Imapsync: guia completo para migrar e-mails de forma rápida e segura

por | 03/04/2023 | Servidores

Geralmente, migrar contas de e-mail de um servidor para outro pode representar um processo bem complicado. Porém, ferramentas como o Imapsync facilitam e agilizam bastante esta tarefa.

Acontece que, dependendo dos servidores, das plataformas e dos softwares utilizados, bem como do tamanho das caixas de e-mail, a migração pode esbarrar em vários obstáculos.

No caso de servidores que utilizam determinados painéis de controle, além disso, o processo de transferência de mensagens pode se tornar ainda mais complicado.

Se você precisa transferir seu domínio e suas contas de e-mail para uma outra empresa de hospedagem de sites, é natural que não deseje perder mensagens.

E se você possui um servidor dedicado (ou um VPS, ou até mesmo um servidor cloud), onde muitas vezes os serviços não são gerenciados, a migração de e-mails pode se transformar em uma enorme dor de cabeça.

Este guia completo trata a respeito da migração de contas de e-mail (incluindo todas as suas mensagens) entre dois servidores, através do software Imapsync e do protocolo IMAP.

Abaixo você encontra instruções detalhadas tanto a respeito do uso da respectiva ferramenta online quanto a respeito da instalação e configuração do programa em um servidor Linux.

Porém, em primeiro lugar certifique-se de que seus backups estão atualizados. A seguir, dê uma olhada nos pré-requisitos, a fim de continuar com a leitura e a execução dos procedimentos necessários.

Pré-requisitos

Sistema/FerramentaPré-requisito
Sistema localLinux / Windows / Mac
Sistema remotoLinux
Ferramentas locaisTerminal (Linux) ou um cliente SSH (PuTTY, por exemplo)
Ferramentas remotasServidores Linux*
*Servidores LinuxAcesso aos servidores “antigo” (origem) e “atual” (destino)
Maiores detalhesUsuário com privilégios administrativos – sudo

O que é IMAP?

IMAP (ou Internet Message Access Protocol – Protocolo de Acesso a Mensagens da Internet) é um protocolo de recebimento de e-mail.

Através do IMAP, você é capaz de receber suas mensagens eletrônicas em qualquer dispositivo. Existe também um outro protocolo de recebimento de mensagens, é claro: trata-se do POP3.

Você certamente já se deparou com ambos, mas é importante ressaltar, antes de mais nada, as principais diferenças entre eles.

O POP3, pelo menos a princípio, baixa as mensagens recebidas e a seguir as apaga do servidor. Isto acontece quando o seu cliente de e-mail acessa sua respectiva conta, no servidor.

O IMAP, por sua vez, trabalha de forma bem diferente. Ele possibilita uma sincronização completa entre o cliente de e-mail (local) e o servidor de e-mails (remoto).

Ou seja, através do IMAP, um mesmo e-mail contará com uma cópia local e uma cópia remota, independentemente de qual seja o dispositivo utilizado (celular, computador, etc).

Assim, se você marcar um e-mail como lido no celular, por exemplo, este aparecerá como lido também no computador (até mesmo no próprio webmail, como o Roundcube, por exemplo).

Da mesma forma, se uma mensagem for deletada no webmail, a operação valerá para a conta de e-mail como um todo, ou seja, também no cliente de e-mail, no celular, etc.

Afinal de contas, estamos falando a respeito de um protocolo que permite sincronização, sendo que o mesmo vale para e-mails enviados.

É fácil perceber, portanto, que o IMAP é muito mais vantajoso que o POP3. E é importante também mencionar aqui o protocolo SMTP (ou Simple Mail Transfer Protocol): este é o protocolo utilizado para o envio de e-mail.

Porém, este guia trata especificamente a respeito de uma ferramenta que faz uso do IMAP. Assim, não entrarei em maiores detalhes a respeito do SMTP.

O que é Imapsync?

O Imapsync é um software desenvolvido pelo programador francês Gilles Lamiral. Existe uma versão online da ferramenta, bem como uma outra que pode ser instalada em servidores.

O Imapsync é uma ferramenta de migração de contas de e-mail através do protocolo IMAP. Apesar de também ser possível usá-lo em tarefas de backup, a migração de e-mail é o foco do programa.

Logo - Imapsync

É importante dizer que você também pode adquirir a ferramenta, e neste caso contará com suporte técnico fornecido diretamente por seu autor.

Mas também é possível utilizar o programa de forma 100% gratuita, sendo que aqui existem 2 modalidades de uso, as quais irei cobrir abaixo.

O Imapsync online

Você pode utilizar o Imapsync de forma totalmente online, sem que nada seja instalado no seu servidor. Neste caso, porém, há um limite de tamanho das contas (mailboxes).

Cada conta de e-mail, no Imapsync online, não pode ultrapassar 3 GB (três gigabytes). Trata-se, aliás, de uma limitação bastante generosa, penso eu.

Pois na modalidade online nós estamos utilizando os servidores de Gilles Lamiral, sendo que mesmo assim não existem limitações na quantidade de contas que você pode migrar.

Ou seja, se você precisa migrar 10 contas de e-mail, por exemplo, pode usar a ferramenta para a sincronização de todas elas, desde que nenhuma ultrapasse os 3 GB.

Além disso, utilizar o Imapsync online é muito fácil, e você precisa apenas de um navegador web, além das credenciais de acesso (e-mail completo e senha) e IPs dos servidores (origem e destino).

Como usar o Imapsync online?

Em primeiro lugar, acesse o site do Imapsync online. Observe que tudo é bem simples.

A ferramenta online é prática e direta ao ponto. No lado esquerdo, dentro de um quadro azul, há um formulário que solicita as informações da conta de e-mail “origem” (IMAP source Mailbox).

Já no lado direito, há um quadro verde contendo um formulário onde são solicitadas as informações relativas à conta de e-mail “destino” (IMAP destination Mailbox).

Ou seja, tudo o que você precisa fazer aqui é preencher ambos os formulários de forma correta. Mesmo assim, confira abaixo maiores detalhes a respeito das informações solicitadas.

Obs: antes de realizar as operações abaixo, é importante que você ainda possua a(s) conta(s) de e-mail no servidor “origem”, bem como já tenha criado a(s) mesma(s) no servidor “destino”.

No formulário IMAP source Mailbox:

Imapsync - Migrar conta de e-mail - Origem
  • Password: informe a senha da conta de e-mail “origem”;
  • IMAP server hostname: informe aqui o IP do servidor onde a conta de e-mail “origem” se encontra atualmente hospedada (ou então o nome do servidor IMAP origem – por exemplo: imap.dominio1.com).

No formulário IMAP destination Mailbox:

Imapsync - Migrar conta de e-mail - Destino
  • Password: informe a senha da conta de e-mail “destino”;
  • IMAP server hostname: informe aqui o IP do servidor onde a conta de e-mail “destino” será hospedada (ou então o nome do servidor IMAP destino – por exemplo: imap.dominio2.com). Ou seja, estes são dados do novo servidor.

Finalmente, clique no botão “Sync or resync“:

Botão - Sincronização

Agora, aguarde o processo de sincronização das contas e a seguir verifique no servidor de destino se os e-mails foram devidamente copiados (através do webmail, por exemplo).

Repita os procedimentos acima para todas as contas que desejar migrar, alterando apenas detalhes específicos de cada uma (“Login” e “Password“).

O Imapsync instalado em um servidor Linux

Há também uma versão “offline” do software de Gilles Lamiral, a qual pode ser instalada em um servidor remoto. Existem inclusive versões da ferramenta para Windows e macOS.

Porém, este guia cobre os procedimentos relacionados ao Linux, sendo que todos eles foram testados em um servidor rodando o Ubuntu 22.04.

A documentação do Imapsync (seção “Installation“) inclusive lista outras distros nas quais é possível instalar o software.

Há, por exemplo, uma página dedicada ao Arch Linux, além de outra dedicada ao Ubuntu. Isto sem falar que também é possível instalar a ferramenta em outros sistemas Unix-like, como o FreeBSD, por exemplo.

De qualquer forma, neste tutorial você irá conferir instruções relativas ao Ubuntu. Vale adiantar que os procedimentos abaixo foram testados e verificados por mim mesmo.

Recentemente, migrei algumas contas de e-mail para um outro servidor, sendo que algumas tinham mais de 5 GB.

Tais migrações, aliás, foram realizadas de forma rápida e bastante segura através do Imapsync.

Imapsync no seu servidor: sem limites

E agora você deve estar se perguntando: e o limite de 3 GB? Bem, na versão hosted, ou seja, na versão do programa instalada em nossos próprios servidores, não existe tal limite.

As limitações, aqui, serão impostas apenas pelo espaço em disco existente, além de elementos ligados ao próprio hardware. Entretanto, os requisitos do Imapsync são bem tranquilos.

Veja:

Requisitos para instalação do Imapsync

ElementoRequisito mínimo
Memória RAM500 MB
CPUSegundo o desenvolvedor, “qualquer CPU está Ok
Espaço em disco100 MB
Sistema operacionalLinux, Mac ou Windows*

*lembrando mais uma vez que este tutorial trata apenas do Imapsync Linux.

Como usar o Imapsync “offline” (hosted)?

Nesta modalidade de uso, o software deve ser instalado em um servidor Linux. Ou seja, você irá hospedar a ferramenta, por conta própria, em seu próprio servidor.

