Serviços Linux: como gerenciar e listar através do systemctl

Você sabe o que são serviços Linux?

1

Saber lidar de forma adequada com os inúmeros serviços Linux é essencial para quem administra um servidor web, por exemplo. Porém, você pode entender e aprender a gerenciar serviços mesmo se usar Linux apenas no seu desktop.

2

No Linux, um serviço é uma aplicação ou script que roda continuamente em segundo plano, aguardando por alguma solicitação.

3

Também conhecidos como daemons, os serviços podem ser inicializados sob demanda ou então de forma automática, no momento do boot do sistema, por exemplo.

4

Em meio a isto tudo um sistema muito especial entra em cena: o systemd.

O systemd é o responsável pela inicialização do sistema e pelo gerenciamento dos serviços.

5

6

O systemd é um sistema de inicialização (system init) lançado em 2010. Apesar das polêmicas que envolvem sua criação e uso,  vale dizer que ele é um substituto do antigo System V (ou SysV).

7

Além disso, a maior parte das distros modernas usa o systemd como sistema init padrão. O init presente no termo, aliás, é uma abreviação de “initialization” (ou inicialização).

8

O systemd entra em cena assim que o kernel Linux é ativado pelo gerenciador de boot,  e é a partir deste ponto que os elementos de hardware são carregados (placas de rede, de vídeo, etc). É também a partir deste ponto que os processos que iniciam com o sistema são carregados.

9

Como gerenciar serviços Linux com o systemctl

10

É através do systemctl, no terminal, que você pode listar, parar, iniciar e reiniciar serviços no Linux.

11

Porém, não tenha medo: é tudo muito SIMPLES!

Além disso, preparamos um GUIA completo sobre o assunto! Clique no botão abaixo:

12

E para mais GUIAS e artigos como esse, acesse o blog: