Guia completo de atualização e gerenciamento de pacotes Flatpak no Linux

por | 05/05/2023 | Configuração

Através deste guia completo, você conhecerá vários métodos de gerenciamento de pacotes Flatpak no Linux.

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que aplicativos Flatpak representam um excelente método de instalação de software.

De fato, através deste formato de empacotamento, você é capaz de instalar programas no Linux virtualmente em qualquer distro.

A lista de distribuições Linux que suportam o formato é bem grande, e este link fornece um grande exemplo (trata-se da página oficial com instruções de instalação do suporte a Flatpak em inúmeras distros).

E dentre as distros listadas, encontram-se, por exemplo, AlmaLinux, EndeavourOS, Ubuntu, Manjaro, Endless OS, Red Hat Enterprise Linux e Linux Mint. Enfim, a lista é bem grande.

Porém, antes de conhecer diversos métodos de gerenciamento de pacotes Flatpak no Linux, confira o guia abaixo, que conta com detalhes a respeito da tecnologia, bem como instruções para que você instale o suporte a ela em sua distribuição:

O que é Flatpak?

Você pode conferir detalhes mais aprofundados a respeito do Flatpak no guia cujo link consta no capítulo anterior.

Porém, e até mesmo como um resumo, vale dizer que o Flatpak é um moderno formato de empacotamento e distribuição de software no Linux.

Gerenciamento de pacotes Flatpak

O formato facilita a vida de desenvolvedores e usuários finais, pois permite que um único pacote seja criado e então disponibilizado para todas as distribuições.

Cada pacote Flatpak conta com tudo o que é necessário para que o aplicativo funcione. Ou seja, cada pacote é completo, e inclui todas as dependências necessárias.

Para maior segurança, os programas em Flatpak são executados em um ambiente de sandbox. Além disso, problemas em um único software não são mais capazes de quebrar o sistema inteiro.

Perceba, assim, que este formato de empacotamento é ótimo e seguro. Eu, particularmente, utilizo muitos Flatpaks nas minhas máquinas, e nunca tive problemas.

Gerenciamento de pacotes Flatpak: onde encontrar?

O Flathub é uma espécie de repositório, repleto de programas em Flatpak. Trata-se de uma espécie de “App Store para Linux”, que inclusive sofreu uma repaginada recente.

No Flathub você pode buscar por aplicativos em diversas categorias, incluindo, por exemplo, “Áudio e Vídeo“, “Desenvolvimento”, “Jogos“, “Produtividade“, “Utilitários”, etc.

Gerenciamento de pacotes Flatpak - Flathub
Flathub

A loja, além disso, também destaca novos programas em sua página inicial, bem como aqueles que são mais populares (dentre outras seções).

No Flathub é possível encontrar um número enorme de softwares úteis. Apps de serviços de streaming (como o Spotify, por exemplo), programa do IRPF, Google Chrome, Mozilla Firefox, Discord, VLC, Microsoft Edge, e inúmeros outros.

E o Flathub também conta com a seção de “Aplicativos verificados”, onde você encontra programas publicados na loja por seu próprio desenvolvedor ou empresa responsável, ou então por um terceiro devidamente aprovado.

Em suma, o Flathub é uma verdadeira e sensacional “central de aplicativos para Linux”, cujo conteúdo cresce a cada dia.

Mais uma vez, gostaria de lembrar do nosso guia relacionado aos pacotes Flatpak (link acima): ele também conta com instruções para que você adicione o suporte ao repositório do Flathub em sua distro.

Em suma, você pode acessar o Flathub e até mesmo utilizar o recurso de busca para procurar apps (no topo do site): o repositório possui inúmeros softwares úteis e de alta qualidade.

Assim, pense também no Flathub como uma “Flatpak store“.

Integrando lojas de apps com Flatpaks

Esta é uma etapa opcional. Além disso, vale também ressaltar que algumas distribuições Linux oferecem suporte nativo a pacotes Flatpak.

Se este for o seu caso, é possível buscar e instalar este tipo de software através da própria loja de aplicativos, ou seja, de forma totalmente gráfica.

Dessa forma, se você conta com a GNOME Software, por exemplo (e no caso de não integração), é possível integrá-la manualmente a pacotes Flatpak, através dos procedimentos abaixo.

Flatpaks na loja de apps do Ubuntu

O plugin instalado através do comando abaixo permite a integração de pacotes Flatpak à central de software do Ubuntu (desde que o ambiente de desktop seja o GNOME):

sudo apt install gnome-software-plugin-flatpak

Flatpaks no KDE Discover

Agora, caso seja necessário instalar o suporte a Flatpaks em uma distro que utiliza o KDE Plasma, como o Kubuntu ou o KDE Neon, por exemplo, o comando é o seguinte:

sudo apt install plasma-discover-backend-flatpak

Vale também lembrar que inúmeras distros já contam com suporte nativo a aplicativos Flatpak. Dentre elas, podemos citar, por exemplo, Manjaro, Linux Mint, Pop!_OS, elementary OS e Zorin OS.

Nestes casos, você pode simplesmente buscar pelo pacote que deseja, através do próprio gerenciador de instalação de aplicativos em modo gráfico.

Lembrando mais uma vez que, por motivos óbvios, os procedimentos neste capítulo não são obrigatórios.

Gerenciamento de pacotes Flatpak: instalação

Existem alguns métodos diferentes de gerenciamento de pacotes Flatpak, e os procedimentos podem ser feitos tanto através do terminal do Linux quanto através de uma interface gráfica.

Para facilitar, e até mesmo para que você conheça e entenda os diferentes modos de instalação, a fim de descobrir qual alternativa funciona melhor no seu caso, seguem abaixo instruções detalhadas .

Como instalar Flatpaks através do terminal

Em primeiro lugar, faça uma busca no Flathub, e encontre o software que você deseja instalar. Em seguida, na página do aplicativo, role a tela para baixo, até encontrar uma seção chamada “Instalação manual”.

Obs – você também pode buscar por aplicativos Flatpak no próprio terminal. Basta utilizar um comando com a seguinte sintaxe: flatpak search [nome_Do_App]. Por exemplo: flatpak search audacity. E assim por diante.

Gerenciamento de pacotes Flatpak - Instalação de aplicativo pelo terminal
Clique para abrir a imagem em tamanho completo

Observe que agora é exibido um comando (veja na imagem acima). Trata-se do comando de instalação do aplicativo que você buscou.

Você só precisa copiar este comando e colá-lo no seu terminal (através da combinação CTRL + SHIFT + V, por exemplo), teclando ENTER em seguida.

Neste momento, a instalação será iniciada, e você só precisa confirmar que deseja prosseguir com as alterações:

Gerenciamento de pacotes Flatpak - Instalação de aplicativo pelo terminal
Clique para abrir a imagem em tamanho completo

Ou seja, de acordo com a imagem acima, você só precisa digitar Y (de Yes, ou Sim) e confirmar com um ENTER.

Agora basta aguardar pelo término da instalação. Em seguida, para executar o software, você pode simplesmente buscar por ele em seu menu de aplicativos.

Um modo opcional de execução dos aplicativos Flatpak se dá através do próprio terminal, através de um comando com a seguinte sintaxe:

flatpak run [nome_Do_Pacote]

Por exemplo, de acordo com o exemplo acima, você instalou o navegador Google Chrome, e para iniciá-lo, basta executar o comando baixo:

flatpak run com.google.Chrome

Mas não se preocupe, pois as páginas de todos os programas disponíveis através do Flathub contam com os respectivos comandos para instalação manual e execução.

Porém, não devemos complicar as coisas, pois é muito mais simples executá-los através de um menu de aplicativos, de uma dock (Latte Dock, por exemplo), e assim por diante.

Como instalar Flatpaks através de um arquivo .flatpakref

Se você reparar, a página de todos os softwares no Flathub conta com um botão chamado “Instalar”. Porém, este botão na verdade não instala o aplicativo (pelo menos a princípio).

Ele apenas faz com que você baixe um arquivo com extensão .flatpakref. Este arquivo, na verdade, apenas contém os dados necessários para a instalação do programa.

Resolvi incluir este “método adicional” de instalação apenas para deixar você ciente de todas as possibilidades envolvidas no que diz respeito ao gerenciamento de aplicativos Flatpak.

Assim, para instalar um aplicativo a partir de um arquivo .flatpakref, antes de mais nada, baixe o arquivo. Agora, acesse pelo terminal o diretório onde o arquivo foi baixado.

Em seguida, use um comando com a seguinte sintaxe:

flatpak install [nome_Do_Arquivo.flatpakref]

Por exemplo, no caso do Google Chrome, o comando é o abaixo:

flatpak install com.google.Chrome.flatpakref

E assim por diante. Mas não se preocupe, a seguir nós iremos conferir um método muito mais tranquilo de instalação de Flatpaks.

Como instalar Flatpaks através da extensão Flatline

A extensão gratuita Flatline está disponível para os navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome.

Através dela, você pode realmente instalar os programas Flatpak através do botão “Instalar”, no Flathub. Ou seja, agora você tem um método de instalação que dispensa totalmente o terminal.

A Flatline, além disso, também funciona com as app stores “Aplicativos GNOME” e elementary OS. A extensão transforma o link do botão de instalação em um link appstream, e assim, sua loja de aplicativos é aberta automaticamente, para que o processo seja concluído.

Instale, portanto, a extensão Flatline, através dos links acima e dependendo do seu navegador.

Em seguida, localize o software que deseja instalar, no Flathub, e clique no botão “Instalar”:

Gerenciamento de pacotes Flatpak - Instalação de aplicativo pela extensão Flatline
Clique para abrir a imagem em tamanho completo

Neste momento, a extensão Flatline entra em ação, e uma pergunta é exibida na tela (se você deseja realmente permitir que o site Flathub abra links do tipo appstream).

Para facilitar, marque a caixa “Sempre permitir”, e finalmente clique no botão “Abrir link”. Veja:

Gerenciamento de pacotes Flatpak - Instalação de aplicativo pela extensão Flatline
Clique para abrir a imagem em tamanho completo

E agora a “mágica” acontece: sua loja de aplicativos (KDE Discover, GNOME Software, etc) é automaticamente aberta, e o software que você escolheu já está selecionado, na tela, pronto para ser instalado.

Tudo o que você precisa fazer neste momento é clicar no botão correspondente à instalação, dependendo da loja de aplicativos (“Instalar”, por exemplo), e aguardar. Veja:

Gerenciamento de pacotes Flatpak - Instalação de aplicativo pela extensão Flatline
Clique para abrir a imagem em tamanho completo

Simples, não? Além disso, este é outro excelente método de gerenciamento de pacotes Flatpak, através do qual você não precisa sequer abrir o terminal.

Gerenciamento de pacotes Flatpak: atualização

Por padrão, embora alguns digam o contrário, um pacote Flatpak não é atualizado automaticamente. Pelo menos, não se a sua distribuição não possui suporte nativo à tecnologia, por exemplo (ou então se não há integração com a loja de apps – veja detalhes acima).

Recentemente, passei por um pequeno “problema” relacionado a este detalhe: fui obrigado a atualizar manualmente uma lista bem grande de programas que foram instalados através de pacotes Flatpak.

Ou seja, se você é um usuário que deseja manter seu sistema sempre totalmente atualizado (falha minha, eu sei), esta não é uma boa prática, na verdade.

Assim, confira agora alguns métodos que você pode empregar para atualizar os seus pacotes, tanto em modo gráfico quanto através da linha de comando.

Como atualizar Flatpaks através do terminal

O comando abaixo atualiza todos os pacotes instalados no seu sistema. Trata-se, como você pode perceber, de mais um ótimo método de gerenciamento de pacotes Flatpak:

flatpak update

Caso não existam atualizações disponíveis, você receberá a seguinte mensagem: “Nada para fazer”.

Porém, você também pode atualizar aplicativos de forma individual. Para isto, entretanto, é necessário conhecer o nome do respectivo pacote.

Neste momento, o comando abaixo é muito útil, pois ele lista todos os pacotes instalados:

flatpak list

Agora, uma vez identificado o pacote desejado, copie seu nome e utilize-o em um novo comando, que possui a seguinte sintaxe:

flatpak update --app [nome_Do_Pacote}

Por exemplo, para atualizar o Spotify individualmente, basta utilizar o comando abaixo:

flatpak update --app com.spotify.Client

E assim por diante.

Atualizando Flatpaks pela loja de aplicativos

Uma vez que você conta com suporte à tecnologia, bem como com a integração com sua loja de aplicativos (veja mais detalhes acima), é muito fácil atualizar um pacote através da interface gráfica.

Simplesmente abra sua loja de aplicativos e acesse a seção de atualizações. Ali serão listados os pacotes instalados, bem como seus respectivos repositórios, incluindo o Flathub / Flatpak.

Atualizando Flatpaks pela loja de aplicativos

A partir daí, basta seguir os procedimentos sugeridos em tela.

Gerenciamento de pacotes Flatpak: desinstalação

Para um bom gerenciamento de Flatpaks, é importante que você também saiba como desinstalar tais pacotes.

Dessa forma, abaixo você encontra alguns procedimentos e métodos para a remoção de aplicativos com segurança e praticidade.

Como desinstalar Flatpaks através do terminal

Agora, use mais uma vez o comando para listar todos os pacotes instalados, para então encontrar o nome completo daquele que deseja remover:

flatpak list

Uma vez encontrado o pacote desejado, remova-o através de um comando com a seguinte sintaxe:

flatpak uninstall [nome_Do_Pacote]

Por exemplo, para remover o KeePassXC:

flatpak uninstall org.keepassxc.KeePassXC

Por outro lado, você pode desejar remover tanto o programa quanto quaisquer dados porventura armazenados pelo mesmo.

Neste caso, basta utilizar um comando com a seguinte sintaxe:

flatpak uninstall --delete-data [nome_Do_Pacote]

Por exemplo:

flatpak uninstall --delete-data org.keepassxc.KeePassXC

E assim por diante, mas utilize este último método com muita cautela.

Desinstalando Flatpaks pela loja de aplicativos

Assim como acontece na atualização, também é possível desinstalar software instalado através de um pacote Flatpak via loja de aplicativos.

Neste caso, e já contando com suporte ao formato Flatpak, bem como com a devida integração com a loja de aplicativos (mais detalhes acima), abra a loja de software e acesse a área que exibe os aplicativos instalados.

Ali serão listados os pacotes instalados. Basta escolher a opção desejada e seguir as instruções exibidas em tela, para a remoção.

Obs: aqui, há sempre um botão ou link para “desinstalar”, ou até mesmo ícones e botões com a imagem de uma lixeira.

Gerenciamento de pacotes com o Bauh

O Bauh é um software gratuito que funciona como uma espécie de central de gerenciamento de aplicativos.

Eu resolvi deixá-lo para o final, após apresentar vários métodos (gráficos ou não) de gerenciamento de pacotes Flatpak, devido ao fato de que ele possui recursos que até ultrapassam o escopo deste guia.

O aplicativo, antes chamado fpakman, é uma solução bastante completa, que permite o gerenciamento não só de Flatpaks, mas também de AppImages, Snaps, e até mesmo de pacotes oriundos do AUR (Arch User Repository).

Resolvendo alguns problemas através do Bauh

Se você utiliza diversos formatos diferentes no seu Linux, o gerenciamento pode ser um pouco trabalhoso.

Lidar com várias lojas, formatos e repositórios (Snap Store, Flabhub, AppImages, repositórios da sua distro, etc) pode até mesmo resultar em uma certa confusão, algumas vezes.

Porém, o Bauh acaba com este problema, centralizando tudo em um único local. Através da ferramenta gratuita, você pode iniciar seus aplicativos Flatpak, por exemplo, bem como buscar novos programas.

Além disso, o software também permite que uma série de procedimentos envolvendo Flatpaks (e outros formatos) sejam executados, como atualizações, instalações, desinstalações e até mesmo downgrades, por exemplo.

A prática ferramenta também emite notificações quando atualizações estão disponíveis, o que facilita ainda mais a nossa vida quando se trata de gerenciamento de aplicativos Flatpak.

Gerenciamento de pacotes Flatpak: instalando o Bauh

O Bauh está disponível nos repositórios AUR, e assim, você pode instalá-lo no Manjaro e no Arch Linux através do seguinte comando:

sudo pacman -S bauh

No caso do Manjaro, também é possível realizar a instalação através do Pamac:

pamac install bauh

Agora, em relação ao Debian, ao Ubuntu e a outras distros derivadas, é possível instalar o Bauh através do utilitário pip, com o seguinte comando:

pip3 install bauh

Como instalar o Bauh via AppImage

Porém, em minha opinião, a melhor forma de instalar o Bauh no seu Linux é através do pacote AppImage disponibilizado pelo desenvolvedor. Assim, é possível instalá-lo em um número bem grande de distros.

Neste caso, você pode utilizar este link para baixar o AppImage do Bauh (baixe, neste momento, o arquivo “bauh-0.10.5-x86_64.AppImage”).

Após o download, acesse a pasta onde o arquivo foi baixado e clique duas vezes nele, confirmando então a necessária permissão de execução.

Por motivos óbvios, o utilitário solicita a sua senha, antes de prosseguir (e a partir daí, sempre que é inicializado).

E assim que é carregado, o Bauh faz uma varredura em todo o sistema, em busca de pacotes, aplicativos e atualizações.

Abaixo você pode conferir a tela inicial do software:

Software de gerenciamento de Flatpaks -Bauh
Clique para abrir a imagem em tamanho completo

Como pesquisar pacotes Flatpak com o Bauh

Ao abrir o Bauh, ainda em sua tela inicial, você pode utilizar o campo de busca/pesquisa, para encontrar novos aplicativos que podem ser instalados:

Software de gerenciamento de Flatpak - Bauh
Clique para abrir a imagem em tamanho completo

Ou seja, neste momento, basta pesquisar pelo nome do aplicativo desejado e finalizar com um ENTER: o Bauh retornará, então, uma lista com todas as correspondências.

Busque pelo app com o ícone do Flathub, de acordo com a imagem acima. Note também que, ao mover o mouse sobre os ícones posicionados à esquerda do botão “Instalar”, o formato do pacote é informado (Flatpak, AUR, etc).

Além disso, para cada programa encontrado, o Bauh permite que você visualize capturas de tela (ícone da câmera) e informações detalhadas (ícone de interrogação).

Como instalar pacotes Flatpak com o Bauh

Continuando, para instalar um aplicativo Flatpak encontrado através do Bauh, e após realizar a devida pesquisa, conforme os procedimentos do capítulo anterior, basta clicar no botão “Instalar” correspondente.

O Bauh funciona de forma integrada com o software TimeShift (recomendo sua instalação), e dessa forma, para ainda mais segurança, pergunta se você deseja criar um snapshot do sistema antes de instalar o programa desejado.

Isto é opcional, é claro, e você pode responder com “Sim” ou “Não”. Fica a seu critério:

Gerenciando pacotes Flatpak com o Bauh - Integração com TimeShift

Caso você opte pela geração do backup, basta aguardar seu término:

Gerenciando pacotes Flatpak com o Bauh - Integração com TimeShift
Clique para abrir a imagem em tamanho completo

Finalmente, a ferramenta pergunta se você deseja instalar o aplicativo (em nosso exemplo, o Audacity) para todos os usuários do sistema ou não.

Responda clicando em “Sim” ou “Não”, conforme suas preferências, e o download e a subsequente instalação serão iniciados.

O Bauh exibe inclusive um log completo das operações realizadas. Assim que a mensagem “Instalação concluída” for visualizada, o aplicativo recém instalado já pode ser inicializado.

De agora em diante, você pode tanto iniciar o novo programa através do Bauh quanto buscá-lo em seu menu de aplicativos, por exemplo.

Como atualizar pacotes Flatpak com o Bauh

Atualizar qualquer programa Flatpak através do Bauh é muito fácil. Tudo o que você precisa fazer é iniciar o aplicativo e buscar pelo ícone verde (ícone de download) exibido ao lado de cada software instalado.

Este ícone indica disponibilidade de atualizações, e deve ser clicado para que o aplicativo seja marcado (a cor do ícone é alterada para cinza) e você possa então atualizá-lo.

Obs: lembrando que o ícone verde com o símbolo de download somente é exibido ao lado de programas para os quais existam atualizações disponíveis.

Agora, para atualizar facilmente qualquer Flatpak instalado, basta utilizar o ícone verde (download).

Dessa forma, você pode marcar todos os aplicativos que deseja atualizar (a cor do ícone muda para cinza).

É possível marcar qualquer número de programas (inclusive todos), sempre que o ícone seja inicialmente verde.

Após marcar/selecionar todos os programas que deseja atualizar, clique no botão “Atualizar”, exibido no canto superior direito.

Veja:

Gerenciando pacotes Flatpak com o Bauh - Atualização
Clique para abrir a imagem em tamanho completo

A partir daí, basta confirmar o procedimento, quando solicitado, bem como informar sua senha de administrador.

A ferramenta exibe em seguida um pequeno resumo, que inclui até mesmo o total de dados que será baixado:

Gerenciando pacotes Flatpak com o Bauh - Atualização
Clique para abrir a imagem em tamanho completo

Neste momento, você só precisa clicar em “Continuar” e confirmar se deseja ou não realizar outra cópia de segurança do sistema (backup – veja detalhes acima).

Agora, basta aguardar o término das atualizações.

Como desinstalar pacotes Flatpak com o Bauh

Também é muito simples desinstalar pacotes Flatpak através do Bauh. Você já sabe como navegar no programa, bem como utilizar sua ferramenta de busca.

Além disso, uma vez que o Audacity foi instalado através de nossos testes, abaixo você confere também o processo de desinstalação deste mesmo aplicativo.

Neste momento, porém, é interessante que você conheça um interessante recuso do software, que permite a visualização de um completo histórico.

Tal histórico, neste momento, pode ser acessado através do botão “sanduíche” (opção “Histórico”), enquanto o ícone de interrogação dá acesso a informações a respeito do aplicativo.

Clique, agora, no botão “sanduíche” e utilize a opção “Histórico”, para a exibição de detalhes sobre todos os procedimentos envolvendo o software em questão:

Aplicativo Bauh - Histórico

Agora, no Bauh, localize o programa que deseja desinstalar e clique no botão “Desinstalar” correspondente:

Aplicativo Bauh - Desinstalar aplicativo
Clique para abrir a imagem em tamanho completo

Em seguida, confirme se deseja realmente remover o aplicativo, bem como se deseja ou não realizar uma cópia de segurança prévia.

Pronto, a desinstalação será iniciada.

Como iniciar aplicativos com o Bauh

Você muito provavelmente já reparou no ícone de “play/tocar” exibido com bastante frequência na interface do software.

É através deste ícone que você pode iniciar qualquer programa através do Bauh. Ou seja, a ferramenta também pode funcionar como um prático e rápido launcher.

Bauh: algumas considerações

É importante também observar que algumas opções na tela inicial do software são alteradas dependendo do contexto.

Assim, por exemplo, você pode alternar entre “Atualizações” e “Aplicativos”, por exemplo, e até mesmo utilizar um prático filtro (Tipo), conforme abaixo:

  • Arch – Repositório;
  • Flatpak;
  • Arch – AUR.

Estas opções podem ser combinadas, e existe também um menu dropdown que permite a seleção de diversas categorias de aplicativos, como “Áudio e vídeo”, “Navegador”, “Jogo”, etc.

Obs: além disso, vale lembrar que após realizar uma pesquisa por um novo aplicativo, o Bauh lista todas as correspondências encontradas. E para retornar à tela inicial de forma rápida, ele exibe também neste momento um botão chamado “Instalados”, cuja função é óbvia.

Bauh: opções e recursos

O Bauh é um software bastante amigável. Até mesmo suas opções e ajustes são autoexplicativos. De qualquer modo, seguem alguns detalhes básicos e úteis.

O ícone de lâmpada, por exemplo, fornece uma lista com diversas sugestões de programas. Já o ícone de paleta de cores, permite que você aplique alguns temas na ferramenta.

Agora, o ícone de “sanduíche” na tela principal do aplicativo fornece acesso a uma série de opções adicionais, incluindo, por exemplo, atualização do banco de dados, cópias de segurança, etc.

Aplicativo Bauh - Opções

Porém, o ícone de engrenagem dá acesso às opções da ferramenta. Aqui tudo também é muito simples, e você não encontrará dificuldades.

Além disso, logo na primeira aba, você pode selecionar (ou desmarcar) os formatos que deseja gerenciar através do Bauh. É possível definir, por exemplo, AppImage, Flatpak, Snap, etc.

Existem algumas opções avançadas, inclusive relacionadas de forma individual a cada um dos formatos de pacotes suportados pelo software.

Recomendo que você, pelo menos no início, não modifique nada nestas áreas, até mesmo para evitar problemas.

Conclusão

O gerenciamento de pacotes Flatpak no Linux não é complicado e nem restrito à linha de comando. Pelo contrário, e ainda existem vários métodos disponíveis, para diferentes perfis de usuários.

Você também pode, por exemplo, instalar um software em Flatpak através do terminal e futuramente removê-lo através da interface gráfica (e vice-versa).

O Flatpak é um formato de empacotamento de software repleto de vantagens, além de muito fácil de usar. Não é à toa que inclusive existe um slogan bem direto a respeito: “O futuro dos aplicativos no Linux“.

E este guia apresenta diversos modos de gerenciamento de Flatpak no Linux, tanto através do terminal quanto através de ferramentas gráficas. Tudo para que você tenha ainda mais facilidade ao utilizar o formato.

Espero que este conteúdo tenha sido do seu agrado, e em caso de dúvidas, por favor, não hesite em deixar um comentário.

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo:

<a href="https://teclinux.com/author/marcos-zy/" target="_self">Marcos A.T. Silva</a>

Marcos A.T. Silva

Apaixonado por tecnologia desde tenra idade, trabalha com TI há mais de 20 anos. Tem no rock and roll (em suas mais variadas vertentes) uma válvula de escape, e adora escrever guias e tutoriais, além de ser um grande entusiasta do Linux e do software livre.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe este post com seus amigos!