Se você usa Linux há algum tempo, certamente pode constatar como várias distribuições foram ficando mais amigáveis ao longo dos anos. Hoje, vários formatos de empacotamento de software, como o Snap, por exemplo, deixam a vida do usuário muito mais tranquila.
Antes de tudo, porém, é importante também citar outros formatos muito usados atualmente, como o AppImage e o flatpak (temos inclusive um guia sobre flatpaks):
Snap é um formato de empacotamento e distribuição de software, de certa forma parecido com o flatpak. Um software em Snap, além disso, roda em um ambiente de sandbox.
Existem várias distros com suporte a Snap, tais como, por exemplo, Ubuntu, Arch Linux, Linux Mint, Debian e Fedora. Algumas distros, além disso, contam com suporte a Snap de forma nativa, como por exemplo o Manjaro, o KDE Neon e o Zorin OS.
De qualquer forma, é muito simples ativar o suporte a esta fantástica tecnologia em diversas distros. E a loja de apps, a “Snap Store“, conta atualmente com um catálogo composto por milhares de programas.