Jogos no Linux: As 5 principais distribuições que você precisa experimentar

por | 18/05/2023 | Distros

A experiência com jogos no Linux como um todo evoluiu bastante nos últimos anos. De fato, o sistema operacional de código aberto agora é também uma plataforma de jogos totalmente viável.

O Linux disponibiliza aos jogadores um ambiente muito estável e robusto, sendo assim perfeito para jogos. Além disso, existem também diversas distribuições dedicadas a jogos. Ou seja, jogar no Linux nunca foi tão fácil.

Como você deve imaginar, existem muitas opções à disposição de quem aprecia jogos eletrônicos, e dessa forma, escolher a mais adequada pode representar um grande desafio.

Pensando nisso, resolvi elaborar uma lista com algumas distros muito interessantes para jogos no Linux. São 5 distribuições que você pode (ou precisa) experimentar a fim de obter uma experiência de jogo ideal.

A lista conta com alternativas bem interessantes, incluindo o Drauger OS e o Manjaro, por exemplo.

Antes, porém, confira algumas seleções de distros para casos de uso específicos:

Agora, continue comigo e conheça ótimas distribuições para aproveitar seus games preferidos no Linux.

Introdução aos Jogos no Linux

Nos últimos anos, o Linux vem sendo adotado de forma muito significativa como uma ótima plataforma de games.

O sistema operacional, muito conhecido por seus altos níveis de segurança, desempenho e personalização, vem sendo adotado por um número crescente de usuários.

Games - Arcade

Embora seja largamente usado em servidores e supercomputadores, o Linux nos desktops e notebooks é cada vez mais comum (e você provavelmente já se deparou com notebooks vendidos com “Linux de fábrica”, não é?).

Além disso, muitas pessoas que gostam de jogar no computador estão migrando para o sistema operacional de código aberto, e o Proton, da Valve, certamente é um dos grandes responsáveis.

Vantagens dos Jogos no Linux

Existem diversas vantagens na adoção do Linux como plataforma de jogos, em comparação com outros sistemas operacionais, como o Windows e o macOS, por exemplo.

Em primeiro lugar, o Linux é um sistema operacional open source, e assim, você pode esperar por algo extremamente customizável. Diferentes distros podem se adaptar às mais diversas necessidades.

Dessa forma, você pode ajustar o S.O. de modo a obter a experiência de jogo ideal, ou pelo menos o mais próximo disto.

Além disso, o Linux geralmente exige menos recursos de hardware. Existem diversas distros leves, muitas vezes capazes de dar um novo fôlego a máquinas que estavam encostadas.

ProtonDB
O site ProtonDB

Ou seja, você pode agora rodar diversos jogos até mesmo em máquinas com especificações mais baixas.

O gerenciamento de software de forma centralizada, algo muito comum no Linux, também é um ponto favorável, pois facilita bastante a atualização de aplicativos e até mesmo de drivers.

Não podemos deixar de lado o quesito “custo zero”, afinal de contas, este guia cobre distribuições 100% grátis e de código aberto, as quais você pode instalar e atualizar de forma totalmente gratuita.

E também existe uma enorme quantidade de jogos que podem ser instalados e executados no Linux (o número vem crescendo bastante). Sites como o ProtonDB, por exemplo, mostram isso claramente.

Assim, jogar no Linux deixou de ser algo complicado e/ou voltado apenas ao usuário experiente. Você pode agora mesmo escolher uma distro Linux para jogos e se divertir bastante no seu computador.

Jogos no Linux: 5 principais distribuições

Chegou o momento de você conhecer algumas ótimas distribuições Linux para jogos. Lembre-se de que é importante sempre conferir os requisitos necessários para cada game.

Você também deve garantir que qualquer driver necessário esteja devidamente instalado, bem como quaisquer aplicativos eventualmente requeridos (Steam, Lutris, etc).

Solus

O Solus é uma excelente e conhecida distribuição Linux independente. O sistema operacional, que tem a facilidade de uso como um de seus objetivos, é também uma distro rolling release.

Ou seja, optando pelo Solus você receberá atualizações de forma contínua e terá sempre um sistema plenamente atualizado.

Jogos no Linux - Solus Budgie
O Solus Budgie

Embora não seja uma distro voltada especificamente aos jogos, o Solus conta com um excelente suporte, tendo inclusive uma grande variedade de títulos disponíveis em sua loja de aplicativos.

Além disso, é muito fácil instalar e utilizar o Steam nesta distribuição, sendo que também há um excelente suporte a controles e afins: quase sempre, basta plugar e começar a jogar.

O Solus utiliza um ambiente de desktop personalizado, chamado Budgie, o qual foi criado com foco na elegância e na facilidade de uso.

Obs: além do Budgie, o projeto também disponibiliza outras edições do Solus, com outros ambientes de desktop (Plasma, MATE, GNOME, etc).

O Solus é uma excelente escolha para jogadores que estão em busca de uma distro Linux de fácil instalação e uso, e que também ofereça suporte aos jogos eletrônicos.

Requisitos mínimos do Solus

RequisitosValores
ProcessadorProcessador de 64 bits
Espaço em discoPelo menos 10 GB
Memória RAM4 GB

Ubuntu GamePack

O Ubuntu GamePack é uma distribuição Linux também gratuita, criada e mantida pelos ucranianos da UALinux.

O Ubuntu GamePack, como seu nome sugere, é uma distro personalizada baseada no Ubuntu, da Canonical.

Trata-se, além disso, de uma distro projetada especificamente para jogos. Dessa forma, o sistema operacional também conta com vários drivers e codecs proprietários.

Ubuntu GamePack

É interessante também destacar a existência de diversas ferramentas dedicadas a jogos, as quais são pré-instaladas na distro.

Além do Steam e do Lutris, você também conta com o Wine e o PlayOnLinux (uma espécie de front-end para o Wine), além de uma versão de testes do CrossOver (outra ferramenta que facilita a execução de jogos do Windows no Linux).

O Ubuntu GamePack também disponibiliza uma interessante ferramenta chamada GameMode, a qual altera vários ajustes no Linux, quando necessário, a fim de melhorar a performance dos jogos.

Ou seja, esta também é uma ótima alternativa para você que deseja se divertir com seus jogos no Linux, principalmente devido à facilidade de uso e aos recursos pré-instalados.

Requisitos do Ubuntu GamePack

RequisitosValores
Processador2.0 GHz – 64 bits
Espaço em disco20 GB
Memória RAM4 GB

Drauger OS

O Drauger OS é uma distribuição Linux desenvolvida com foco nos jogos. Trata-se de uma distro baseada no Ubuntu, que tem a performance como um de seus pilares.

O Drauger OS é descrito por seus próprios desenvolvedores como uma “distribuição de jogos para desktop Linux”, sendo que o sistema operacional conta com diversas otimizações e modificações.

Jogos no Linux - Drauger OS

O ambiente de desktop utilizado é o XFCE, e os desenvolvedores do Drauger OS compilam seu próprio kernel. Além disso, a distribuição é fácil de usar, e vem com o cliente Steam pré-instalado.

Há também um excelente suporte a controles, e a distro conta com inúmeros aplicativos pré-instalados, os quais visam aprimorar a experiência de jogo do usuário.

Dentre estas ferramentas, podemos citar, por exemplo (além do Steam): Wine, DXVK, Lutris e PlayOnLinux.

É importante ressaltar que devido ao fato do Drauger OS ser 100% focado em jogos, não é recomendável utilizá-lo em outras situações, até mesmo porque ele não conta com os aplicativos mais tradicionais de uso diário.

Requisitos do Drauger OS

RequisitosValores
ProcessadorQuad-core – 2 GHz – 64 bits
Espaço em discoSSD de 128 GB NVMe (ou pelo menos HD com 32 GB livres)
Memória RAM6 GB DDR4 3200 MHz

Manjaro

O Manjaro é uma ótima distro Linux, capaz de atender às mais variadas necessidades e preferências. Baseado no Arch Linux, o Manjaro é muito conhecido devido à sua enorme facilidade de uso.

O Manjaro é capaz de atender muitíssimo bem aos jogadores de plantão, mas também é uma distribuição excelente em outras situações.

Jogos no Linux - Manjaro

Particularmente, trata-se da distro que eu mais utilizo atualmente. Além disso, embora o Manjaro não seja específico para jogos, ele oferece um suporte excelente, e conta até mesmo com vários títulos em sua loja de apps.

Trata-se também de mais uma distro rolling release (como o Solus), a qual pode ser perfeitamente instalada no seu desktop ou notebook e rodar jogos excelentes de forma descomplicada.

O Manjaro possui até mesmo uma ferramenta integrada que facilita bastante a instalação de drivers proprietários (Nvidia, por exemplo).

Tudo isto pode inclusive acontecer de forma automática, caso você deseje (através do Manjaro Settings Manager).

Você pode até mesmo pensar nesta ótima distribuição como uma espécie de “lado mais simples do Arch Linux”.

Isto a princípio, é claro, pois o Manjaro conta com várias peculiaridades, incluindo um ótimo gerenciador de pacotes (além do Pacman).

Este gerenciador de pacotes é o Pamac, que inclusive funciona através de uma interface gráfica e lida também com softwares do repositório AUR (Arch User Repository).

Dessa forma, o Manjaro representa uma excelente escolha para você que está em busca de uma distribuição Linux fácil de usar e com ótimo suporte a jogos. Com ele, basicamente, é “instalar e começar a jogar”.

E você ainda pode optar por edições oficiais (Plasma, GNOME e XFCE) ou da comunidade (Cinnamon, Budgie, MATE, etc).

Requisitos do Manjaro

RequisitosValores
Processador1 Ghz
Espaço em disco30 GB
Memória RAM1 GB

Fedora Games Spin

Talvez você conheça os diversos spins do Fedora, através dos quais é possível utilizar outros ambientes de desktop além do padrão da distro (GNOME).

Bem, o Fedora Games Spin é outra distribuição Linux focada em jogos, baseada, é claro, no Fedora. A distro também oferece vários jogos pré-instalados, incluindo, por exemplo, The Battle for Wesnoth, FreeCiv e Extreme Tux Racer.

Jogos no Linux - Fedora Games Spin

Você também pode instalar ferramentas e aplicativos como Lutris, Steam, Wine e PlayonLinux, por exemplo, e assim executar facilmente inúmeros jogos do Windows. Além disso, vale lembrar que o ambiente de desktop da distro é o XFCE.

O Fedora Games Spin representa outra ótima escolha, e com ele você pode contar com vários recursos pré-instalados, além de grande facilidade de uso.

Requisitos do Fedora Games Spin

RequisitosValores
Processador2 GHz
Espaço em disco10 GB
Memória RAM1 GB

Como instalar jogos no Linux

Instalar jogos no Linux geralmente é muito fácil. De fato, quase sempre a experiência é praticamente idêntica ao que acontece em outros sistemas operacionais.

Inúmeros títulos populares estão disponíveis no Steam, por exemplo, sendo que muitos deles contam com versões nativas para Linux.

E caso não se trate de jogos nativos, você também pode conferir mais detalhes no site ProtonDB (link acima), a fim de descobrir se o título em questão roda (bem) ou não no Linux.

Com isto, é então possível instalar no Linux um número enorme de jogos do Windows, através de ferramentas e camadas de compatibilidade como Wine, Lutris, Steam Proton, etc.

Nesse sentido, dê uma olhada também em outra série de artigos aqui no TecLinux, que fala justamente a respeito de games no Linux:

Basicamente, uma vez que você tem o Steam no seu computador Linux, basta escolher o game desejado (a princípio não suportando o Linux), ativar a camada de compatibilidade Proton e prosseguir com a instalação.

Jogos no Linux: dicas importantes

Atualmente, jogar no Linux é geralmente uma experiência tranquila. Porém, de vez em quando um ou outro problema pode surgir, dependendo da distribuição, do título em questão, etc.

É importante que você verifique sempre se os drivers corretos e necessários estão instalados. Distros como o Manjaro, por exemplo, oferecem ferramentas dedicadas a esta tarefa.

Você também deve se certificar de que o computador no qual deseja executar seus jogos preferidos conta com uma placa de vídeo offboard adequada.

Obviamente, diversos games rodam sem uma placa dedicada, e nestes casos você pode continuar com sua placa integrada, normalmente. Apenas verifique sempre quais são os requisitos mínimos e recomendados de cada título.

Nesse sentido, dentre os problemas comuns que podemos citar estão quedas no desempenho, falhas no áudio e de compatibilidade: nestes casos, muitas vezes basta atualizar (ou instalar) os drivers de vídeo, ou então realizar ajustes nas configurações individuais de cada jogo.

E não se preocupe: a enorme comunidade de usuários do Linux possui um número bem grande de jogadores, como eu e você, sempre dispostos a ajudar em fóruns os mais diversos.

Conclusão

Não tenha nenhuma dúvida: o Linux atualmente é uma plataforma de jogos plenamente viável, com uma grande variedade de distribuições dedicadas a jogos.

Drauger OS, Manjaro e Solus são apenas alguns exemplos, sendo que alguns destes nem mesmo são totalmente focados em games (porém rodam jogos com excelência).

Além disso, jogando no Linux você desfruta de diversas vantagens, quando comparamos as experiências com outros sistemas operacionais. Você pode alcançar maior estabilidade, segurança e desempenho, por exemplo.

E embora problemas aconteçam de vez em quando, a comunidade de usuários e jogadores é muito conhecida pela disposição em ajudar e pela simpatia.

Seja você um jogador casual ou um gamer mais “hardcore”, esteja certo de que o Linux é uma excelente plataforma de jogos, uma ótima alternativa ao Windows.

Compartilhe este conteúdo:

<a href="https://teclinux.com/author/marcos-zy/" target="_self">Marcos A.T. Silva</a>

Marcos A.T. Silva

Apaixonado por tecnologia desde tenra idade, trabalha com TI há mais de 20 anos. Tem no rock and roll (em suas mais variadas vertentes) uma válvula de escape, e adora escrever guias e tutoriais, além de ser um grande entusiasta do Linux e do software livre.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos!