O que é AppImage no Linux? Aprenda a usar o formato!

O AppImage é mais um formato de empacotamento e distribuição de software. Um formato, além disso, que se destaca em um quesito muito especial: através do AppImage, basicamente temos no Linux apps portáteis.

O AppImage é um formato universal. Ou seja, apps em AppImage rodam na grande maioria das distros Linux.

Através do formato, apps são executados em sistemas Linux independentemente da distro, e sem exigir nenhum tipo de instalação.

Ou seja, você não precisa instalar nada, muito menos lidar com compilações e descompactação de arquivos. Você apenas baixa um arquivo  com extensão .AppImage e o executa.

Cada AppImage, além disso, inclui todas as bibliotecas e demais dependências necessárias para o seu funcionamento.

Um AppImage também não cria pastas e arquivos no sistema.

E para “desinstalar” um app distribuído através deste método de empacotamento, basta apagar seu respectivo arquivo .AppImage. Ou seja, o  próprio app.

Há um ponto importante que deve ser observado, porém. O AppImage não oferece um ambiente de sandbox nativo, como acontece com o Snap e o flatpak.

Mas caso este detalhe seja uma fonte de preocupações para você, saiba também que é possível usar um programa como o Firejail (open source), por exemplo, a fim de rodar cada AppImage dentro de um ambiente isolado e seguro.

Poucos passos são necessários para rodar um AppImage. Basicamente, você deve apenas:

1) Baixar o arquivo

2) Torná-lo executável

3) Executá-lo

Preparamos um guia COMPLETO para você saber tudo sobre AppImage. Clique no link:

e para mais guias e artigos como esse, acesse o blog: