O terminal Linux é fascinante, além de muito útil. Comandos são essenciais em várias tarefas durante o uso do sistema operacional do pinguim, e sem eles vários procedimentos importantes são até mesmo impossíveis.
O Linux é, acima de tudo, um S.O. muito versátil, capaz de se adequar a um grande número de situações e usuários.
Diferentes pessoas, com diferentes perfis de uso, certamente encontrarão, uma hora ou outra, uma distro que atenderá à todas as suas necessidades. Nesse sentido, vale também ficar de olho no site DistroWatch.
E se você chegou até aqui, que tal conhecer também um guia com algumas excelentes ferramentas de linha de comando Linux? Basta clicar no link abaixo:
Você deve ter sempre em mente que o terminal será necessário em algum momento. Longe de se sentir intimidado, porém, você deve acima de tudo dominar pelo menos os comandos básicos do sistema (use o guia acima, por exemplo).
Além disso, é também muito importante que você conheça maneiras de aumentar a sua produtividade no terminal.
Pensando nisso, elaborei então mais um guia, no qual listo e detalho 20 dicas, truques e atalhos para aumentar a sua produtividade na famosa “tela preta do Linux”. Vamos lá!
Terminal Linux: aproveitando melhor
Em muitas situações somos meio que obrigados a digitar bastante, no terminal. Comandos, argumentos, flags, caminhos absolutos, diretórios, etc: são muitos detalhes.
Assim, é natural que você acabe digitando muito. É também totalmente admissível que você se perca ou erre alguma coisa, em um ou outro momento.
Até mesmo usuários experientes e sysadmins podem esquecer um ou outro detalhe, mesmo que momentaneamente. Dessa forma, podem entrar em cena alguns “recursos” muito úteis.
Esses “recursos” na verdade são o objetivo deste artigo, na forma das dicas, truques e atalhos que você pode aprender e começar a usar, para aumentar a sua produtividade.
E, sim: é possível ser produtivo e trabalhar de forma mais ágil no Terminal Linux. Veja abaixo alguns “truques” que podem fazer com que você passe a enxergá-lo de outra maneira.
Abrindo o terminal Linux através de um atalho de teclado
De forma bem resumida: apenas use o atalho de teclado CTRL+ALT+T
para abrir rapidamente o terminal.
Obs: dependendo da distro e/ou do ambiente gráfico, é até mesmo possível modificar esta combinação de teclas. Caso encontre problemas com este atalho, verifique nas configurações do seu sistema qual é o atalho correto (ou como editá-lo).
Terminal Linux: autocompletar com a tecla TAB
A tecla TAB
no terminal Linux pode ser usada, basicamente, para autocompletar. Ou seja, digamos que você deseja acessar um diretório qualquer, como /home/usuario/Documentos
, por exemplo.
Estando em /home/usuario/
, você pode simplesmente digitar cd Doc
(ou seja, as iniciais do diretório) seguido de um TAB
: todas as opções possíveis são sugeridas a seguir (incluindo o diretório Documentos
), e você só precisa teclar ENTER
para aceitar.
Da mesma forma, você pode usar a tecla TAB
para autocompletar comandos e até mesmo nomes de arquivos.
Comando apropos
O comando apropos
realiza uma busca nas páginas de manual do Linux, em busca dos termos digitados pelo usuário.
Por exemplo: digamos que você quer saber quais softwares permitem manipulação de imagem. Basta então executar o comando abaixo:
apropos image
Da mesma forma, digamos que você se esqueceu dos comandos que lidam com partições. Basta, então, executar o comando abaixo:
apropos partition
Vale a pena lembrar que apropos imagem
, por exemplo, também funciona, pois tudo depende das páginas de documentação.
Outros usos e combinações do apropos
Além disso, existem outras formas de uso do apropos
, e para mais detalhes você pode sempre consultar o “manual”, através dos comandos man apropos
ou apropos --help
.
Por exemplo, por padrão o comando lista resultados com base em qualquer uma das palavras-chave digitadas. Porém, você pode usar a flag -a
, que força o comando a realizar uma busca pelo termo exato.
Assim, o comando abaixo fará uma busca pela palavra-chave exatamente como ela foi informada:
apropos -a image manipulation
A seguir, o seguinte comando atualiza o banco de dados utilizado pelo apropos
:
sudo mandb
Finalmente, o comando abaixo exibe uma espécie de mini aplicativo, o qual na verdade mostra em tela as páginas do manual (utilize o botão “Manual Page“). Em seguida, use o menu “Options“, seguido de “Search” (Busca) ou “Display Directory” (exibe uma listagem com o conteúdo):
xman
Basta clicar em qualquer entrada (conforme imagem acima) para acessar a página do manual relativa ao comando. O menu “Sections“, além disso, fornece acesso direto às seguintes seções do manual:
- User commands;
- System Calls;
- Subroutines;
- Devices;
- File Formats;
- Games;
- Miscellaneous;
- Sys. Administration;
Voltando rapidamente para o diretório home
Digamos que você já executou uma série de comandos e acessou várias pastas. Para retornar rapidamente para o diretório home
, use qualquer um dos comandos abaixo:
cd
Ou:
cd ~
Retornando ao último diretório de trabalho
Por outro lado, agora imagine que você acessou várias pastas, porém precisa voltar à última em que trabalhou/executou comandos.
Basta usar o comando abaixo:
cd -
Interrompendo execução de um comando no terminal Linux
Se você acabou de digitar um comando que ainda está exibindo uma saída, é bem simples interrompê-lo. Por exemplo, você pode ter executado o comando htop
(ou até mesmo o btop
), para monitorar o sistema.
Para pará-lo, portanto, basta usar a combinação de teclas CTRL+C
. Simples assim!
Como limpar o terminal Linux
Se seu terminal Linux está confuso, com várias saídas sendo exibidas, além de comandos, é muito simples limpá-lo.
Simplesmente use o comando abaixo:
clear
Pesquisando e reutilizando comandos anteriores
Você pode também ter usado, em algum momento, um comando complexo, composto por um longo caminho e nome de arquivo. E em certo dia, você descobre que precisa usar o mesmo comando.
É claro: você não vai se lembrar o tempo todo de tudo o que já inseriu no terminal. Isto se torna ainda mais problemático após passados alguns dias.
Assim, entra em cena a pesquisa reversa (reverse search). Através dela, você pode facilmente encontrar comandos “do passado”. Para utilizar, simplesmente utilize as teclas de atalho CTRL+R
no terminal.
Desta forma, o sistema iniciará automaticamente a reverse search. Basta então iniciar a digitação de qualquer termo. O trecho que você lembrar, mesmo que mínimo. Ao encontrar o comando desejado, apenas tecle ENTER, e ele será executado novamente (veja imagem acima).
Como copiar e colar no terminal Linux
Você pode precisar copiar e colar enquanto usa o terminal Linux, em várias situações. Por exemplo: até mesmo enquanto utiliza este guia, você pode desejar simplesmente copiar os comandos daqui e colá-los no seu terminal.
Porém, no terminal não é possível utilizar os famoso atalhos CTRL+C
e CTRL+V
para copiar e colar, respectivamente (até mesmo porque o CTRL+C
serve para parar um comando, como vimos acima).
Por outro lado, é também perfeitamente possível copiar e colar no terminal do Linux, através de uma outra combinação de teclas.
Fica aqui, porém, um aviso: é possível que o atalho de teclado abaixo não funcione, dependendo do emulador de terminal em uso e até mesmo das configurações em uso no sistema. Na dúvida, acesse a seção de configurações do seu ambiente de desktop ou distro e verifique.
Mas vamos lá. Para copiar qualquer coisa dentro do terminal, selecione tudo o que deve ser copiado e use então o atalho CTRL+SHIFT+C
.
Agora, para colar um conteúdo (um comando, por exemplo) dentro do terminal, basta usar CTRL+SHIFT+V
.
Como descongelar o terminal Linux
Caso você pressione a combinação de teclas CTRL+S
enquanto está no terminal, este será “congelado”.
Porém, é muito simples “descongelá-lo”: simplesmente pressione CTRL+Q
.
Navegando através de comandos com as setas do teclado
Esta dica pode até mesmo ser conhecida por muitos usuários, porém, nunca é demais lembrar: para navegar rapidamente através dos últimos comandos utilizados, simplesmente pressione continuamente a “seta para cima”. Assim que encontrar o comando desejado, tecle ENTER.
E para “avançar” através da lista de comandos, use a “seta para baixo”.
Movendo o cursor para o início ou fim de uma linha
Também através de atalhos de teclado é muito fácil mover o cursor para o início ou o fim de uma linha.
Digamos que você está no meio da digitação de um comando longo, por exemplo, e acabou percebendo que é preciso inserir ou alterar algo no início dele.
Para fazer com que o cursor volte para o início da linha, basta teclar CTRL+A
. E para movê-lo para o final da linha, apenas tecle CTRL+E
.
Apagando texto com base na posição do cursor
Se você digitou algo errado e deseja corrigir rapidamente, através do atalho CTRL+U
é possível apagar tudo, desde a posição atual do cursor até o início da linha.
Agora, o atalho CTRL+K
apaga tudo o que está entre a posição atual do cursor e o final da linha. Estas teclas de atalho certamente ajudarão a evitar que você tenha que usar o backspace ou o DEL
por várias vezes.
Apagando palavras inteiras
O atalho CTRL+W
apaga a palavra imediatamente anterior à posição atual do cursor. Porém, se você estiver bem no meio de uma palavra, o atalho apaga todas as letras da posição atual do cursor até o início da palavra.
E se você teclar CTRL+W continuamente, as palavras anteriores vão sendo apagadas, uma por uma. Agora, através do atalho CTRL+Y
você pode colar todo o texto apagado através dos atalhos CTRL+U
, CTRL+K
e CTRL+W
.
Executando o último comando como sudo
Se você digitou um comando e recebeu alguma mensagem a respeito da necessidade de uso do sudo
, o comando abaixo o executará novamente.
Porém, desta vez, ele será executado como sudo
. Faça da seguinte forma:
sudo !!
Registrando a sessão do terminal em arquivo
Saiba que também é possível registrar totalmente uma sessão no terminal Linux, gravando todos os comandos e saídas, de forma automática, em um arquivo.
Isto pode ser útil para fins de aprendizado, por exemplo, ou até mesmo pensando em uma futura criação de um script.
Basta utilizar um comando com a sintaxe abaixo:
sudo script /caminho/nomeDoarquivo
Por exemplo, o comando abaixo irá gerar um arquivo .log contendo toda a sessão no terminal, e o armazenará na pasta /home
:
sudo script /home/resultado.log
Repare agora na imagem abaixo:
Claro: como geralmente acontece no Linux, é possível executar uma mesma tarefa de diferentes modos. Dependendo de seu ambiente e/ou do emulador de terminal em uso, você pode também usar a opção de “salvar a saída”.
Obs: para interromper a gravação basta digitar exit
e teclar ENTER
.
Para simplificar ainda mais as coisas, você também pode digitar apenas o comando abaixo (omitindo o caminho). Assim, o arquivo será gerado no diretório em que você está atualmente:
sudo script resultado.log
Você também pode atualizar o arquivo com novos resultados, provenientes de outras sessões no terminal. Basta utilizar o mesmo nome de arquivo juntamente com a flag -a
. Veja:
sudo script -a resultado.log
Executando vários comandos em sequência
Através do separador “;
” (sem aspas), é possível executar um comando após o outro, em sequência. Ou seja, o próximo comando será executado assim que o anterior finalizar, e assim por diante.
Por exemplo:
df -h; ls; ps
Repare agora na saída:
Observe que inicialmente o comando df -h
foi executado. Assim que ele terminou, o próximo comando na lista (o ls
) foi então executado. Finalmente, após o término do ls
, o comando ps
então rodou.
É possível adicionar à lista quantos comandos forem necessários. Apenas lembre-se de separá-los com “;
” (ponto e vírgula).
Executando comandos em sequência, apenas se o último foi bem sucedido
De forma um pouco parecida com o exemplo acima, é possível estender ainda mais as possibilidades. Podemos utilizar o separador “&&
“, e desta forma o próximo comando somente será executado se o anterior for bem sucedido.
Por exemplo:
sudo apt update && sudo apt upgrade
É possível, também aqui, adicionar quantos comandos forem necessários. Você deve apenas se certificar de utilizar o separador “&&
“.
Como reutilizar o argumento do comando anterior
Digamos que você está na raiz do sistema (“/
“), e executou o comando abaixo, para listar o conteúdo do diretório /home/usuario/Documentos
:
ls /home/usuario/Documentos
Para reutilizar o argumento do comando acima em um novo comando, basta digitar o comando desejado, seguido de “!$
” (sem aspas) + ENTER.
Ou seja, caso seja digitado o comando abaixo, você irá rapidamente para o diretório /home/usuario/Documentos:
cd !$
Como sair do terminal Linux
Finalmente, você pode apenas digitar exit
(seguido de um ENTER) para fechar seu terminal. Bem simples, não?
Conclusão
Assim, chegamos ao final de mais um guia. Desta vez você aprendeu alguns truques, dicas e atalhos bastante úteis, para uso no terminal Linux.
O terminal deve ser seu aliado, e não um inimigo. Como você pôde perceber, através dele um leque muito maior de opções é aberto para o usuário.
Configurações, ajustes, cópias de arquivos e pastas, backups, etc: tudo isto, e muito mais, pode ser executado a partir da tela do terminal.
Gostou do artigo? Deixe um comentário, e compartilhe com seus amigos!
0 comentários