Trabalhar em um PC onde a CPU atinge temperaturas muito altas pode resultar em um menor tempo de vida útil deste componente. E assim por diante, em relação a vários outros componentes.
É possível obter detalhes do hardware através dos arquivos virtuais contidos na pasta /proc. Através do comando cat + o caminho para o arquivo, dados da máquina podem ser rapidamente visualizados.
No Linux, existem alguns comandos que também fornecem detalhes sobre o hardware do computador. Por exemplo, temos os comandos:- lscpu- top- lshw- hwinfo- etc
O lm-sensors é uma ferramenta open source que inclusive está inclusa em diversas distros, como o Ubuntu, por exemplo.A ferramenta é capaz de fornecer dados importantes sobre o sistema, incluindo temperaturas, voltagens, etc.
O Glances é um utilitário para monitoramento de sistemas. A ferramenta, além disso, é multiplataforma. Ou seja, existem versões para Linux, Windows e Mac.Através do Glances você pode monitorar memória, CPU, placas de rede, I/O de disco, sistemas de arquivos, etc.