Games no Linux: como instalar e jogar – Parte 1

por | 29/06/2022 | Games

Muitas pessoas ainda têm um certo medo de migrar para o Linux e ficar sem acesso aos seus queridos games. Entretanto, é bom que você saiba desde já que sim, é totalmente possível instalar e rodar vários games no Linux.

Através deste guia, você ficará sabendo tudo sobre a instalação de jogos eletrônicos no sistema operacional do pinguim. E mais: você também irá conhecer várias plataformas bacanas e repletas de jogos (muitos deles gratuitos).

Vale lembrar que esta é a primeira parte de uma série de guias. Neste início, cobrirei as principais “fontes”, ou “meios”, para você obter jogos para Linux (incluindo plataformas que disponibilizam games gratuitos).

Obs: a segunda, a terceira e a quarta parte desta série de artigos já foram publicadas, e podem ser acessadas através dos links abaixo:

Nos artigos seguintes, entrarei em detalhes relacionados a formatos de pacotes, downloads, instalações e demais procedimentos.

Bem, posso dizer que sempre gostei muito de games. Aliás, tudo começou em meados da década de 80, quando ganhei meu primeiro Atari 2600. De lá para cá foram várias as plataformas (incluindo o PC), além de muitos e muitos títulos jogados.

Assim, apesar de atualmente não jogar com a frequência que gostaria, ainda tenho alguns títulos instalados no meu computador. E, sim: todos rodando no Linux, instalados de várias maneiras diferentes.

Games no Linux

Sendo bem sincero, nem tenho mais uma instalação do Windows. E se você ainda tem alguma distribuição Linux em dual boot com o Windows, bem, talvez seja hora de rever alguns conceitos.

Nesse sentido, devo também dizer que esta série de artigos tem por objetivo desmistificar este assunto para você. Este é um dos meus objetivos aqui no blog TecLinux, inclusive quando escrevo a respeito de Linux. Vamos lá!

É possível instalar games no Linux?

Sim, é possível. Não apenas instalar, é claro, mas também jogar e se divertir bastante. Embora o catálogo de jogos para Linux não seja tão grande quanto o do Windows, ele também possui um tamanho considerável.

Como resultado, um grande número de pessoas pode acabar se beneficiando, principalmente devido a iniciativas, projetos e lançamentos como o Steam Deck e o Proton (ambos da Valve), por exemplo.

É claro que grandes lançamentos e/ou franquias não aparecem na plataforma aberta. Pelo menos, não no momento do lançamento.

Porém, cada vez mais games excelentes são disponibilizados para Linux. Cada vez mais projetos bacanas como o Lutris (open source) e o Wine, por exemplo, deixam a nossa vida bem mais fácil.

Existem comunidades muito ativas espalhadas pelo mundo, trabalhando para trazer ótimos games e plataformas para o sistema operacional do pinguim.

Linux

Além disso, existem distribuições Linux especialmente focadas em jogos. Este é o caso do próprio SteamOS, além de distros como ChimeraOS, Batocera.linux, Fedora Games, Drauger OS e Lakka.

Porém, você também pode desfrutar de bons jogos mesmo utilizando uma outra distro. Por exemplo, você pode perfeitamente jogar no Kubuntu, no Linux Mint, etc.

Participação de mercado, prioridades e problemas

Por outro lado, temos de nos lembrar também do market share (participação de mercado) do Linux, o qual, de acordo com o site StatCounter, é de 2,45% (contra 75,54% do Windows).

Ou seja, com menos desktops Linux (as máquinas que, afinal de contas, irão rodar os jogos) no mercado, é natural que os desenvolvedores acabem não priorizando a plataforma do pinguim.

Mas isto está mudando, pouco a pouco. E de acordo com tudo o que eu citei acima, é também natural que nossa esperança aumente ao longo do tempo, com a chegada de cada vez mais títulos e projetos bacanas.

Então, a resposta à pergunta feita acima pode ser “depende”. Depende do estilo do jogador, bem como de suas expectativas. Há também, é importante dizer, jogos modernos e muito bonitos no Linux, incluindo vários gratuitos.

Suponho inclusive que, caso haja uma maior adoção do Linux por parte dos jogadores (o que acabará se refletindo no market share do sistema operacional), chegará um tempo em que até mesmo grandes lançamentos chegarão simultaneamente à nossa plataforma.

Muitos jogos, além disso, funcionam no Linux apenas após alguns procedimentos básicos. Isto é algo que pode afastar muitas pessoas. Entretanto, através dos vários clientes, plataformas, sistemas e projetos criados em torno do tema, tudo fica bem mais simples, como você verá ao longo desta série de guias.

Além disso, é importante também lembrar que esta série de artigos não cobre apenas uma distro em específico, mas sim games para Linux em geral.

Onde encontrar games para Linux

Ao longo dos anos, a oferta cada vez maior de jogos para Linux fez com que um grande número de pessoas se sentisse mais confortável com o sistema operacional.

