Assistir TV online no seu computador Linux é perfeitamente possível. Através do software open source Kodi, os canais abertos estão à distância de poucos cliques.
Este guia conta com instruções relacionadas ao acesso à TV online de forma grátis, ou seja, aos canais de TV (online) ao vivo.
Em primeiro lugar, vale um aviso importante: os procedimentos abaixo envolvem a adição de uma lista IPTV no software de código aberto.
Nesse sentido, é perfeitamente possível utilizar IPTV de forma 100% legal, e este é o objetivo deste guia. Ou seja, utilizaremos o Kodi juntamente com listas IPTV gratuitas.
Uma pesquisa rápida no Google retorna inúmeras listas gratuitas, compostas por canais abertos e gratuitos. Você pode baixar aquelas de sua preferência.
Além disso, é importante também dizer que através do IPTV você pode obter acesso a emissoras de TV regionais. São inúmeras opções disponíveis, o que certamente faz com que este modo de acesso seja bem vantajoso.
O que é o Kodi?
O Kodi é um programa open source, e através dele, você pode montar uma verdadeira central multimídia no seu computador.
Anteriormente chamado XBMC, ou Xbox Media Center, o software foi inicialmente lançado para o Xbox original.
O Kodi é um media player bem completo. Ele é capaz de exibir vídeos, filmes e música, além de outros tipos de conteúdo, tanto a partir da rede local quanto através da internet.
Além disso, o versátil aplicativo também permite que você jogue videogame. Porém, uma de suas características mais interessantes está ligada ao recurso PVR (Personal Video Recorder).
Com o Kodi, e através do recurso PVR, é possível assistir aos canais da TV aberta no Brasil sem pagar nada.
O software open source, além disso, também é capaz de gravar o conteúdo de qualquer canal aberto. Você pode inclusive programar uma gravação: basta definir o canal desejado, bem como a data e o horário de início.
É importante também destacar que o Kodi é capaz de muitas coisas, e ele inclusive trabalha com diversos serviços de streaming de vídeo e música.
Porém, mais uma vez gostaria de salientar que este tutorial conta com instruções e detalhes envolvendo apenas práticas 100% legais.
Assim, outro detalhe muito interessante do aplicativo diz respeito aos add-ons, que são como extensões e adicionam inúmeros recursos valiosos.
Através destas extensões, você pode assistir a vários canais de TV online grátis. Em outras palavras, você pode, por exemplo, assistir e gravar no desktop ou notebook conteúdo de vários canais abertos (Record, SBT, etc).
O Kodi é multiplataforma, e encontra-se disponível para Linux, Windows, Mac, Android e iOS, dentre outros sistemas operacionais.
O aplicativo também oferece suporte a inúmeros controles remotos, e através dele, TV online ao vivo no Brasil é algo bastante descomplicado.
Kodi: como instalar no Linux
Agora que você já conhece um pouco mais do Kodi, vamos conferir detalhes de sua instalação no Linux, para que você possa desfrutar de TV online 100% grátis no seu computador.
Instalando o Kodi no Ubuntu
O processo de instalação do Kodi no Ubuntu e derivados (Pop!_OS, Linux Mint, etc) é bem simples, porém envolve a adição do repositório PPA oficial.
Assim, utilize os seguintes comandos:
sudo apt install software-properties-common
sudo add-apt-repository -y ppa:team-xbmc/ppa
sudo apt update
sudo apt install kodi
Instalando o Kodi em qualquer distro Linux
O Kodi também pode ser instalado em inúmeras distros Linux, através de pacotes Flatpak. Antes, porém, é necessário que o seu sistema conte com o devido suporte à tecnologia.
Portanto, acesse este guia completo, caso ainda não conte com suporte a pacotes Flatpak no seu sistema operacional. Assim que o suporte estiver presente, execute o comando abaixo:
flatpak install flathub tv.kodi.Kodi
Kodi: como configurar
Agora que você já instalou o Kodi no seu Linux, são necessários alguns pequenos ajustes básicos e iniciais, para que você então desfrute dos canais abertos.
Procure pelo software no menu da sua distribuição e abra-o.
Configurando o Kodi em português
Na janela principal do programa, localize o ícone da engrenagem (acesso à área de configurações) e clique nele:
Neste momento, o software ainda está em inglês. Vamos agora definir o português do Brasil como idioma padrão. Assim, localize e clique no botão/grupo de opções “Interface”:
A seguir, você estará na tela de configurações da interface do programa. Clique agora em “Regional” (no lado esquerdo), e depois em “Language” (no lado direito):
Neste momento, uma espécie de janela popup será aberta (Languages). Localize e clique na opção “Portuguese (Brazil)”:
Pronto, você acabou de colocar o seu Kodi em português do Brasil.
Ativando fontes desconhecidas no Kodi
Agora, para facilitar a sua vida, vamos configurar o Kodi para que ele permita a instalação de add-ons a partir de fontes desconhecidas.
Através dos procedimentos anteriores, você ativou a localização pt-BR no Kodi. Neste momento, tecle ESC
duas vezes (ou até que você retorne à tela inicial, com o ícone da engrenagem).
Clique novamente no ícone da engrenagem. Na tela seguinte, clique no botão “Sistema”. A seguir, na próxima tela, clique em Add-ons (no lado esquerdo).
Observe agora a opção “Fontes desconhecidas”. Você deve ativá-la, ou seja, deixe-a da mesma forma que na imagem abaixo:
Assim que você ativar a opção “Fontes desconhecidas”, uma pergunta será feita. Responda clicando em “Sim”, e a ativação será concretizada com sucesso.
Neste momento, tecle ESC
duas vezes, ou até que você retorne à tela inicial.
TV online no Kodi: ativando cliente PVR
Para que você possa assistir à TV online aberta no Linux através do Kodi, é necessário utilizar um cliente PVR dentro do aplicativo. Um add-on como este permitirá que você assista a inúmeros canais de forma 100% gratuita e ao vivo.
Assim, retorne à tela inicial do Kodi, localize a opção “Add-ons” (no lado esquerdo) e clique nela:
Na tela seguinte, clique na opção “Meus add-ons” (também no lado esquerdo da tela). A seguir, serão exibidas algumas categorias de add-ons, e você deve clicar em “Clientes de PVR”, conforme a imagem abaixo:
Agora, você verá uma lista contendo diversos clientes de PVR. Existem vários, obviamente, porém vamos nos focar em apenas um deles, até mesmo para que você possa assistir à TV online o mais rápido possível.
Trata-se de um add-on que funciona muito bem, chamado “IPTV Simple Client”. Portanto, localize este add-on na lista exibida, e clique nele. Você será então redirecionado à seguinte tela:
Dependendo da versão do Kodi, é possível que a extensão “IPTV Simple Client” venha pré-instalada. Neste caso, e conforme a imagem acima, apenas clique no botão “Ativar” e aguarde a ativação do add-on.
Por outro lado, caso a extensão não tenha sido pré-instalada, você deve acessar a opção “Add-ons” , na tela inicial do aplicativo. A seguir, você deve acessar a opção “Baixar”, e então buscar a extensão “IPTV Simple Client”, instalando-a em seguida.
TV online no Kodi: adicionando uma lista IPTV
Para que você tenha acesso aos canais gratuitos da TV aberta no seu computador Linux, é necessário adicionar uma lista IPTV.
Você pode realizar uma busca no Google, para obter diversas listagens com os canais abertos gratuitos. É algo bem simples, e a seguir você deve configurar o Kodi, para que ele carregue estas listas.
Estas listas adicionarão os canais ao seu aplicativo, para que você possa assisti-los. Assim, basta executar os procedimentos abaixo.
Tecle ESC
até que você retorne à tela inicial do Kodi (com o ícone da engrenagem). Aí, clique em Add-ons (no lado esquerdo). A seguir, clique em “Meus Add-ons” (também no lado esquerdo), e depois no add-on “IPTV Simple Client”.
Você está agora na tela que fornece acesso às configurações da extensão/cliente PVR que nós instalamos/ativamos.
Clique no botão “Configurar”:
Finalmente chegou o momento de adicionar uma lista IPTV contendo os canais gratuitos que desejamos assistir.
Após clicar em “Configurar”, uma nova janela será aberta. Clique em “Add add-on configuration“:
Permaneça agora na aba “Geral”, e digite um nome para a sua configuração. Agora você também deve informar um detalhe importante, que é a lista IPTV.
O Kodi permite que você adicione uma listagem tanto através da URL quanto através de um arquivo. Assim, no campo “Local” , escolha “Caminho remoto” (para informar um link) ou “Local path“.
Se você optar por “Local path“, é necessário preencher o campo “Caminho da lista de reprodução M3U” com o caminho para o arquivo contendo a lista que você baixou (no seu computador).
Agora, se você optar por “Caminho remoto”, deverá preencher o campo “URL da lista de reprodução M3U”, informando o link exato para a lista que você encontrou.
Após inserir estas informações, não se esqueça de clicar no botão “OK’, no canto superior direito, para salvar as modificações.
Como assistir TV online aberta no Kodi
Através dos procedimentos do capítulo anterior, você adicionou uma lista IPTV ao seu aplicativo Kodi, e assim já conta com uma série de canais abertos que podem ser assistidos de forma online e gratuita.
Para acessar os canais, basta retornar à tela inicial do Kodi e clicar no botão “TV” (no canto superior esquerdo).
Observe também que aqui, na área de “TV”, existe a opção para adicionar agendamentos, para que você possa gravar programações.
O Kodi é cheio de recursos bacanas. Os canais de sua preferência podem ser adicionados aos favoritos, por exemplo, e o software é bem intuitivo, além de contar com uma interface muito moderna e bonita.
Basicamente, após a exibição da lista de canais disponíveis, basta clicar sobre seu ícone/nome para que a transmissão seja iniciada. Simples assim.
Conclusão
Agora você já tem em mãos tudo o que é necessário para assistir TV online, no seu próprio computador Linux (e em qualquer OS, na verdade) e com inúmeros canais abertos 100% gratuitos.
O Kodi é um software de código aberto extremamente versátil, além disso. Ele conta com diversos recursos valiosos, e sua lista de funcionalidades pode ser expandida, através de diversos add-ons também gratuitos.
Disponível para vários sistemas operacionais, o software possibilita que qualquer pessoa assista TV online, ao vivo, de forma prática, rápida e gratuita, através de poucos cliques. E tudo 100% dentro da legalidade, se você seguir este guia à risca.
Espero que você tenha gostado do conteúdo. E não hesite em deixar um comentário, em caso de dúvidas e/ou sugestões.
Até a próxima!
0 comentários