ncspot: conheça o cliente Spotify que funciona através do terminal Linux

por | 21/07/2023 | Aplicativos

Esta parece mesmo ser a semana das aplicações que funcionam no terminal (pelo menos, aqui no TecLinux). E o ncspot, assim como o Midnight Commander e o Ncdu, também utiliza as bibliotecas Ncurses.

Trata-se de um aplicativo que é executado no terminal Linux, e através do qual você pode utilizar o Spotify de forma rápida e descomplicada.

E importante lembrar que, no Linux, existem outros métodos de acesso ao famoso serviço de streaming musical, incluindo alternativas que oferecem uma interface gráfica.

Ou seja, você pode escolher o método que melhor se adapta às suas necessidades e preferências pessoais. Particularmente, posso afirmar que o cliente objeto deste guia é uma excelente alternativa.

O que é o ncspot?

O ncspot (página do projeto no GitHub) é uma aplicação desenvolvida em Rust, que também faz uso de Ncurses. Leve e configurável, o cliente Spotify gratuito é disponibilizado através da licença “BSD-2-Clause”.

Se você busca alternativas rápidas e flexíveis para ouvir música no Linux, este programa é muito interessante. Trata-se de uma alternativa que, além de tudo, coloca em suas mãos algumas das vantagens do terminal.

Além disso, o ncspot pode ser instalado em plataformas que, pelo menos a princípio, não contam com um cliente Spotify.

Música - Edição

Este é o caso, por exemplo, dos sistemas operacionais BSD. Porém, o cliente também pode ser instalado no Windows (através do Scoop) e no macOS (via Homebrew), além do sistema operacional do pinguim.

E não se engane: o programa conta com suporte a pesquisas e a vários recursos avançados, bem como a Vim keys, playlists e capas de álbuns (dependendo do sistema, do emulador em uso, etc).

Ou seja, trata-se de algo bem completo, e muito apropriado para quem gosta da linha de comando e precisa de trilha sonora para viver.

Há apenas um pequeno porém: para utilizar o ncspot você deve obrigatoriamente possuir uma conta Premium no Spotify.

Isto porque o software conta com recursos que não estão disponíveis para contas gratuitas. Mas, se você possui uma conta Premium no serviço de streaming, use e abuse à vontade (do ncspot).

Como instalar o ncspot no Linux

Você pode instalar o cliente Spotify no Linux através de alguns métodos diferentes. O software é disponibilizado inclusive através de um prático pacote universal.

De qualquer forma, a melhor alternativa, pelo menos em minha opinião, é sempre priorizar o gerenciador de pacotes da sua distro.

Ou seja, procure pelo ncspot nos repositórios da sua distribuição: talvez você o encontre lá.

No meu caso, por exemplo, encontrei o cliente nos repositórios “extra” do Arch Linux. Dessa forma, a instalação através do Pacman pode ser realizada através do comando abaixo:

sudo pacman -S ncspot

Agora, você também pode optar pelo pacote Flatpak, disponibilizado através do Flathub. Neste caso, você pode instalar o ncspot através do seguinte comando:

flatpak install flathub io.github.hrkfdn.ncspot

Obs: optando pelo formato Flatpak, você deve contar com o necessário suporte em seu sistema. Confira primeiro este guia, para saber mais sobre o formato, e depois veja este, com detalhes sobre gerenciamento de pacotes Flatpak.

E agora que você já instalou o cliente Spotify, permaneça no terminal enquanto continua a leitura.

Acessando pela primeira vez

Para iniciar o ncspot, basta executar o comando abaixo no terminal:

ncspot

No momento da primeira utilização, o software solicita suas credenciais de acesso ao Spotify (apenas contas Premium).

Neste momento, o cursor já se encontra posicionado sobre a opção “Login“, e você deve apenas teclar ENTER. A seguir, você deve informar suas credenciais de acesso ao serviço de streaming:

ncspot - Spotify - Login
Login no ncspot

Obs: neste ponto, você pode perfeitamente copiar sua senha do Spotify em seu gerenciador de senhas favorito e colá-la no campo “Password“. No caso do editor de texto Nano, por exemplo, isto pode ser feito através da combinação CTRL + SHIFT + V.

Após preencher os campos, utilize TAB para focar em “Login” e tecle ENTER (você também pode simplesmente usar cliques do mouse).

Pronto, o login foi feito e você já pode iniciar o uso do cliente, para ouvir suas músicas prediletas.

Como usar o ncspot

Em primeiro lugar, observe a “tela inicial” do ncspot. Repare também que sua biblioteca foi carregada de forma automática.

Você pode navegar através das várias faixas utilizando as setas para cima e para baixo. Avanço rápido também está disponível, através das teclas PageUp e PageDown:

ncspot - Spotify - Tela inicial
Utilizando o ncspot

Para começar a ouvir uma música, você só precisa selecioná-la e teclar ENTER. Por outro lado, você pode navegar para as outras abas do programa (Albums, Artists, etc) simplesmente utilizando as setas para a esquerda e para a direita:

ncspot - Spotify - Navegação
Navegando através das abas do software

Você pode interromper a execução de uma música simplesmente teclando SHIFT + S, enquanto o ENTER serve sempre para (re)iniciar a execução. E através de SHIFT + P você alterna rapidamente entre play e pause.

Obs: para encerrar o ncspot, você pode simplesmente utilizar CTRL + C (ou então a tecla q).

Além disso, você também pode controlar o volume da música que está sendo executada pelo cliente Spotify: basta utilizar as teclas + ou - (mais ou menos), e tanto faz se é no teclado numérico ou não.

Ao utilizar o controle de volume, observe também que o percentual de redução e aumento acontece em intervalos bem pequenos (1%).

Para aumentar ou reduzir o volume de forma mais “drástica”, digamos, utilizando percentuais de 5%, basta utilizar ] ou [, respectivamente.

Agora, você pode ativar / desativar o modo “repeat” (para repetir uma faixa indefinidamente) apenas teclando r, enquanto o shuffle pode ser ativado e desativado através do z.

Por outro lado, a busca pode ser acionada através da tecla F2. Tão logo o atalho é utilizado, uma barra azul é exibida, para que você digite o termo de busca. A exibição dos resultados acontece logo depois de um ENTER, através da aba “Tracks“:

ncspot - Spotify - Indicadores
Indicadores de busca, tempo, volume, shuffle e repeat

E você também pode avançar ou retroceder através das faixas, simplesmente utilizando a combinação de teclas SHIFT + > e SHIFT + <, respectivamente.

Percebeu como é fácil e prático?

Recursos e opções adicionais

Existem várias outras opções no ncspot, e o cliente chega a surpreender positivamente, em diversos momentos, tamanha é sua leveza e nível de recursos.

A qualquer momento, por exemplo, você utilizar uma espécie de fast forward através da tecla f, enquanto o fast rewind é acionado através da tecla b.

Estes dois tipos de controles trabalham com valores bem baixos (1 segundo). Porém, você também pode trabalhar com valores mais altos (10 segundos), avançando ou retrocedendo através de SHIFT + F e SHIFT + B, respectivamente.

O ncspot também conta com uma barra de busca e um prompt de comando Vim-like, os quais podem ser acessados através de das teclas / e :, respectivamente.

E você ainda pode teclar a letra o sobre qualquer elemento (faixa, álbum, artista, etc), para obter acesso a opções adicionais.

Neste ponto, você pode obter links de compartilhamento, adicionar faixas a uma playlist, e até mesmo “saltar” diretamente para a página do artista:

Adicionando faixa a playlist
Adicionando faixa a uma playlist

Ou seja, este é um cliente Spotify bastante completo. Rodando através do terminal no Linux, ele é bastante prático e oferece uma interface bonita, organizada e fácil de usar.

Além disso, é interessante ressaltar que o ncspot funciona perfeitamente com o equalizador Easy Effects, tanto no que diz respeito à detecção quanto em relação à adição de efeitos em tempo real.

Veja:

ncspot - Spotify - Funcionando com o Easy Effects
O ncspot funcionando em conjunto com o Easy Effects

Configurações e ajuda

Você também pode conferir esta página no GitHub, para mais detalhes relacionados a teclas de atalho, opções, comandos e buscas Vim-like, etc.

Além disso, também é possível modificar as teclas de atalho, de acordo com suas preferências, através da edição do arquivo ~/.config/ncspot/config.toml.

Este arquivo, além disso, ainda permite uma série de customizações. Você pode, por exemplo, definir a aba inicial do ncspot, bem como o uso de notificações e temas variados.

Obs: o link imediatamente acima (página no GitHub) conta com detalhes relacionados a todas estas configurações.

Também é possível acessar o help do programa, através de SHIFT + ?, e aqui você pode inclusive visualizar de forma rápida uma série de teclas de atalho.

Ainda em relação à ajuda do software, você pode acessar seu “manual”, bem como um pequeno “help“, através dos comandos abaixo:

man ncspot
ncspot --help

Obs: não se esqueça de que, acima, são dois comandos distintos, Ok?

Conclusão

O ncspot é uma excelente opção em cliente Spotify, rodando totalmente dentro do terminal Linux e oferecendo uma grande variedade de recursos úteis.

Leve e completo, o software gratuito pode ser instalado no Linux (além de outros sistemas operacionais) inclusive através de pacotes Flatpak.

E se você também necessita de trilha sonora para viver, como eu, o app certamente será muito útil, além de fácil de usar.

Espero que este conteúdo tenha agradado a você, e em caso de dúvidas ou sugestões, por favor, deixe um comentário.

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo:

<a href="https://teclinux.com/author/marcos-zy/" target="_self">Marcos A.T. Silva</a>

Marcos A.T. Silva

Apaixonado por tecnologia desde tenra idade, trabalha com TI há mais de 20 anos. Tem no rock and roll (em suas mais variadas vertentes) uma válvula de escape, e adora escrever guias e tutoriais, além de ser um grande entusiasta do Linux e do software livre.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos!