o que é snap no linux?

Aprenda a usar o formato em várias distribuições!

Se você usa Linux há algum tempo, certamente pode constatar como várias distribuições foram ficando mais amigáveis ao longo dos anos. Hoje, vários formatos de empacotamento de software, como o Snap, por exemplo,  deixam a vida do usuário muito mais tranquila.

Antes de tudo, porém, é importante também citar outros formatos muito usados atualmente, como o AppImage e o flatpak (temos inclusive um guia sobre flatpaks):

O Snap é um formato criado pela Canonical (empresa por  trás da famosa distro Ubuntu).

É uma tecnologia que, assim como o flatpak, facilita a instalação de programas no Linux.

Snap é um formato de empacotamento e distribuição de software, de certa forma parecido com o flatpak. Um software em Snap, além disso, roda em um  ambiente de sandbox.

Um software distribuído e instalado através de Snap é executado de forma isolada. Ele não interfere com nenhum outro app, muito menos com o sistema.

Um Snap também inclui todas as dependências necessárias para que o software funcione, além de ser independente de qualquer distro.

Inicialmente lançada para aplicações em nuvem, a tecnologia rapidamente  foi portada para dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e desktops.

Há inclusive a possibilidade de instalar Snaps através de uma interface gráfica!

Existem várias distros com suporte a Snap, tais como, por exemplo, Ubuntu, Arch Linux, Linux Mint, Debian e Fedora. Algumas distros, além  disso, contam com suporte a Snap de forma nativa, como por exemplo o Manjaro, o KDE Neon e o Zorin OS.

De qualquer forma, é muito simples ativar o suporte a esta fantástica tecnologia em diversas distros. E a loja de apps, a “Snap Store“, conta atualmente com um catálogo composto por milhares de programas.

Snaps são uma opção. mais Uma alternativa (ótima, por sinal) quando é preciso instalar aplicativos no Linux.

além disso, são 4 os principais componentes do snap:

1) Snapd: um daemon

2) Snap: o pacote

3) Snap Store: loja

4) Snapcraft: framework

Quer aprender a instalar e usar Snaps no Linux?

preparamos um guia completo para você! Confira:

E para mais guias e artigos como este, acesse o blog: