Como limpar o cache do Pacman (Arch Linux e distros derivadas)

Se você precisa liberar espaço em disco e utiliza o Arch Linux ou alguma outra distro dele derivada, é importante prestar atenção ao cache do Pacman.

Isto porque, conforme você instala e desinstala programas no Arch Linux (ou em distros derivadas, como o EndeavourOS), um certo diretório vai aumentando de tamanho.

O diretório "problemático" é: /var/cache/pacman/pkg Sem a manutenção adequada, ele pode crescer bastante em tamanho.

Assim, você pode acabar, em algum momento, com pouco (ou quase nenhum) espaço em disco disponível.

Isto porque o gerenciador de pacotes Pacman, embora poderoso e extremamente versátil, armazena cópias de todos os pacotes baixados.

Na verdade, isto nem mesmo é um problema, pois o Pacman, a partir daí, também é capaz de lidar com downgrades, caso algum problema aconteça.

O gerenciador armazena todos os pacotes baixados, inclusive aqueles relacionados a atualizações, e não os remove por padrão.

Além disso, pelo menos a princípio nem mesmo as versões antigas dos pacotes são removidas, e o mesmo vale para aplicativos desinstalados.

Ou seja, se você acessar agora o diretório em questão, perceberá que ele armazena até mesmo pacotes que já foram desinstalados do seu sistema.

E nós preparamos um GUIA completo sobre a limpeza do cache do Pacman. Acesse agora:

Nosso guia conta com vários detalhes relacionados, inclusive em relação ao uso do utilitário de limpeza paccache. Acesse:

E para mais conteúdo 100% focado no Linux, acesse o blog: