DNS, ou Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínio), é um sistema que localiza e traduz para endereços IP (Internet Protocol) as URLs que digitamos no navegador.
Em outras palavras, é através de tal sistema que você pode digitar “www.teclinux.com” no seu navegador e acessar o nosso site, ao invés de usar uma sequência de números e pontos (e/ou letras).
O DNS tem por objetivo tornar a internet acessível aos seres humanos. Imagine como nossa vida seria difícil sem o DNS, por exemplo: teríamos que decorar sequências enormes de números, pontos e/ou letras quando fosse necessário acessar algum site.
Os servidores DNS fazem todo o trabalho bruto em nosso lugar. Em uma fração ínfima de segundos, eles fazem a “tradução”.Ou seja, de forma muito rápida eles traduzem para o IP do servidor um endereço que digitamos no navegador.
Usar um DNS público, ao invés do DNS do provedor de internet, permite que você "fuja" de eventuais lentidões e congestionamentos
Existem vários serviços de DNS público. Muitos, além disso, são gratuitos (ou possuem planos grátis), além de oferecerem diversos “extras”, tais como, por exemplo, bloqueio de sites de phishing, controles de privacidade, filtros, etc.