Recoll: aplicativo poderoso permite pesquisa de texto e documentos no Linux

por | 03/07/2023 | Aplicativos

Se você está cansado de “perder” arquivos e documentos em seu sistema Linux, talvez o Recoll represente uma solução muito interessante.

O aplicativo open source pode até mesmo revolucionar o modo como você pesquisa. Através dele, você pode não apenas buscar pelos nomes dos arquivos, mas também pelo conteúdo deles.

O Recoll é capaz de pesquisar com base em frases, palavras específicas ou até mesmo combinações complexas, para economia de tempo e redução da frustração.

Introdução ao Recoll

O Recoll é um software poderoso para busca de texto dentro de arquivos, bem como de documentos de vários tipos (através dos nomes dos mesmos, ou dos termos que você lembrar).

O software gratuito está disponível para Linux, Windows e macOS, e conta com um avançado sistema de indexação, para pesquisas verdadeiramente muito rápidas.

O Recoll, além disso, é capaz de localizar vários formatos de arquivos, sendo assim a solução perfeita para todas as necessidades de pesquisa e recuperação de informações.

Imagine que você precisa localizar determinado arquivo (uma planilha, por exemplo). Uma planilha que armazena dados importantes a respeito de suas finanças, digamos.

Pois bem, basta abrir o programa e adicionar um ou vários termos de busca. Uma palavra-chave qualquer, um trecho do conteúdo (algo que você se recorda), um valor, etc: em breve várias sugestões serão exibidas pelo aplicativo.

Recoll - Pesquisas

Além disso, e ao contrário de algumas ferramentas de busca existentes, o Recoll oferece recursos avançados de indexação, através dos quais você pode trabalhar com muita agilidade, mesmo em grandes volumes de dados.

A prática ferramenta de pesquisa é capaz de indexar um grande número de tipos de arquivos. Dentre alguns deles, vale a pena citar, por exemplo:

  • Arquivos de texto;
  • Documentos HTML;
  • E-mails;
  • Documentos do Microsoft Office;
  • Arquivos PDF;
  • XMLs;
  • Arquivos SVG;
  • Tags em arquivos de áudio/música;
  • Arquivos comprimidos;
  • E vários outros.

Além disso, o software trabalha com indexação em tempo real, ou seja, ele atualiza automaticamente seu índice, conforme você cria, modifica ou exclui documentos e arquivos.

Sobre as buscas

O software de busca de documentos e de texto dentro de arquivos é baseado em uma biblioteca de busca chamada Xapian.

A biblioteca Xapian é bastante poderosa, além de open source. Trata-se de um motor de buscas capaz de oferecer recursos avançados, incluindo pesquisas booleanas e uso de caracteres curinga.

Dessa forma, o Recoll é uma solução muito interessante caso você navegue através de várias pastas e subpastas com frequência, em busca de arquivos e conteúdos os mais diversos.

Ele acaba poupando tempo e simplificando as pesquisas, sendo que, com base em seu banco de dados, termos de pesquisa vão sendo até mesmo sugeridos conforme você digita.

Através deste software, você pode trabalhar com grande flexibilidade. Ele é capaz de atender desde necessidades mais básicas até buscas mais complexas.

Instalando o Recoll no Linux

O Recoll pode ser encontrado nos repositórios de diversas distribuições Linux. Ou seja, você pode buscar pelo aplicativo na loja de apps da sua distro, por exemplo.

Dessa forma, o programa de código aberto pode ser facilmente instalado através do terminal, via gerenciador de pacotes da sua distribuição.

É o caso do Ubuntu, do Debian e do Linux Mint, por exemplo. E os responsáveis pelo aplicativo também mencionam a disponibilidade em outras distros, como Slackware e OpenSUSE.

Utilizando o Recoll

O Recoll possui uma interface muito intuitiva, e seu uso é extremamente simples. Vale lembrar que você pode escolher quais diretórios devem ser incluídos na indexação.

Além disso, assim que é executado pela primeira vez, o programa inicia a primeira indexação, a qual pode até mesmo demorar um pouco, dependendo do volume de dados e da configuração da máquina.

De qualquer forma, você pode alterar o conjunto de pastas indexadas a qualquer momento, através do caminho “Preferences” ==> “Index configuration“:

Configurações de indexação

De forma geral, e em seu modo de uso mais básico, o Recoll inicia a busca tão logo você inicia a digitação no campo apropriado.

A partir daí, diversos termos relacionados são sugeridos, e você alternar entre eles, aceitando-os ou não. Cada resultado também é devidamente identificado, em relação ao tipo do conteúdo.

E você pode até mesmo utilizar um botão da barra de ferramentas para que os resultados sejam exibidos em formato de tabela.

Um aplicativo amigável e poderoso

O Recoll é fácil de usar, porém não economiza em recursos avançados. Uma olhada rápida nos menus “Query“, “Tools” e “Preferences“, por exemplo, pode até mesmo causar espanto, dada a quantidade de recursos e opções.

A barra de ferramentas do aplicativo, além disso, possui botões de acesso à busca avançada (“Assisted complex search”), histórico de documentos (“Document history“) e explorador de termos (“Term explorer“).

Em suma, o Recoll é um aplicativo fantástico, completo e poderoso, capaz de atender a praticamente todas as necessidades de pesquisa.

Você deseja apenas buscar pelos nomes dos arquivos? Sem problemas. Por outro lado, você precisa pesquisar pelo texto que está dentro dos arquivos? Sem problemas, também.

Além disso, vale lembrar que o software sempre exibe os resultados em ordem de relevância. Ele destaca a ocorrência das palavras-chave nos documentos, por exemplo, e também inclui links para previews rápidos.

Obs: você pode visualizar os documentos através da própria interface do programa, ou então abri-los rapidamente através do seu app preferido.

Opções avançadas de pesquisa e filtro

O Recoll conta com diversas opções avançadas de pesquisa e filtros, de modo a aprimorar a sua experiência de busca de texto e documentos.

Um de seus recursos mais úteis está relacionado com a possibilidade de uso de expressões regulares. Dessa forma, você pode criar consultas muito complexas e precisas, para encontrar exatamente aquilo que está procurando.

O aplicativo de pesquisa também disponibiliza filtros avançados, para que você obtenha resultados ainda mais refinados.

Por exemplo, você pode filtrar por tamanhos e tipos de arquivos, bem como pela data de modificação.

Dicas e truques para resultados otimizados

Embora o programa seja bastante poderoso por si só, aqui vão algumas dicas e truques para que você possa otimizar ainda mais seus resultados de busca:

  • Faça uso de expressões regulares, de modo a criar consultas mais precisas;
  • Use filtros avançados, para obter resultados refinados;
  • Mantenha o índice do Recoll sempre atualizado (simplesmente acesse “File” ==> “Update index“);
  • No seu computador, organize arquivos, documentos e pastas de forma lógica, de modo a facilitar as buscas.

Site do Recoll

O site do aplicativo conta inclusive com uma completíssima documentação. Certamente vale a visita!

Conclusão

Utilizei durante um bom tempo a ferramenta Fsearch, que também é excelente. Porém, assim que conheci o Recoll e sua enorme gama de recursos, migrei completamente.

Além de extremamente rápido, o software conta com recursos capazes de atender a várias necessidades e casos de uso.

Além disso, a possibilidade de localizar textos dentro de arquivos os mais diversos, de vários tipos, é algo verdadeiramente sensacional.

Recomendo bastante! E se você tem alguma dúvida e/ou sugestão, por favor, não hesite em deixar um comentário.

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo:

<a href="https://teclinux.com/author/marcos-zy/" target="_self">Marcos A.T. Silva</a>

Marcos A.T. Silva

Apaixonado por tecnologia desde tenra idade, trabalha com TI há mais de 20 anos. Tem no rock and roll (em suas mais variadas vertentes) uma válvula de escape, e adora escrever guias e tutoriais, além de ser um grande entusiasta do Linux e do software livre.

4 Comentários

  1. Samej Spenser

    Olá Marcos, bom dia, boa tarde ou boa noite! 😉

    Acabei de conhecer esse app e resolvi instalá-lo aqui no laptop (onde tenho menor quantidade de arquivos). Fiz um breve teste e fiquei positivamente surpreso com os resultados que ele me trouxe diante de uma busca simples por um nome pesquisado.

    Com certeza vou dedicar um tempinho para conhecer melhor o Recoll e aprender a utilizá-lo em sua plenitude.

    Só por curiosidade, como você instalou o Recoll, utilizando aquele sistema de instalar pacotes .deb que você postou dias atrás ou pelo arquivo oferecido no site oficial? 🤔

    Aqui no Archcraft apresentou uma falha ao instalar pelo arquivo baixado e decidi pesquisar no AUR. Encontrei uma versão ligeiramente anterior à versão mais atual na base de dados extra.

    Forte abraço.

  2. Marcos A.T. Silva

    Olá, Samej! Agora bom dia! rsrs 🙂

    Muito bacana o Recoll, não? Fico feliz que o app foi útil, bom saber que você gostou.

    Quando fiz a mudança (do Fsearch para o Recoll) consegui até encontrar algumas coisas que o Fsearch deixou “passar batido”.

    Realmente, vale a pena dedicar um tempo para conhecê-lo melhor, ele tem muitos recursos bacanas e úteis.

    Então, eu instalei a partir dos próprios repositórios (extra). Dessa forma, obtive a versão 1.34.7-1, embora o site oficial já mencione a 1.35.0.

    Que tipo de erro ocorreu por aí?

    Grande abraço!

  3. Samej Spenser

    Eu não salvei print, nem “decorei” o erro apresentado, falha minha. 😓

    Mas a versão que estou utilizando aqui é a mesma que você instalou. Então fico mais tranquilo.

    Só a título de curiosidade, também desconhecia o Fsearch, então não tenho parâmetros de comparação entre ambos. Mas sabendo que o Recoll apresenta melhores resultados às buscas, fico bastante satisfeito.
    Novamente, muito obrigado pela excelente dica.

    Forte abraço.

  4. Marcos A.T. Silva

    Puxa, que pena. Mas que bom que conseguiu usar.

    Entendi. O Fsearch também é muito bom, só que fica bem aquém do Recoll em termos de recursos.

    Opa, e por nada. 🙂

    Grande abraço!

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos!