Apostrophe: um ótimo editor markdown livre de distrações no Linux

O Apostrophe é um editor markdown open source. Disponível para Linux, o programa é desenvolvido com GTK e se integra  ao ambiente de desktop GNOME.

O Apostrophe na verdade é um fork do editor UberWriter, criado por Wolf Vollprecht e Manuel Genovés (Genovés, aliás, é quem mantém o atual editor).

A interface do Apostrophe é bonita e elegante, e através do modo foco, você tem em tela apenas o necessário. Assim, você se concentra apenas na escrita.

Ou seja, no modo foco a barra de ferramentas e outros elementos da interface são escondidos. Dessa forma, você fica livre de distrações.

O Apostrophe também conta com verificação ortográfica (inclusive em pt-BR) e várias opções de estatísticas do documento (caracteres, palavras, etc).

O editor markdown também permite que você exporte documentos em vários formatos, incluindo HTML, PDF e ODT.

Porém, o software verdadeiramente brilha através do recurso  de exportação avançada, que oferece diversos formatos e opções adicionais.

Através da exportação avançada, você pode gerar documentos com tabelas de conteúdo, ou então alterar o formato das páginas e utilizar realce de sintaxe.

Dentre os formatos de exportação possíveis, encontram-se, por exemplo, PDF, HTML, docs do MS Office, ePUB v3, HTML5 slideshow e LateX (tex).

E nós preparamos um artigo completo sobre o Apostrophe, incluindo instruções para sua instalação no Linux.              Acesse:

E para mais conteúdo 100% focado no Linux, acesse o blog: