, através de ajustes no equilíbrio tonal, bem como eliminando distorções.
Outro benefício dos equalizadores de áudio diz respeito à proteção da sua audição. Isto porque, ajustando o áudio para que ele soe da melhor forma possível, você é capaz de evitar aumentos sucessivos de volume para poder ouvir melhor.
Isto é muito importante, e por motivos óbvios, principalmente se você costuma ouvir música por longos períodos de tempo.
PulseAudio: como instalar o PulseEffects no Linux
Se você utiliza uma distro Linux que tem o PulseAudio como servidor de áudio, é possível instalar o PulseEffects no Linux de forma bem fácil.
O programa pode ser encontrado nos repositórios de diversas distros, mas você também pode instalá-lo através de pacotes Flatpak, via Flathub.
Este é o modo mais fácil, uma vez que se trata da instalação do PulseEffects através de um pacote universal.
Dessa forma, para instalar o aplicativo no Linux através de um pacote Flatpak (e após contar com o suporte a esta tecnologia), basta utilizar o seguinte comando:
flatpak install flathub com.github.wwmm.pulseeffects
PipeWire: como instalar o Easy Effects no Linux
Por outro lado, caso você utilize o PipeWire como servidor de áudio, também é possível instalar o Easy Effects de forma fácil.
Você pode encontrar o software em diversos repositórios, porém, o modo mais fácil e prático de instalação é através do Flathub (pacote Flatpak).
Neste caso, basta utilizar o comando abaixo:
flatpak install flathub com.github.wwmm.easyeffects
Solução de problemas comuns nos equalizadores
Embora tanto o Easy Effects quanto o PulseEffects sejam fáceis de usar e configurar, problemas podem acontecer, é claro.
Um dos mais comuns é a falta de som ou som distorcido. Este problema geralmente acontece devido a conflitos com outros aplicativos de áudio, ou então por alguma configuração feita de forma incorreta.
Se você estiver enfrentando problemas com o Easy Effects ou o PulseEffects, verifique, em primeiro lugar, se as configurações de áudio no seu sistema estão corretas.
Veja também se existe algum tipo de conflito com outros softwares de áudio, e certifique-se de que as configurações de saída (do áudio) estão corretas (veja também se o volume está definido corretamente).
Conclusão
Se você pretende aprimorar a qualidade do áudio no seu computador Linux, o Easy Effects (servidor PipeWire) e o PulseEffects (servidor PulseAudio) são excelentes aplicativos.
Ambos são mais que meros equalizadores de áudio, e oferecem uma grande quantidade de recursos e opções de personalização.
Os dois softwares também são muito fáceis de usar e configurar, e contam inclusive com diversas predefinições para ajudar você a iniciar de forma mais rápida.
Através destas ferramentas poderosas e gratuitas, você pode aprimorar o áudio do seu computador de acordo com suas preferências.
Até a próxima!
0 comentários