Dessa forma, muitos usuários acabaram deixando de lado um dual boot com Windows e transformaram o Linux no seu sistema operacional principal.

Neste ponto, vale dizer que há um grande número de “fontes de games” disponíveis, incluindo meios muito tradicionais e talvez, quem sabe, já presentes na distro que você usa atualmente.

Assim, confira abaixo uma lista com diversos locais e métodos para encontrar games nativos para Linux de forma muito fácil e rápida.

Repositórios de games no Linux

Há um número bem grande de jogos eletrônicos disponíveis nos repositórios de várias distros. Ubuntu, Debian, openSUSE, Linux Mint (além de várias outras): todas estas distribuições contam com games em seus repositórios.

Games no Linux - Kubuntu

Assim, você pode instalar games no Linux tanto através do terminal quanto da loja de aplicativos. Neste ponto, várias lojas de aplicativos contam inclusive com categorias dedicadas apenas aos games, e isto pode facilitar muito a sua vida.

Vale a pena também lembrar que os títulos disponíveis através de repositórios são gratuitos. Além disso, eles rodam de forma nativa, ou seja, você não enfrentará maiores problemas, desde que o seu hardware seja capaz de executar os títulos, é claro.

Mas não se preocupe: nos próximos artigos você encontrará instruções detalhadas sobre os repositórios de games no Linux.

Steam

O Steam é a maior loja de jogos para PC do mundo. A plataforma da Valve, além disso, conta com um número bem grande de jogos gratuitos, e isto faz com que ela seja ainda mais atrativa.

A loja também lança promoções sazonais que garantem a seus usuários títulos diversos a preços extremamente baixos. Esta é, sem dúvida, uma ótima maneira de aumentar a sua coleção de games.

Games no Linux - Steam

O Steam conta com uma biblioteca bem grande de games para Linux. Há inclusive uma categoria totalmente dedicada aos games no sistema operacional do pinguim, chamada “SteamOS + Linux“.

Em tal seção, você pode encontrar games e franquias famosos, como por exemplo Counter-Strike, Civilization, Total War, Borderlands 2, Hitman, Half-Life, Left 4 Dead 2, Dota 2, etc. A seção de jogos para Linux do Steam também oferece diversos filtros muito úteis.

Assim, você pode rapidamente acessar títulos de “Aventura”, de “Estratégia”, e até mesmo RPGs. Uma rápida pesquisa no Steam pelo termo “Linux”, além disso, também retorna diversos jogos bacanas. Você pode até mesmo encontrar jogos da franquia Tomb Raider, por lá.

Jogar no Linux através do Steam é algo bem simples. O enorme catálogo da loja ajuda bastante, porém seu excelente cliente deixa tudo mais tranquilo ainda.

Mas não se preocupe: nos próximos artigos desta série você encontrará instruções detalhadas sobre a loja da Valve para Linux.

GOG

Eis aqui outra loja de jogos para computadores que possui uma seção totalmente dedicada aos games no Linux. O GOG é uma loja de jogos polonesa. Uma loja pertencente à desenvolvedora CD Projekt RED, aliás.

No GOG, você pode acessar a seção “All games for Linux” para obter acesso a uma lista com inúmeros títulos. Na loja, você também pode encontrar vários indies sensacionais.

Games no Linux - GOG

De maneira idêntica ao Steam, além disso, no GOG você compra jogos uma única vez. Caso eles sejam multiplataforma, você obtém acesso a todas as versões disponíveis (Windows, Mac e Linux).

É também bom ressaltar que a loja oferece títulos livres de DRM. Além disso, através de sua interface web é extremamente fácil baixar os instaladores dos jogos (o GOG fornece scripts de instalação através de arquivos SH).

Nesse sentido, vale lembrar também que o GOG possui um prático cliente, muito parecido com o do Steam, o qual permite o download, a instalação e o gerenciamento de sua biblioteca de jogos. No Windows, porém!

Infelizmente, o cliente GOG Galaxy está disponível apenas para sistemas Windows. Porém, é muito fácil instalar os jogos adquiridos no GOG.

E não se preocupe: nos próximos artigos desta série você encontrará instruções detalhadas sobre o download e a instalação de jogos para Linux através do GOG.

Humble Bundle

O Humble Bundle é uma loja bem especial, que também oferece inúmeros indie games bacanas, além disso.

Um dos diferenciais da loja está ligado ao modo como uma parte das vendas acontece. Na modalidade “Pay What You Want”, você pode simplesmente dizer quanto quer pagar pelos jogos.

Games no Linux - Humble Bundle

Além disso, nesta modalidade também é possível destinar uma parte do valor da sua compra para instituições de caridade e para os próprios desenvolvedores.

O Humble Bundle também vende outros jogos, de grandes publishers e desenvolvedoras, como por exemplo Monster Hunter Rise e Elden Ring, dentre outros.

No entanto, a plataforma também possui uma seção especialmente dedicada aos games no Linux. Nela, você encontra vários títulos interessantes.

A loja disponibiliza jogos para Linux em vários formatos de pacotes, é bom lembrar. Assim, após adquirir os jogos por lá, você poderá se deparar com pacotes .RPM e .DEB, por exemplo, além de arquivos .tar.gz, .zip e .sh.

A loja também possui um aplicativo cliente. Entretanto, ele está disponível apenas para o Windows. Mas não se preocupe: nos próximos artigos desta série você encontrará instruções detalhadas a respeito dos jogos para Linux do Humble Bundle.

Itch.io

O Itch.io é uma plataforma sensacional, repleta de indie games, sendo que muitos, além disso, são totalmente gratuitos.

Acredite: há muita coisa boa nesta plataforma, e você pode simplesmente utilizar o filtro “Linux” (dentro de “Browse Games”) para obter então acesso à listagem de games para Linux.

Itch.io

Neste exato momento, a loja conta com milhares de títulos disponíveis, e você também pode utilizar o filtro “Free” para conferir a lista de games totalmente grátis.

O Itch.io também disponibiliza um cliente através do qual você pode baixar, instalar e até mesmo gerenciar as atualizações automáticas dos seus games. E, sim, este cliente também possui uma versão para Linux, felizmente.

E fique tranquilo: nos próximos artigos desta série você encontrará instruções detalhadas a respeito dos jogos para Linux do Itch.io.

Game Jolt

O Game Jolt é uma plataforma muito interessante e repleta de indie games. A loja também disponibiliza um cliente para o sistema operacional do pinguim (além do Windows).

Através deste aplicativo, você pode instalar seus games e também utilizar ferramentas sociais disponibilizadas pela plataforma.

Game Jolt

O Game Jolt oferece um catálogo impressionante de games para Linux, além de disponibilizar também títulos através da modalidade “Name Your Price”, onde o próprio usuário define quanto quer pagar. Além disso, há um número bem grande de jogos gratuitos.

E não se preocupe: nos próximos artigos desta série você encontrará instruções detalhadas a respeito do download e da instalação de jogos para Linux baixados do Game Jolt.

Portable Linux Games

O site portablelinuxgames.org disponibiliza uma coleção muito interessante de jogos gratuitos para Linux. Lá, você pode baixar os games em diversos tipos de pacotes, valendo a pena também lembrar que em muitos casos o site disponibiliza um AppImage.

Portable Linux Games

É importante ressaltar, porém, que o Portable Linux Games oferece diversos pacotes apenas para sistemas de 32 bits. Assim, para executá-los em sistemas de 64 bits, são necessários alguns procedimentos extras (é necessário ativar o suporte a multilib no seu sistema).

Mas não se preocupe: isto também será coberto nesta série de guias. Nos próximos artigos da série você encontrará informações relacionadas e detalhadas.

Fanatical

A Fanatical é uma loja de jogos para computadores que trabalha inclusive com títulos de grandes produtoras, como Bandai Namco, Sega, Ubisoft, Square Enix, 2K, etc.

A loja não disponibiliza títulos gratuitos, mas ela vende games para Linux e possui inclusive uma seção dedicada a este sistema operacional.

Fanatical

Assim, através da Fanatical, você que está interessado neste mundo dos games no Linux, poderá comprar vários títulos. Dentre os games multiplataforma vendidos por lá, podemos citar, por exemplo, Baldur’s Gate, Two Point Hospital, Civilization V, Saints Row IV, Metro Exodus, etc.

E não se preocupe: nos próximos artigos desta série você encontrará instruções detalhadas sobre o download e a instalação de jogos para Linux da Fanatical.

Concluindo a seção sobre fontes de games no Linux

Agora, você já conhece 08 (oito) fontes para baixar games no Linux. Sites, plataformas e serviços onde é possível encontrar milhares de jogos, incluindo títulos gratuitos.

O Linux, como você pôde perceber, é também capaz de proporcionar muita diversão de qualidade a usuários de todas as idades, através de games bacanas e desenvolvidos com muito esmero.

Conclusão

E assim chegamos ao fim da parte 1 da série de artigos sobre games no Linux. Fique de olho no blog TecLinux, pois a parte 2 será publicada nos próximos dias.

Obs: a parte 2 da série foi publicada, e pode ser acessada através deste link.

Nos próximos artigos, portanto, cobriremos vários detalhes importantes sobre os jogos para Linux, incluindo detalhes relacionados à instalação de aplicativos cliente, jogos propriamente ditos, serviços e plataformas.

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar com seus amigos!

Compartilhe este conteúdo:

<a href="https://teclinux.com/author/marcos-zy/" target="_self">Marcos A.T. Silva</a>

Marcos A.T. Silva

Apaixonado por tecnologia desde tenra idade, trabalha com TI há mais de 20 anos. Tem no rock and roll (em suas mais variadas vertentes) uma válvula de escape, e adora escrever guias e tutoriais, além de ser um grande entusiasta do Linux e do software livre.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos!