Em nossa rotina diária com computadores, frequentemente nos deparamos com arquivos PDF. Com muita frequência, além disso, temos que juntar PDF.
Isto dentre outras operações, é claro. Com muita frequência também pode ser necessário dividir arquivos PDF, bem como extrair páginas, comprimi-los, etc.
Neste sentido, preparei este guia, para que você conheça 2 ótimas ferramentas open source. Tive também o cuidado de escolher um software que funciona no terminal e uma outra ferramenta que conta com interface gráfica.
Dessa forma você pode escolher e utilizar a opção com a qual se sentir mais confortável, lembrando também que ambos os programas são gratuitos, é claro.
Vamos lá!
Como juntar PDF no Linux
Juntar, dividir, extrair páginas: quem nunca precisou realizar uma destas operações com um arquivo PDF? Diversas ferramentas permitem que você faça tudo isto.
Porém, várias delas (inclusive muitas disponíveis online) costumam cobrar uma taxa para liberar acesso completo aos recursos.
Felizmente contamos com inúmeras opções gratuitas (e de código aberto) no Linux. E em primeiro lugar, gostaria de apresentar a você um programa que funciona no terminal. Mas não se assuste: ele é de fácil uso e instalação.
Conhecendo o PDFtk
O PDFtk é um software open source e gratuito (mas também há uma versão comercial). Bastante poderoso e de fácil uso, o programa da PDF Labs também permite que você rotacione páginas, aplique marcas d’água e criptografe arquivos.
Várias distribuições Linux contam com a ferramenta em seus repositórios. Mas você também pode baixar um pacote no site oficial e compilar o PDFtk a partir de seu código fonte.
Nesse sentido, seguem abaixo instruções de instalação do aplicativo no Ubuntu, Debian e derivados.
Como instalar o PDFtk no Ubuntu, Debian e derivados
Agora, no terminal, digite o seguinte comando:
sudo apt install pdftk
Como dividir um PDF com o PDFtk
Em primeiro lugar, conheça o comando que permite que um arquivo PDF seja dividido em várias páginas individuais. Por exemplo, imagine que seu PDF tem 6 páginas, e você quer dividi-lo.
O comando abaixo permite justamente esta operação, gerando um documento individual para cada página e também gravando um arquivo de log (no formato .txt).
Antes, porém, navegue até a pasta que contém o(s) arquivo(s) PDF. Para efeitos de teste, digamos que você salvou os arquivos em sua pasta Downloads. Use o comando abaixo, portanto, para acessar a pasta:
cd ~/Downloads
Agora, use um comando com a sintaxe abaixo para dividir o PDF:
pdftk nomeDoArquivoASerDividido.pdf burst
Agora, para dar a você um exemplo prático, salvei um PDF em minha pasta Downloads com o nome de artigo.pdf, e vou dividi-lo em várias páginas individuais, através do comando abaixo:
pdftk artigo.pdf burst
Pronto! De forma extremamente rápida, o PDFtk “explodiu” meu PDF e gerou vários arquivos individuais, sendo um para cada página (o arquivo original tem 6 páginas).
O software nomeia cada arquivo seguindo o padrão “pg_numeroPagina.pdf”. Confira abaixo:
Observe que o software também gerou um arquivo de log (doc_data.txt).
Como juntar PDF com o PDFtk
Em seguida, observe que juntar PDF com o PDFtk é também muito simples. Você deve especificar os nomes dos arquivos que serão unidos e dar um nome para o resultado. Assim, use um comando com a seguinte sintaxe:
pdftk arquivo1.pdf arquivo2.pdf arquivo3.pdf cat output resultado.pdf
Ou seja, de acordo com o exemplo anterior (da divisão do arquivo), vamos agora unir algumas de suas páginas (pg_0002.pdf, pg_0003.pdf e pg_0004.pdf) em um único arquivo.
Use, portanto, o comando abaixo:
pdftk pg_0002.pdf pg_0003.pdf pg_0004.pdf cat output resultado.pdf
Obs: você pode informar a quantidade de arquivos que for necessária.
Muito simples, não?
Como extrair páginas do PDF com o PDFtk
Agora, imagine que você precisa extrair apenas determinadas páginas de um PDF. Por exemplo, as páginas 1 e 6. Basta usar um comando com a seguinte sintaxe:
pdftk A=arquivoOriginal.pdf cat A1 A6 output resultado.pdf
Nesse sentido, observe o comando que deve ser utilizado para extrair as páginas 1 e 6 do nosso arquivo de exemplo (artigo.pdf):
pdftk A=artigo.pdf cat A1 A6 output resultado.pdf
Lembre-se que você deve indicar as páginas através de letras, prosseguindo com seu respectivo número. Ou seja, em nosso exemplo, A1 e A6.
Para informar ao programa um intervalo (por exemplo, extrair da página 3 à 6), basta usar o comando da seguinte forma:
pdftk A=artigo.pdf cat A3-6 output resultado.pdf
Do mesmo modo, você também pode extrair páginas de dois arquivos diferentes, ao mesmo tempo. Neste caso, cada um deles deve ser identificado através de letras diferentes (em nosso exemplo, A e B).
Ou seja, para extrair algumas páginas de dois arquivos distintos e uni-las em um único e novo arquivo, faça da seguinte forma:
pdftk A=artigo1.pdf B=artigo2.pdf cat A3-5 B1-4 output resultado.pdf
No exemplo acima, estamos extraindo as páginas 3 a 5 do PDF artigo1.pdf e as páginas 1 a 4 do PDF artigo2.pdf. Basta realizar as devidas modificações, dependendo da sua necessidade.
E assim por diante! Lembrando também que você pode utilizar o comando abaixo e obter, no seu terminal, um “manual” completo do PDFtk:
pdftk --help
Conhecendo o PDFsam
O PDFsam é mais um software open source. Diferente do PDFtk, entretanto, ele conta com uma interface gráfica.
Na verdade, estou falando do PDFsam Basic, pois também neste caso há uma versão comercial à disposição dos usuários.
De qualquer forma, o PDFsam Basic possui todos os recursos que vimos até aqui, em relação ao PDFtk. Ele também permite juntar PDF, extrair páginas, dividir, rotacionar, etc.
O aplicativo, além disso, é multiplataforma. Ou seja, existem versões disponíveis para macOS e Windows, além do Linux.
Agora você confere o modo de instalação:
Como instalar o PDFsam Basic no Ubuntu, Debian e derivados
Antes de mais nada, no terminal, acesse uma pasta qualquer (para baixar o pacote de instalação nela). Por exemplo, você pode usar sua pasta Downloads:
cd ~/Downloads
A seguir, baixe o pacote de instalação através do comando abaixo:
wget https://github.com/torakiki/pdfsam/releases/download/v4.3.2/pdfsam_4.3.2-1_amd64.deb
Obs: caso no momento em que você executar o comando acima ocorrer algum erro, pode ser devido ao fato do link ter sido atualizado (uma nova versão foi lançada, por exemplo). Neste caso, basta acessar o site do desenvolvedor e obter o novo link.
Finalmente, instale o pacote através do seguinte comando:
sudo dpkg -i *.deb
Obs: observe que, mais uma vez, usei um caractere curinga, para facilitar as coisas (*.).
Pronto! O PDFsam foi instalado no seu computador, e você já pode iniciá-lo inclusive através do seu menu de aplicativos.
Como dividir um PDF com o PDFsam
Ao iniciar o software, você irá se deparar com uma prática e bela interface, semelhante à da imagem abaixo:
Obs: eu cortei a imagem, para não ocupar muito da sua tela. Vale ressaltar, entretanto, que na tela inicial também existem as opções “Mix alternado”, “Rotacionar” e “Dividir pelo tamanho”.
Agora, para dividir um PDF através do programa open source, basta clicar no primeiro botão (Dividir). Em seguida, você deve informar diversos detalhes.
Por exemplo, você pode especificar a divisão página a página ou então apenas relativa a páginas ímpares ou páginas pares.
O programa também oferece diversas opções extras de divisão, mas talvez seja mais simples apresentar uma screenshot desta tela a você:
Após definir todos os ajustes, basta clicar no botão “Executar”, no canto inferior esquerdo. Obviamente, esta solução não é tão rápida quanto o PDFtk, porém, sua grande gama de recursos compensa bastante.
Como juntar PDF com o PDFsam
Na barra lateral esquerda existem vários botões, cada um deles dando acesso a uma tela específica. Neste caso, vamos usar a segunda delas, de cima para baixo (Unir).
E para juntar PDF através do PDFsam basta arrastar e soltar os arquivos desejados na janela do aplicativo (você também pode clicar no botão “Adicionar”):
Para finalizar, apenas clique em “Executar”.
Como extrair páginas do PDF com o PDFsam
A extração de páginas de um PDF funciona de modo bem parecido com as alternativas anteriores. Além disso, a interface do programa ajuda bastante, até mesmo porque é possível simplesmente arrastar e solta arquivos.
Agora, o campo “Configurações de extração” deve ser preenchido com os números das páginas que você deseja extrair (ou um intervalo, como 2-6, por exemplo):
E para finalizar, clique em “Executar”.
Outros modos de uso do PDFsam
Esta ferramenta é muito rica. Ainda existem outros modos de uso, e você pode até mesmo dividir arquivos pelo tamanho ou rotacioná-los.
O PDFSam é um software muito bacana, e vale lembrar mais uma vez que você pode baixar versões para Linux, Windows e Mac.
Conclusão
Assim, chegamos ao final de mais um guia no TecLinux. Desta vez, tive o prazer de apresentar a você duas ótimas ferramentas para juntar PDF. Ou melhor, ferramentas que permitem inúmeras operações com arquivos PDF.
O PDFtk é extremamente poderoso, e roda totalmente no terminal, sendo também uma solução muito leve. Já o PDFsam oferece uma prática GUI e também possui recursos muito interessantes.
Espero que você tenha gostado deste conteúdo. E se puder, deixe um comentário e diga qual dos dois aplicativos você prefere.
Até a próxima!
0 comentários