Se você costuma utilizar aplicativos no formato AppImage, o Gear Lever pode representar uma ótima adição ao seu kit de ferramentas no Linux.
O software é muito completo, e também possui uma GUI (Graphical User Interface, ou Interface Gráfica do Usuário, em português) extremamente descomplicada.
Através deste artigo, você conhecerá detalhes da ferramenta, bem como instruções de instalação e utilização no Linux.
Vamos lá!
AppImages: o “problema”
Em primeiro lugar, se você tem alguma dúvida em relação a AppImages, gostaria de sugerir este guia do TecLinux.
De forma resumida, porém, vale lembrar que AppImage é um formato de empacotamento e distribuição de software em sistemas Linux.
Trata-se, além disso, de um formato universal, e os programas disponibilizados desta forma podem ser executados na grande maioria das distribuições Linux.
Os AppImages, além disso, são portáteis. Para utilizar um aplicativo neste formato, você baixa, na verdade, um único arquivo, o qual também inclui todas as dependências necessárias para o funcionamento do programa.
O grande “problema” desta tecnologia está relacionado ao fato de que os AppImages não se integram com o sistema. Eles nem mesmo são exibidos nos menus de aplicativos, o que pode levar a algumas confusões.
Este é o “problema” que você pode resolver, portanto, através do aplicativo Gear Lever.
O que é o Gear Lever?
O Gear Lever (página do projeto no GitHub) é um excelente software open source, capaz de integrar os AppImages ao Linux de forma automática e total.
Além disso, o programa também funciona como uma completa central de gerenciamento de AppImages, sendo inclusive capaz de lidar com novas versões dos aplicativos (atualizações).
Através deste prático software gratuito, você é capaz de localizar e acessar facilmente todos os seus AppImages, inclusive através de seu menu de aplicativos.
Os AppImages baixados também podem ser perfeitamente adicionados à dash do GNOME, por exemplo, ou então à dock de sua preferência.
O software também permite que você centralize todos os programas neste formato, em uma única pasta, para uma organização ainda maior.
Se você costuma se perder com a presença de diversos programas portáteis (AppImages) em seu sistema, o Gear Lever certamente será de grande valia.
E agora você vai conferir os detalhes de instalação do aplicativo de código aberto no Linux. E não se preocupe, tudo é extremamente simples.
Como instalar o Gear Lever no Linux
É muito fácil instalar o Gear Lever em praticamente qualquer distribuição Linux, pois o software se encontra no Flathub.
Dessa forma, você deve contar com o devido suporte a pacotes Flatpak na sua distro. Caso necessário, dê uma olhada nos dois guias abaixo:
A seguir, para instalar o Gear Lever no Linux, execute o comando abaixo em seu terminal:
flatpak install flathub it.mijorus.gearlever
Como utilizar o Gear Lever
Você perceberá rapidamente que o aplicativo é extremamente amigável. Além disso, gostaria de mencionar outra ferramenta do gênero, o AppImageLauncher.
Infelizmente, tive diversos problemas com este último programa, o qual chegou a impedir totalmente a execução de AppImages no meu computador.
Devido a isto, e também após ler diversos relatos na web, deixo de recomendar o AppImageLauncher (como fiz em meu artigo sobre o formato AppImage – link acima) e passo a indicar o Gear Lever.
Pois bem, utilizar o Gear Lever é muito fácil. Ao abrir o software, você irá se deparar com uma tela bem parecida com a abaixo, onde são listados os AppImages encontrados/adicionados:
Gear Lever: como iniciar e remover AppImages
Ao clicar em qualquer opção na tela inicial do software (veja na imagem acima), você é levado até uma nova janela, onde algumas opções são então exibidas.
As principais são:
- Launch: iniciar o programa;
- Remove: Remover / “Desinstalar” o programa (o AppImage será deletado).
Esta nova janela também exibe o caminho para o arquivo (path). Confira a imagem relacionada:
Gear Lever: como integrar novos AppImages
Agora, sugiro um teste, para que você entenda como o software funciona, e como se dá a integração automática.
Baixe um AppImage qualquer em seu sistema, armazenando-o em qualquer diretório. No meu caso, baixarei novamente o DAW LMMS (confira detalhes neste artigo).
Você pode até mesmo fechar o Gear Lever, pois ele continuará em execução no “background“.
Agora, abra qualquer gerenciador de arquivos, acesse a pasta onde o AppImage foi baixado, e clique duas vezes sobre ele.
Obs: devido ao fato do Gear Lever estar em execução, não é necessário nem mesmo fornecer permissão de execução como um programa.
Ao clicar duas vezes sobre o novo AppImage, o integrador entrará em ação, e você verá uma tela parecida com a abaixo:
Agora, você deve obrigatoriamente marcar o checkbox “I have verified the source of this app“, para confirmar que o programa foi baixado de uma fonte segura.
Continuando, você pode optar por qualquer uma das duas opções exibidas, conforme abaixo:
- Launch: apenas fornece permissões de execução ao AppImage e o executa;
- Move to the app menu: move o AppImage para um diretório central e garante permissão de execução.
É fácil perceber, dessa forma, que você deve preferencialmente optar pela opção “Move to the app menu“. Esta é a opção que garante a integração do AppImage com o sistema.
Assim, você já pode facilmente encontrar o novo software em seu menu de aplicativos.
Veja:
Ou seja, agora você já pode iniciar o novo aplicativo normalmente, através do menu de aplicativos. Você também pode iniciá-lo através de um launcher como o Cerebro, por exemplo.
E as mesmas opções constantes no capítulo “Gear Lever: como iniciar e remover AppImages” (acima) estão agora disponíveis para o software.
Obs: você também pode adicionar um novo AppImage diretamente através do Gear Lever. Basta utilizar o botão com o símbolo de +
, no canto superior esquerdo.
Configurações e ajustes
Na tela inicial do integrador de AppImages, há um botão para acesso às suas configurações. Ele fica um tanto quanto “escondido”, mas permanece à esquerda do botão de minimização da janela:
Clique agora, portanto, na opção “Preferences” (Preferências). Aqui, sugiro que você mantenha ativas as seguintes opções:
- Show integrated AppImages outside the default folder: para integrar eventuais programas que encontram-se fora da pasta padrão;
- Move AppImages into the destination folder: para centralizar todos os AppImages em um único diretório. O Gear Lever move os arquivos de forma automática, no momento da integração.
Além disso, a janela de preferências também exibe o diretório padrão (AppImage default location), que é o seguinte:
~/AppImages
Ou seja, todos os AppImages serão centralizados automaticamente pelo Gear Lever no momento da integração (veja acima), em uma pasta chamada AppImages
, dentro do diretório do seu usuário.
Obviamente, você pode alterar o caminho padrão, mas, para evitar eventuais complicações, sugiro que você deixe como está.
Além disso, se você reparar na imagem relacionada ao acesso às preferências do aplicativo, verá que há também uma opção chamada “Open log file“: sim, logs de todas as operações realizadas também podem ser consultados.
Conclusão
Se você costuma utilizar AppImages em sua distro Linux preferida, o Gear Lever representa uma excelente alternativa para gerenciamento e integração.
O software de código aberto é leve, rápido e bem direto ao ponto, economizando na quantidade de telas mas garantindo que você tenha todo o controle necessário sobre seus AppImages.
Espero que este artigo tenha lhe agradado, e por favor, em caso de dúvidas e/ou sugestões, não hesite em deixar um comentário.
Até a próxima!
0 comentários