Portanto, acesse o servidor no qual as contas de e-mail serão migradas, através do SSH, e atualize o sistema:

sudo apt update && sudo apt upgrade

Obs: lembrando também que esta máquina deve possuir um servidor de e-mail rodando.

Como instalar o Imapsync “offline” (hosted) no Ubuntu?

Neste momento, você deve instalar algumas dependências. Copie todo o código abaixo (CTRL +C) e cole-o no seu terminal (CTRL + SHIFT + V):

sudo apt-get install  \
libauthen-ntlm-perl     \
libclass-load-perl      \
libcrypt-openssl-rsa-perl \
libcrypt-ssleay-perl    \
libdata-uniqid-perl     \
libdigest-hmac-perl     \
libdist-checkconflicts-perl \
libencode-imaputf7-perl     \
libfile-copy-recursive-perl \
libfile-tail-perl       \
libio-compress-perl     \
libio-socket-inet6-perl \
libio-socket-ssl-perl   \
libio-tee-perl          \
libjson-webtoken-perl   \
libmail-imapclient-perl \
libmodule-scandeps-perl \
libnet-dbus-perl        \
libnet-ssleay-perl      \
libpar-packer-perl      \
libproc-processtable-perl \
libreadonly-perl        \
libregexp-common-perl   \
libsys-meminfo-perl     \
libterm-readkey-perl    \
libtest-fatal-perl      \
libtest-mock-guard-perl \
libtest-mockobject-perl \
libtest-pod-perl        \
libtest-requires-perl   \
libtest-simple-perl     \
libunicode-string-perl  \
liburi-perl             \
libtest-nowarnings-perl \
libtest-deep-perl       \
libtest-warn-perl       \
make                    \
time                    \
cpanminus

Após a instalação das dependências necessárias, vamos aos procedimentos necessários para a instalação do Imapsync.

Para uma melhor organização, vamos criar um diretório na pasta home do nosso usuário. Assim, utilize o comando abaixo no seu terminal:

sudo mkdir ~/imapsync

Agora, acesse o diretório recém criado. No terminal, digite:

cd ~/imapsync

A seguir, e estando dentro de ~/imapsync, é necessário efetuar o download do Imapsync. Assim, use o seguinte comando:

sudo wget -N https://raw.githubusercontent.com/imapsync/imapsync/master/imapsync

Repare agora que, apesar de eu ter mencionado “instalação”, o software na verdade é composto por um único executável. Escrita em Perl, a ferramenta é inclusive bem pequena.

Através do comando acima, você baixou a versão mais recente do software, a qual neste momento é a 2.229.

Obs: para ter certeza, neste momento, basta usar o comando ls.

Em seguida, é necessário dar permissão de execução para o script. Assim, e ainda dentro da pasta ~/imapsync, digite o seguinte comando:

sudo chmod +x imapsync

Neste momento, se você estiver curioso, utilize o seguinte comando no terminal:

./imapsync

Com isso, informações e instruções relacionadas ao Imapsync serão exibidas. Confira inclusive a versão do software (2.229).

Agora, execute o comando abaixo:

sudo cp imapsync /usr/bin/

Obs: para maiores detalhes a respeito do comando e do diretório acima, dê uma olhada neste outro tutorial.

O comando abaixo, por outro lado, executará uma espécie de teste, e dentre outras coisas, também criará o diretório para os logs (~/imapsync/LOG_imapsync):

sudo ./imapsync --testslive

Lidando com as senhas

Antes de continuarmos, são necessários alguns procedimentos adicionais para que sejamos capazes de executar o comando para a migração dos e-mails.

Você deve criar dois arquivos .TXT, também dentro do diretório ~/imapsync. Use o comando abaixo:

sudo touch passfile1.txt passfile2.txt

Iremos utilizar estes dois arquivos para o armazenamento temporário das senhas (passfile1.txt e passfile2.txt). Já tive problemas neste ponto, devido à presença de caracteres especiais nas senhas.

Isto porque o Imapsync também permite que as senhas sejam fornecidas diretamente na linha de comando. Não trabalharemos desta forma, entretanto.

Mas como eu disse acima, erros podem ocorrer caso as senhas em uso possuam caracteres especiais, por exemplo.

Criando um arquivo para cada senha (origem e destino), nós evitamos este problema. Agora, você deve abrir ambos os arquivos de texto e colar nos mesmos as respectivas senhas.

Nesse sentido, passfile1.txt conterá a senha da conta de e-mail origem, e passfile2.txt conterá a senha da conta de e-mail destino. Cada um destes arquivos deve conter apenas a senha, sempre na primeira linha. E nada mais.

Assim, copie agora a senha da conta de e-mail origem (para sua área de transferência). Abra o arquivo passfile1.txt em seu terminal, através do comando abaixo:

sudo nano passfile1.txt

Com o arquivo aberto, cole a senha da conta de e-mail origem (CTRL + SHIFT + V). Estou assumindo, neste ponto, que você também está usando o editor nano. Agora, salve as modificações (CTRL + O) e feche o arquivo (CTRL + X).

Neste momento, copie a senha da conta de e-mail destino (para sua área de transferência). Agora, é necessário realizar o mesmo procedimento com o arquivo passfile2.txt. Abra-o, da seguinte forma:

sudo nano passfile2.txt

Com o arquivo aberto, cole a senha da conta de e-mail destino (CTRL + SHIFT + V). Em seguida, salve as modificações (CTRL + O) e salve o arquivo (CTRL + X).

Pronto, você já pode prosseguir.

Migrar e-mail: como usar o Imapsync “offline” (hosted) no Ubuntu?

O processo de migração acontece na própria linha de comando, sendo que o comando necessário possui a seguinte sintaxe:

sudo imapsync --host1 Servidor_Origem --user1 [email protected] --passfile1 /caminho/para/passfile1.txt --host2 Servidor_Destino --user2 [email protected] --passfile2 /caminho/para/passfile2.txt

Onde:

  • host1 (Servidor_Origem): informe o IP ou hostname do servidor “antigo”, ou seja, da máquina de onde você deseja buscar as mensagens (origem);
  • user1 ([email protected]): informe aqui o endereço de e-mail completo da conta que está sendo migrada (origem);
  • passfile1 (/caminho/para/passfile1.txt): caminho para o arquivo que contém a senha da conta de e-mail origem;
  • host2 (Servidor_Destino): informe o IP ou hostname do servidor “novo”, ou seja, da máquina para onde a conta de e-mail será migrada (destino);
  • user2 ([email protected]): informe aqui o endereço de e-mail completo da conta destino, ou seja, a nova conta, no novo servidor – lembre-se de criá-la na nova máquina;
  • passfile2 (/caminho/para/passfile2.txt): caminho para o arquivo que contém a senha da conta de e-mail destino.

Obs: lembrando mais uma vez que você deve permanecer no diretório ~/imapsync.

Agora, levando em consideração as informações acima, seu comando completo terá mais ou menos a aparência abaixo:

sudo imapsync --host1 mail.dominio1.com --user1 [email protected] --passfile1 ~/imapsync/passfile1.txt --host2 mail.dominio2.com --user2 [email protected] --passfile2 ~/imapsync/passfile2.txt

Apenas lembre-se de realizar as modificações necessárias, de acordo com suas contas de e-mail, usuários, senhas, etc.

Com o comando acima, o Imapsync realizará a migração dos e-mails de um servidor para outro. O processo poderá demorar um pouco, dependendo das especificações da máquina e também do tamanho da conta de e-mail que está sendo migrada.

Ao final do procedimento, o software exibirá na própria linha de comando um relatório detalhado, contendo a quantidade total de mensagens e pastas sincronizadas, quantidade total de bytes transferidos, etc.

Agora você deve abrir o webmail do novo servidor, por exemplo, e conferir se tudo foi realmente copiado, o que muito provavelmente aconteceu.

Como desinstalar o Imapsync?

Como você deve se lembrar, o Imapsync na verdade não é instalado. Nós apenas criamos uma pasta, baixamos um executável dentro da mesma e executamos o software.

Removê-lo (recomendável) após migrar todas as contas de e-mail é muito simples, portanto. Basta apagarmos a pasta e o executável que copiamos para /usr/bin.

Ou seja, execute os comandos abaixo:

cd ~/
sudo rm /usr/bin/imapsync
sudo rm -rf ~/imapsync

Obs: perceba que são 3 comandos distintos, Ok?

Conclusão

Através deste guia você conheceu o Imapsync, uma prática, rápida e segura ferramenta para migração de contas de e-mail através do protocolo IMAP.

Através do website da ferramenta é possível migrar contas com até 3 GB. Porém, há também uma versão do software que pode ser instalada em servidores, e aqui não existe este tipo de limitação.

Através de instruções detalhadas você conferiu como instalar o Imapsync em um servidor Linux, bem como todos os procedimentos necessários para sincronizar os e-mails entre 2 servidores remotos.

Espero que este conteúdo tenha lhe agradado. E sinta-se totalmente à vontade para deixar seu comentário, em caso de dúvidas e/ou sugestões.

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo:

<a href="https://teclinux.com/author/marcos-zy/" target="_self">Marcos A.T. Silva</a>

Marcos A.T. Silva

Apaixonado por tecnologia desde tenra idade, trabalha com TI há mais de 20 anos. Tem no rock and roll (em suas mais variadas vertentes) uma válvula de escape, e adora escrever guias e tutoriais, além de ser um grande entusiasta do Linux e do software livre.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos!