Monitoramento de sistema: conheça um ótimo software de código aberto para Linux

por | 16/08/2023 | Aplicativos

Felizmente, existem inúmeras ferramentas de monitoramento de sistema, em vários sistemas operacionais. Você sempre pode acompanhar facilmente vários detalhes de uso e desempenho, independentemente do seu sistema.

E quando se trata do Linux, alternativas não faltam, é claro. Várias soluções estão disponíveis, as quais permitem que você acompanhe cuidadosamente o uso de RAM, discos, processos, etc.

O System Monitoring Center é uma dessas alternativas disponíveis no sistema operacional do pinguim. Ao longo deste artigo, você obterá detalhes do software, bem como instruções de instalação e uso.

Monitoramento de sistema no Linux

Particularmente, utilizo o Conky há algum tempo. Posso inclusive dizer que esta solução se adequa perfeitamente às minhas necessidades, pois também pode ser customizada à vontade e de várias maneiras.

Porém, existem alternativas também muito interessantes, e o System Monitoring Center (ou Central de Monitoramento do Sistema) é uma delas.

O software de código aberto, ao contrário do Conky (cuja configuração deve ser feita pela linha de comando), funciona única e exclusivamente através de uma GUI.

Além disso, a ferramenta gratuita é poderosa e repleta de recursos valiosos. Através dela, você pode monitorar de perto o uso de recursos em seu sistema Linux, bem como obter detalhes sobre o hardware do computador.

Monitoramento de sistema - System Monitoring Center - Tela principal
A tela principal do System Monitoring Center

Você pode acompanhar o uso de CPU, da memória RAM, da rede e da GPU, por exemplo, além de serviços (systemd), processos, usuários e sensores.

O System Monitoring Center também vai além do mero monitoramento, permitindo que você gerencie serviços e processos (é possível parar e finalizar, por exemplo, bem como alterar suas prioridades).

O software de monitoramento de sistema open source, além disso, também conta com uma interface bonita e elegante, totalmente localizada em português do Brasil (além de vários outros idiomas).

Desenvolvido em Python, o System Monitoring Center é capaz de fornecer informações e estatísticas valiosas a respeito do sistema em uso.

O programa é tão completo, que fornece até mesmo dados relacionados aos vários sensores do computador, incluindo voltagens e temperaturas.

Tudo isto, lembrando mais uma vez, através de uma interface limpa, bonita e organizada.

Como instalar o System Monitoring Center no Linux

A página do projeto no GitHub (link acima) disponibiliza o código fonte do aplicativo, para que você o compile em sua distro preferida. Além disso, um pacote .deb também é oferecido.

Você pode optar por este último, é claro, e até mesmo utilizar nosso guia, relacionado à instalação de pacotes .deb no Arch Linux (e distros derivadas), através do utilitário Debtap.

Mas não se preocupe: você pode instalar esta prática ferramenta de monitoramento de sistema em um número bem grande de distros Linux, de forma fácil e através de um pacote universal.

O System Monitoring Center também pode ser instalado à partir do Flathub (mediante um pacote Flatpak). Você apenas deve contar com o devido suporte ao formato na sua distribuição.

Em seguida, basta utilizar o comando abaixo em seu emulador de terminal preferido:

flatpak install flathub io.github.hakandundar34coding.system-monitoring-center

Monitoramento de sistema: usando o aplicativo

Esta excelente ferramenta de monitoramento de sistema é extremamente amigável. De fato, ao iniciá-la, você logo percebe que todas as opções e recursos são facilmente acessíveis.

Existem 5 guias superiores, que fornecem acesso a informações relacionadas a:

  • Desempenho;
  • Processos;
  • Usuários;
  • Serviços;
  • Sistema.

Ao acessar “Processos”, “Usuários” e “Serviços”, por exemplo, você pode clicar sobre qualquer elemento com o botão direito do mouse e, assim, utilizar várias opções através do menu de contexto.

Monitoramento de sistema - System Monitoring Center - Processos
Gerenciando processos no System Monitoring Center

Vale lembrar, além disso, que a guia “Sistema” fornece detalhes a respeito do próprio sistema, incluindo ambiente de desktop, distro, arquitetura, kernel, etc.

E como acontece em todas as boas ferramentas de monitoramento de sistema, o System Monitoring Center também oferece práticos, belos e didáticos gráficos.

Também existem, por exemplo, 7 guias laterais (no canto esquerdo):

  • Resumo;
  • CPU;
  • Memória;
  • Disco;
  • Rede;
  • GPU;
  • Sensores.

Como você pode notar, cada guia lateral é autoexplicativa. Acessando a guia “Memória”, por exemplo, você visualiza, além do gráfico relacionado, o total de RAM instalado, o total em uso e o total disponível, além da memória swap (dentre outros detalhes), etc.

Veja:

Monitoramento de sistema - System Monitoring Center - Memória
Detalhes sobre a memória no System Monitoring Center

Perceba também que ao acessar a guia “CPU”, você pode obter detalhes relacionados aos diferentes núcleos.

Já a guia “Discos”, por exemplo, lista todos os discos e partições no seu sistema. E de modo semelhante, a guia “GPU” permite que você obtenha informações relacionadas às placas de vídeo.

Isto é muito útil no caso de notebooks híbridos, por exemplo, que possuem uma placa de vídeo onboard e outra offboard.

Ou seja, esta ferramenta de monitoramento de sistema é muito fácil de usar, ao mesmo tempo em que permite que você acompanhe em detalhes como está o uso de recursos em seu computador.

Personalizando as guias do System Monitoring Center

A janela do aplicativo conta com um pequeno botão, no canto direito (à esquerda dos botões que maximizam, minimizam e fecham a janela).

As opções deste botão mudam de forma contextual, ou seja, se você clicar nele enquanto está na guia CPU, por exemplo, poderá alterar alguns detalhes bem interessantes, conforme abaixo:

  • Uso de CPU (Média);
  • Uso de CPU (Por núcleo);
  • Nível de precisão;
  • Cor do gráfico.
System Monitoring Center - CPU
Detalhes da CPU no System Monitoring Center

Um mini System Monitoring Center

O desenvolvedor do System Monitoring Center também disponibiliza uma versão “mini” de seu aplicativo.

Esta versão mais sucinta, digamos, monitora o processador, a RAM, os discos e o uso de rede. Ela pode ser instalada no Linux, via Flathub / Flatpak, através do comando abaixo:

flatpak install flathub io.github.hakandundar34coding.mini-system-monitor

Conclusão

Hoje você conheceu uma excelente ferramenta de monitoramento de sistema, capaz de fornecer detalhes precisos e rápidos a respeito dos vários elementos em seu computador Linux.

O System Monitoring Center é uma solução completa, poderosa e amigável, que você pode instalar em um número bem grande de distros Linux.

O software, além disso, encontra-se totalmente localizado em português do Brasil, o que ajuda ainda mais a descomplicar a sua utilização.

Espero que este conteúdo tenha lhe agradado, e em caso de dúvidas e/ou sugestões, por favor, não hesite em deixar um comentário.

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo:

<a href="https://teclinux.com/author/marcos-zy/" target="_self">Marcos A.T. Silva</a>

Marcos A.T. Silva

Apaixonado por tecnologia desde tenra idade, trabalha com TI há mais de 20 anos. Tem no rock and roll (em suas mais variadas vertentes) uma válvula de escape, e adora escrever guias e tutoriais, além de ser um grande entusiasta do Linux e do software livre.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos!