Games para Linux: como instalar e jogar – Parte 2

por | 30/06/2022 | Games

Na primeira parte desta nossa série, você pôde conferir vários “meios de download”, plataformas, serviços e sites onde é possível obter games para Linux.

Aliás, para ler a parte 1 agora mesmo (recomendo que você faça isto antes de continuar lendo este artigo), basta clicar no link abaixo:

Obs: a parte 3 e a parte 4 da série também já foram publicadas, e você pode acessá-las através dos seguintes links (procure ler os guias na ordem correta, entretanto):

Em primeiro lugar, devo dizer que neste segundo guia entrarei em detalhes a respeito do uso da plataforma Steam. Outras lojas, como GOG, Humble Bundle e Itch.io, por exemplo, serão abordadas nos próximos artigos desta série.

Assim, você vai aprender a instalar e a usar o launcher disponibilizado pelo Steam para gerenciar toda a sua biblioteca de jogos (o cliente Steam).

Nesta segunda parte, como um bônus, também abordarei alguns outros métodos de instalação de games para Linux. Você aprenderá a instalar jogos através dos repositórios oficiais da sua distro e também através de repositórios PPA.

Videogame

Você perceberá também, por outro lado, que através do launcher do Steam é muito fácil baixar e instalar games para Linux.

Basta, neste caso, instalar antes de qualquer coisa o próprio cliente fornecido pela plataforma, e tudo o mais será feito através dele, através de uma prática interface gráfica.

Continue comigo neste artigo, portanto!

Métodos de download e instalação de games para Linux

Como geralmente acontece no mundo do Linux, sempre há vários modos de realizar uma mesma tarefa. Sempre há mais de uma solução, digamos, para um mesmo problema.

Assim, após uma breve busca, não é raro encontrarmos mais de um método para baixar e instalar jogos em nossa distro. Porém, neste guia irei priorizar sempre que possível métodos que permitam que você faça tudo da forma mais fácil.

Ou seja, se um app cliente está disponível para alguma plataforma, cobrirei em detalhes os meios de instalação de tal software e também como baixar, instalar e gerenciar seus jogos através dele.

Ponto importante: hardware e drivers

Vale também a pena fazer dois alertas, antes de tudo: é necessário que o seu hardware seja capaz de rodar os jogos que você deseja baixar e instalar através deste guia.

Pois de nada adianta baixar um jogo pesado, por exemplo, sem ter instalada uma placa de vídeo capaz de dar conta do recado.

Do mesmo modo, você precisa sempre verificar outros quesitos importantes, como memória RAM, processador, espaço em disco, etc. Na dúvida, consulte sempre as páginas informativas dos games.

Nesse sentido, é muito importante também verificar se os drivers de sua placa de vídeo (caso você possua uma) estão instalados e atualizados.

As fabricantes AMD e NVIDIA oferecem instruções através de seus respectivos websites. Entretanto, suponho que você já verificou tudo isto, uma vez que chegou até aqui.

Agora, vamos lá!

Instalando games para Linux através dos repositórios das distros

Uma ótima maneira de obter games para Linux de forma gratuita é através das lojas de aplicativos. Sim, a loja de apps da distribuição que você usa atualmente.

Inúmeras distros possuem jogos em seus repositórios, e estes podem ser facilmente instalados através de uma interface gráfica (além do terminal).

Games para Linux - Repositórios

Assim, você encontra games facilmente em diversas distros, tais como, por exemplo, Linux Mint, Fedora Games, Ubuntu, Pop!_OS, Solus, etc.

Isto além das já citadas (no artigo anterior) ChimeraOS, Drauger OS, Batocera.linux e Lakka, as quais são na verdade distros focadas em jogos.

Portanto, aqui não existem muitos segredos. Você deve apenas abrir a loja de aplicativos da sua distribuição e acessar a categoria “Games” (ou “Jogos”), por exemplo. Você pode também simplesmente buscar pelo nome do game desejado. É bem fácil.

Obs: algumas lojas ainda dividem os jogos em subcategorias, como por exemplo “Estratégia”, “Arcade”, “Emuladores”, “Esportes”, etc.

Assim que encontrar um game que seja do seu interesse, basta então clicar no botão “Instalar” (ou algum equivalente).

Além disso, remover o jogo através da loja de aplicativos é também muito simples. Geralmente, ao acessar a seção que exibe os softwares instalados no computador, você encontrará um botão chamado “Remover” (ou até mesmo “Desinstalar”). Use-o então para remover o jogo que você não quer mais.

Obs: é possível também que a seção “Jogos” seja uma subcategoria dentro da seção “Aplicativos”. Portanto, fique de olho.

Agora, uma última observação sobre as lojas de aplicativos. Através desta modalidade, você geralmente não obterá muitos jogos. Ou, pelo menos, não conseguirá baixar os títulos mais famosos e/ou bonitos e divertidos, como por exemplo Counter-Strike: Global Offensive.

Claro: “diversão” é algo bem subjetivo. Porém, neste caso, e dependendo de suas preferências e do tipo de jogo que tem em mente, confira os métodos abaixo.

Trabalhando com repositórios PPA

Há também a possibilidade de instalar games para Linux através de repositórios PPA. Mas você deve estar se perguntando: “O que é um repositório PPA”?

Bem, PPA é uma sigla para “Personal Package Archives” (ou “Arquivos de Pacotes Pessoais”). Em suma, vale dizer que o PPA foi criado pela Canonical, e permite que usuários e desenvolvedores criem seus próprios repositórios para distribuição de aplicativos.

Games para Linux - SuperTuxKart

Através dos PPA, geralmente você também pode obter versões mais recentes de vários apps. Versões, muitas vezes, que não estão disponíveis nem mesmo nos repositórios oficiais.

Não vou entrar em muitos detalhes aqui, nem mesmo em detalhes que envolvem segurança. De qualquer forma, vale dizer que o PPA que listarei mais abaixo pode ser utilizado sem qualquer problema. Fique tranquilo!

Assim, devo também explicar como você deve proceder para “trabalhar” com repositórios PPA no seu sistema (através do terminal).

1) Adicione o repositório PPA ao seu sistema através do comando abaixo:

sudo add-apt-repository endereçoDoPPA

2) Em seguida, você deve atualizar a lista dos pacotes que podem ser instalados no seu Linux:

sudo apt-get update

3) Finalmente, instale o pacote:

sudo apt-get install nomeDoPacote

Lembre-se apenas de substituir “endereçoDoPPA” pelo endereço correto do repositório, e “nomeDoPacote” pelo nome do jogo.

Instalando games para Linux através do repositório PPA XtraDeb

Agora que você já sabe como adicionar repositórios PPA ao seu Linux (Debian, Ubuntu e derivados), pode também adicionar um repositório sensacional.

Trata-se do XtraDeb, o qual conta com inúmeros jogos (incluindo títulos open source). O projeto possui até mesmo um site oficial, no endereço xtradeb.net, onde é possível encontrar uma lista com os games disponíveis.

Games para Linux - Repositório PPA - XtraDeb

Dentre os títulos disponíveis, vale citar, por exemplo:

  • Xonotic;
  • Warzone2100;
  • UrbanTerror;
  • VDrift;
  • Megamario;
  • 0AD;
  • E muitos outros!

Agora, para adicionar o repositório XtraDeb, execute o seguinte comando no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:xtradeb/play

Em seguida, atualize o banco de dados do seu sistema com os pacotes disponíveis:

sudo apt update

Finalmente, basta instalar o game desejado. Faça uma pesquisa no site xtradeb.net, encontre o pacote/game que deseja instalar, e execute então um comando com a sintaxe abaixo:

sudo apt install nomeDoPacote

Por exemplo, vamos agora instalar o game de corrida de karts SuperTuxKart. Aliás, jogo recomendadíssimo! Use, portanto, o comando abaixo:

sudo apt install supertuxkart

A seguir, para executar o jogo, basta digitar “supertuxkart” (sem aspas) no terminal (seguido de um ENTER), ou então acessá-lo normalmente através do menu de aplicativos da sua distro.

É muito fácil, não? Basta realizar as devidas modificações no comando de instalação, dependendo do game que você deseja instalar.

Instalando games para Linux através do Steam

Utilizar o Steam é uma das melhores formas de adquirir, baixar e instalar games para Linux. De fato, a loja da Valve conta atualmente com um catálogo de títulos impressionante, incluindo vários para o sistema operacional do pinguim.

Além disso, você pode encontrar vários jogos gratuitos no Steam, e a seção “SteamOS + Linux” (acessível à partir do menu “Categorias”) representa uma verdadeira “festa”.

Jogos de grandes produtoras e desenvolvedoras dividem espaço com excelentes indie games, e você pode também utilizar vários filtros para refinar a sua busca.

Games para Linux - Steam

Vale lembrar que, antes de tudo, você deve criar uma conta no Steam. Este é um processo gratuito, e através dele você já pode inclusive obter acesso aos títulos grátis. Portanto, antes de qualquer coisa, acesse o site store.steampowered.com e crie a sua conta.

O Steam geralmente pode ser encontrado nos repositórios das distros. Porém, de qualquer forma, seguem abaixo instruções relativas à instalação do software da plataforma.

Através de tal software (o cliente Steam) você pode gerenciar totalmente a sua biblioteca. Ou seja, também no Linux, significa que tudo será feito através de uma interface gráfica, de forma muito simples.

Mãos à obra:

Como instalar o Steam através de um pacote flatpak

De acordo com o meu intuito em facilitar a sua vida ao máximo, vale dizer que o modo mais fácil de instalar o Steam no Linux é utilizar o pacote flatpak oficial. Assim, é possível realizar a instalação em praticamente qualquer distro, apesar da Valve recomendar o Ubuntu.

Antes, porém, existem alguns procedimentos adicionais, que deverão ser feitos apenas uma vez. Antes de mais nada, vale lembrar que o software do Steam está disponível apenas em versão 32 bits.

Não há nenhum problema nisto, entretanto, e você deve executar o comando abaixo para verificar qual a arquitetura do seu sistema:

uname -a

Verifique então a saída. Caso nela conste “x86_64”, o seu sistema é de 64 bits. Qualquer outro valor aí indica, portanto, um sistema de 32 bits. Execute agora o comando abaixo:

dpkg --print-foreign-architectures

Através do comando acima, você saberá se o seu Linux possui suporte a multiarch, ou seja, se ele é capaz de rodar bibliotecas de 32 bits juntamente com as de 64 bits.

A saída do comando acima deve ser “i386”. Em caso contrário, seu sistema não possui suporte a multiarch, e você deve então executar o seguinte comando para habilitar o suporte à arquitetura i386:

sudo dpkg --add-architecture i386

Finalmente, execute o comando abaixo:

sudo apt update

Continuando, caso você ainda não saiba o que é flatpak, recomendo que dê uma olhada neste guia. Nele, explico todos os detalhes a respeito da tecnologia, incluindo ativação de suporte à mesma e modo de uso.

Portanto, para instalar o Steam no seu Linux à partir de um pacote flatpak, basta executar o comando abaixo no terminal:

flatpak install flathub com.valvesoftware.Steam

Finalmente, para executar o Steam após a instalação, simplesmente digite o seguinte no terminal:

flatpak run com.valvesoftware.Steam

Mas, claro: você também pode inicializar o cliente através do seu menu de aplicativos. Viu como é fácil?

Acessando, baixando e gerenciando seus jogos do Steam no Linux

Assim que você inicia o software da Valve, é possível criar uma nova conta através do mesmo (Create New Account) ou então logar com sua conta já existente (Login to an Existing Account).

Suponho que você já tenha criado sua conta. Portanto, clique em “Login to an Existing Account” e informe seus dados de login.

Após o login, acesse o menu “Steam ==> Settings”. Na aba “Interface”, altere o idioma para “Português – Brasil”. O aplicativo do Steam será então reiniciado. Quando ele reabrir, já estará 100% em pt-BR.

A partir daqui, tudo é muito intuitivo. Repare que existe uma aba chamada “Loja”, através da qual você pode navegar normalmente no Steam e até mesmo adquirir games.

Há também a aba “Biblioteca”, onde você pode consultar seus próprios jogos e inclusive realizar a instalação dos mesmos. No topo do aplicativo, localize agora o menu “Categorias”, conforme a imagem abaixo, e a seguir acesse a opção “SteamOS + Linux”:

Games para Linux - Steam

Agora é com você! Use a busca, navegue através da loja do Steam para Linux, pesquise os games grátis (categoria “Gratuito para Jogar”), etc.

Encontrado o jogo desejado, basta clicar no botão “Jogar”: isto fará com que ele seja adicionado à sua biblioteca. O download será então iniciado, e você pode acompanhar o progresso em “Exibir ==> Downloads”.

Observe também que o Steam oferece diversos filtros para facilitar a sua vida. Assim que você acessa a aba “Biblioteca”, seus games são listados. Nesta tela, há um pequeno ícone de um pinguim: clique nele para filtrar apenas os games para Linux. Simples, não?

Steam

Agora, caso você opte por adquirir um jogo na Loja, basta selecioná-lo e então clicar no botão “+ Carrinho”: siga todos os passos solicitados, daí em diante (incluindo a inserção de dados de pagamentos), e rapidamente a compra será concluída.

Conclusão

Desse modo, chegamos ao final da parte 2 da nossa série de artigos a respeito de games para Linux. Você agora também sabe um pouco mais a respeito do Steam, a maior loja de jogos para computadores do mundo.

Além disso, você também pôde conferir em detalhes como deve ser feita a instalação do software da loja no sistema operacional do pinguim. Tudo da forma mais prática e fácil possível, através do uso de um pacote flatpak (universal).

Vale lembrar mais uma vez que, uma vez instalado o aplicativo no seu sistema, é muito fácil baixar e instalar games. Basta apenas que eles sejam compatíveis com Linux (e o Steam conta com muitos deles).

Gostou do artigo? Deixe um comentário, e compartilhe com seus amigos!

Compartilhe este conteúdo:

<a href="https://teclinux.com/author/marcos-zy/" target="_self">Marcos A.T. Silva</a>

Marcos A.T. Silva

Apaixonado por tecnologia desde tenra idade, trabalha com TI há mais de 20 anos. Tem no rock and roll (em suas mais variadas vertentes) uma válvula de escape, e adora escrever guias e tutoriais, além de ser um grande entusiasta do Linux e do software livre.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos!