Se você precisa transferir arquivos entre seu computador Linux e um dispositivo Android, felizmente existem algumas alternativas extremamente versáteis e gratuitas.
Um dos métodos de transferência mais práticos se dá através do uso de uma extensão do GNOME (no computador) e do aplicativo KDE Connect (no smartphone).
Neste guia você irá conferir detalhes da extensão, incluindo instruções de instalação e uso, bem como do aplicativo Android.
E não se preocupe, todos os procedimentos são muito fáceis.
Transferir arquivos: o problema
Algumas vezes, é possível que você encontre dificuldades em transferir arquivos de um dispositivo para outro, dependendo do sistema operacional e/ou das ferramentas utilizadas.
Diferentes plataformas certamente possuem ferramentas e modos de uso distintos. E em relação ao Linux e ao Android, isto não é diferente.
Porém, existem alguns métodos capazes de facilitar este processo, ao mesmo tempo em que dispensam totalmente o uso de cabos e afins.
Dessa forma, o duo GSConnect + KDE Connect é extremamente interessante, e abaixo você irá conferir todos os detalhes necessários.
Utilizando estas duas ferramentas, você será capaz de transferir fotos, vídeos e arquivos diversos entre seu computador Linux e seu celular Android. E tudo de forma simples e prática.
A extensão do GNOME GSConnect
Iniciei o uso do GSConnect pouco tempo após migrar para a distro EndeavourOS. De lá para cá, a ferramenta tem sido muito útil, além de prática.
O GSConnect na verdade é uma das várias extensões do GNOME. Trata-se de uma espécie de “KDE Connect para o ambiente GNOME”.
Tanto é que, para utilizar o GSConnect de modo a integrar o Linux com o Android, possibilitando então a transferência de arquivos entre ambos, você precisa instalar o aplicativo KDE Connect em seu smartphone.
Dessa forma, transferir arquivos entre os dois dispositivos é muito fácil. Além disso, através do uso das duas soluções você também pode compartilhar notificações, SMSs e até mesmo controlar remotamente as mídias em execução no computador.
Vale lembrar, antes de mais nada, que você não precisa do software KDE Connect (um aplicativo voltado ao ambiente de desktop KDE Plasma) em seu computador Linux.
Basta, portanto, seguir os procedimentos deste guia para configurar de forma adequada ambas as plataformas, “integrando” então o GSConnect instalado no desktop Linux com o KDE Connect instalado no dispositivo Android.
Pré-requisitos
Para prosseguir, você precisa dos seguintes pré-requisitos:
Item | Descrição |
---|---|
Distribuição | Distro Linux com o DE GNOME |
Dispositivo móvel | Android |
Extensão GNOME no computador | GSConnect |
Aplicativo no dispositivo móvel | KDE Connect |
Como instalar o GSConnect no Linux
Agora, você deve instalar a extensão do GNOME em seu computador. Basta acessar este link e clicar no botão “Instalar”.
Você também pode acessar este guia e conferir os detalhes relacionados à instalação de extensões no GNOME.
E, para facilitar ainda mais, você pode instalar a extensão Flatline em seu navegador. Ela é a responsável pelo modo mais simplificado de instalação de extensões no ambiente de desktop (para que você apenas clique no botão “Instalar”).
Obs: existem versões da extensão Flatline para os navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome.
E agora que você já conta com todos os pré-requisitos, simplesmente acesse a página da extensão GNOME GSConnect (link acima) e clique no botão “Instalar”.
Instalando o KDE Connect no Android.
Em seguida, você deve instalar o aplicativo KDE Connect em seu dispositivo Android. Esta é a página do aplicativo no Google Play, aliás.
Pronto! Agora você já possui praticamente tudo o que é preciso para integrar seus dispositivos e permitir a devida transferência de arquivos.
Liberando as portas necessárias no firewall
A comunicação entre o KDE Connect no dispositivo Android e o GSConnect no computador Linux apenas ocorrerá se as portas necessárias forem liberadas no firewall.
Obviamente, se você não possui nenhum firewall ativo no computador, pode simplesmente ignorar este passo e seguir adiante.
De qualquer forma, vale ressaltar que é necessário liberar, no firewall em execução, o intervalo de portas 1716 a 1764, tanto para o protocolo TCP quanto para o UDP (tais portas são utilizadas pelo KDE Connect).
Além disso, os procedimentos podem ser diferentes, dependendo do firewall e/ou da GUI em uso. De forma simples, porém, vamos agora conferir como o procedimento funciona no firewall UFW.
Liberando portas no UFW
Para liberar as portas necessárias no seu UFW, basta executar os seguintes comandos no terminal:
sudo ufw allow 1716:1764/tcp
sudo ufw allow 1716:1764/udp
Obs: observe que são 02 (dois) comandos distintos, um relativo ao TCP e outro relativo ao UDP.
Agora, você pode adaptar os procedimentos acima, dependendo da solução de segurança que você usa, ou até mesmo no caso de utilização de alguma GUI (como o GUFW, por exemplo).
Apenas é importante ficar atento à necessidade de liberação do intervalo de portas 1716 a1764, para TCP e UDP.
Preparando o GSConnect e o KDE Connect
Uma vez realizados todos os procedimentos acima, você pode iniciar os preparativos da extensão GSConnect no computador.
Em primeiro lugar, você deve clicar no ícone da extensão, na “bandeja/system tray“. Feito isto, clique no sinal de “>”, ao lado da opção GSConnect.
Finalmente, clique em “Configurações de dispositivos”:
Alternativamente, para acessar as configurações da extensão GNOME GSConnect, você também pode utilizar os aplicativos “GNOME Extensões” ou “Extension Manager” (Gerenciador de Extensões).
Nestes dois apps, basta acessar o botão de “Configurações” da extensão GSConnect (ícone da engrenagem).
Assim que a tela de “Configurações” for exibida, pegue seu celular Android e abra o aplicativo KDE Connect.
Configurando o GSConnect e o KDE Connect
Após os procedimentos do capítulo anterior, o GSConnect no computador iniciará a busca de dispositivos. Repare que ele exibirá seu smartphone Android na lista de “Dispositivos” (de forma bem rápida).
Agora, você deve aceitar/confirmar a solicitação de pareamento, tanto no Linux (no próprio GSConnect) quanto no Android (no app KDE Connect).
Feito isto, o GSConnect no Linux exibirá seu celular, devidamente pareado:
Obs: o mesmo acontece no Android, no app KDE Connect.
Neste momento, clique duas vezes no nome do dispositivo Android exibido (conforme imagem acima). Uma nova janela será então exibida, e através dela uma série de configurações podem ser ajustadas.
Você pode, por exemplo, modificar os ajustes relacionados ao compartilhamento de arquivos, bem como detalhes relacionados às notificações.
Preferencialmente, reveja todas as configurações dentro da aba “Compartilhamento”, e certifique-se de que a opção relativa à recepção de arquivos está ativa:
Como transferir arquivos com o GSConnect e o KDE Connect
Agora que seu computador Linux e seu celular Android estão “conectados”, você já pode começar a transferir arquivos de um para o outro.
No computador, basta que você clique no ícone do GSConnect (conforme instruções acima) e utilize, então, a opção “Compartilhar”.
O explorador de arquivos será então aberto, para que você selecione o arquivo que deseja transferir para o smartphone Android.
Por outro lado, para transferir arquivos do celular Android para o computador Linux, basta selecionar o aplicativo KDE Connect no momento da escolha do método de compartilhamento.
Alternativamente, você também pode abrir diretamente o aplicativo KDE Connect no celular, e utilizar a opção “Enviar arquivos”:
Pronto! Agora você já sabe como transferir arquivos do computador (Linux) para o celular (Android), e vice-versa.
Observe apenas que tanto a extensão GSConnect quanto o aplicativo KDE Connect contam com inúmeros recursos extras, além da possibilidade de transferir arquivos entre os dispositivos.
É possível, por exemplo, lidar com notificações e mensagens, além do controle remoto de mídia em execução no computador, através do celular (utilizando o Spotify, por exemplo).
Isto dentre outros recursos, obviamente. Porém, o foco deste guia está na transferência de arquivos, e sendo assim, creio que maiores detalhes podem ficar para um próximo conteúdo.
Obs: caso o GSConnect no computador não localize o celular Android (KDE Connect), certifique-se de rever todos os procedimentos do capítulo “Liberando as portas necessárias no firewall” (acima).
Conclusão
E hoje você conheceu um método rápido e fácil de transferência de arquivos entre um computador Linux e um dispositivo Android.
Através da extensão do GNOME GSConnect e do aplicativo KDE Connect, transferir arquivos entre dispositivos diferentes é algo muito prático e simples.
Espero que este conteúdo tenha agradado você, e em caso de dúvidas ou sugestões, não hesite em deixar um comentário.
Até a próxima!
Mais um excelente artigo! 😉
Até por NÃO utilizar o Gnome, prefiro utilizar o KDE Connect (o qual já utilizo há anos) e não só para transferência de arquivos entre Android e PC/laptop, mas também entre PC, laptop e Android.
Porém, há pouco mais de um mês conheci o LocalSend, que tem se mostrado bastante efetivo e simples de utilizar.
https://localsend.org/
Mas isso não significa que deixei de utilizar e manter instalado o KDE Connect; ele é sempre um dos primeiros apps que instalo no Android e PC/laptop.
Grande e forte abraço.
Obrigado! 🙂
Realmente, o KDE Connect é uma “mão na roda”.
Eu não conhecia o LocalSend! Já está aqui aberto em uma aba no Firefox, vou “fuçar” daqui a pouco. Obrigado pela indicação, Samej. 😉
Abraços!